Como funciona a liberdade para a equipe de vendas da sua empresa?

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Como funciona a liberdade para a equipe de vendas da sua empresa?

Olá.

Muitas empresas que tenho a oportunidade de visitar ainda trabalham com limitações para seus funcionários. Na internet, isso se torna ainda mais evidente: o MSN é bloqueado e as redes sociais não estão permitidas, isso quando há acesso liberado para a equipe de vendas.

Por outro lado, pipocam na própria internet e em revistas de negócios pessoas que venderam por esses meios. Quem já não ouviu falar do case da Tecnisa, que vendeu um apartamento pelo Twitter? Ou do vendedor camarada que mantém uma série de contatos pelo MSN e, com isso, vai fortalecendo os laços com seus clientes e os fidelizando? E os vendedores que se colocam a defender a própria empresa nos casos em que falam mal dela pela internet?

Ao mesmo tempo, são inúmeras as ocorrências de gerentes que mencionam já ter pego seus melhores funcionários de papo-furado na internet quando deram liberdade para eles. Com o medo de perder bons profissionais ou diminuir a produtividade, muitos líderes optam por restringir o acesso à internet. Parece simples, mas a decisão se torna complicada se o assunto é liberdade.

E na sua empresa, qual é o procedimento? Há liberdade para a navegação na internet ou o acesso é restrito? Isso é vantajoso para a companhia ou traz problemas? Escreva para mim e conte sua experiência. Mas lembre-se: não quero sua resposta politicamente correta. Desejo saber a realidade do mercado, o que sua empresa vivencia sobre esse assunto, combinado? É lógico que, na teoria, a liberdade parece ótima. Entretanto, na prática, está funcionando? Em breve, abordaremos o assunto na revista VendaMais e gostaria de contar com seu depoimento por lá. Participe!

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro
 

Site VendaMais https://vendamais.com.br
Twitter Raúl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro

P.S.: ExpoVendaMais A procura pela ExpoVendaMais neste ano está surpreendente. Já estamos com 200 inscritos, sendo que o limite é de 600 participantes. Programe-se para não ficar fora dessa. Para mais informações, acesse o site: www.expovendamais.com.br.
 

DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

6 dicas para não errar na internet caso falem mal de sua empresa

Por Ana Madeira

  1. Não entre em pânico, afinal, na rede ou fora dela também falam mal de sua empresa. Outras companhias passam por isso, não é só a sua. Quem está no mercado é exposto a essas situações.
  2. Se a empresa ainda não participa de nenhuma rede, estude e analise bem as soluções antes de agir, pois, às vezes, uma solução pensada no calor da situação pode acabar atrapalhando a construção da reputação on-line.
  3. Opte pela ajuda de profissionais e companhias da área. Eles estão preparados para solucionar e reverter casos como esse.
  4. Se a empresa chegar a um consenso de que é necessária a presença dela na internet, primeiro estude e entenda bem o funcionamento de cada ferramenta social antes de se aventurar a criar perfis em todas, pois no mundo existem várias e você pode acabar em um ambiente que não é propício para sua empresa.
  5. Uma vez dentro das redes, nunca apague ou destrua qualquer indício de quem deixou comentários indesejados sobre sua empresa, pois isso pode gerar um desconforto entre você e a pessoa que reclamou ou piorar a situação em alguns casos. Então, é melhor tratar a reclamação adequadamente.
  6. Estar na rede é como ter um canal de relacionamento com seus clientes, é preciso ser transparente sempre.

Ana Madeira é analista de mídias sociais da consultoria empresarial Estratégia Digital.

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Visite o site: www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

OPINIÃO DO LEITOR

“A VendaMais me dá várias dicas. Está me ajudando muito, pois venho de uma área que não era a comercial e, agora, faz um ano que estou nela. As dicas que vocês dão de como se comportar, de prospecção, livros, etc. são valiosas para mim.”
Sergio Simonato

PARA PENSAR

Nunca se esqueça de que a vaidade é inimiga do espírito de equipe
Bernardinho

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