Como fazer o acompanhamento da equipe de vendas?
Olá.
Você já ouviu falar na forma como os membros do conselho de administração da Ambev e da ABInBev acompanham as vendas da equipe deles? Referência no mercado, saem frequentemente com os vendedores para fazerem a rota de atendimento com eles.
Convivem com o trânsito, observam a correria e a maneira como os vendedores gastam a sola do sapato, mas, principalmente, convivem de perto com o mercado. Para os membros do conselho, essa é a melhor forma de conhecer de verdade o negócio.
Como seria na sua empresa, se o gerente de vendas resolvesse sair com cada vendedor para acompanhar as vendas deles? Como a equipe de vendas reagiria? Isso mudaria, de alguma maneira, a forma de vender? Você é a favor ou contra essa prática?
Na teoria, tudo o que as grandes empresas propõem, principalmente as técnicas que aparecem em revistas de negócios, parecem fenomenais. Mas será que, na prática, no dia a dia da sua empresa, isso funcionaria?
Já vi vendedores reclamarem de que o acompanhamento dos líderes, na maioria das vezes, atrapalha, porque tira a autoridade deles. Há alguns gerentes, até mesmo, que acabam atropelando o processo, dão mais desconto que os próprios vendedores poderiam dar só para mostrar poder, negociam prazos alternativos e utilizam toda a influência da autoridade que possuem para vender mais.
Escreva para a gente. Conte como seria ter o gerente junto na hora de sair para vender ou fazer um contato por telefone. Essa é a forma que você julga ideal para o líder acompanhar as vendas? Se sim, quais são as vantagens que você vê nessa prática? Se não acha isso correto, qual seria uma alternativa melhor? Envie um e-mail para: [email protected] e participe da nossa próxima seção Opinião na revista VendaMais.
Um abraço e boa$ venda$,
Raúl Candeloro
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DICA DO CONSULTOR DA SEMANA
5 passos para estabelecer sua meta
Por André Vinícius
Qual é o número de vendas que você pretende fazer hoje? Quanto você quer ganhar de comissão? Qual é a sua meta? Vendedor sem meta é como peixe fora d’água. Por isso, estabeleça as suas já!
- Cuidado com os exageros – Planeje metas que sejam possíveis para o momento.
- Estabeleça o limite para você – Nada de se acovardar. Se tem potencial para vender R$30 mil, então não estabeleça R$15 mil de meta. Busque a superação e continue a crescer e a vender mais.
- Divida a meta do mês em pequenas partes – Caso precise vender R$30 mil em um mês, então divida isso pelo número de dias úteis. Se forem 20 dias, então você deve vender R$1,5 mil por dia para chegar ao objetivo.
- Cada dia é uma meta e um motivo para buscar clientes – Se você vender pouco em um dia, comprometa-se a buscar a diferença no dia seguinte.
- Assuma um compromisso com você – Anote sua meta em um local bem visível, olhe para ela e imagine o desafio que virá pela frente. A cada contrato fechado e venda finalizada, assinale um X na sua meta. Acredite, isso dá um gás maior e uma adrenalina e tanto para o vendedor!
André Vinícius é instrutor, consultor, palestrante e escritor. Atua na AV Treinamentos e Consultoria.
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OPINIÃO DO LEITOR
“Raúl, sou um grande admirador do seu trabalho. Estive em Curitiba no Festival de Teatro e até falei para meus amigos que gostaria muito que tivesse coincidido com algum evento da Editora. O editorial da edição de junho ficou fantástico, tocante. Por que guardo dinheiro? Eu, porque tenho medo do futuro, porque quero trabalhar menos e desejo atingir meu primeiro milhão em investimentos até os 40 anos. Suas revistas são ótimas, tanto a VendaMais quanto a InvestMais.”
Ernesto Nery
PARA PENSAR
“O homem que vê mal vê sempre menos do que aquilo que há para ver; o homem que ouve mal ouve sempre algo mais do que aquilo que há para ouvir”
Friedrich Nietzsche