Cuponomia: como estimular as vendas por e-commerce por meio de cupons de desconto e ofertas

Um levantamento realizado às vésperas do dia das mães desse ano revelou que mais de 500 mil cupons de desconto foram resgatados para a compra de presentes. As compras feitas com cupom geraram um faturamento de aproximadamente 7 milhões de reais para o comércio eletrônico apenas nesta data. O levantamento é do portal Cuponomia, que reúne ofertas e cupons de descontos para compras no e-commerce.

Essa é apenas uma das comprovações de como cupons de descontos e ofertas podem estimular as compras no e-commerce. Os consumidores que adotaram os códigos promocionais para conseguir comprar o presente para o Dia das Mães mais barato no e-commerce conseguiram economizar até 30% no valor dos produtos. O tíquete médio dos usuários de cupons para as compras da data foi de R$ 345, valor 20% menor do que o tíquete médio dos usuários do e-commerce no mesmo período do ano passado.

Fundado em 2012, por Antônio Jorge Miranda e Vinicius Dornela, o Cuponomia introduziu o modelo de cupom no Brasil. Atualmente o site reúne os principais players de comércio eletrônico do país e conta com mais de 20 mil cupons em mais de 2 mil lojas parceiras. Em 2015, a startup expandiu operações para a América Latina, passando a atuar também no México, Chile e Colômbia. No último ano, foi responsável por gerar R$650 milhões em venda para o varejo online.

De olho neste potencial de aumento para vendas, conversamos com Ivan Zeredo, Sócio e Diretor de Marketing do Cuponomia, para entender: afinal, como utilizar estrategicamente cupons de desconto e ofertas para estimular as vendas no e-commerce? Confira na entrevista a seguir.

O que vocês oferecem exatamente na Cuponomia? Como o seu serviço é diferente das outras empresas similares no mercado?

O Cuponomia reúne ofertas e cupons de descontos para compras no e-commerce, de forma que os usuários conseguem ter acesso gratuito aos códigos promocionais para utilização nas lojas online. No site, é possível encontrar cupons com até 50% de desconto nos produtos de grandes e-commerces, como Casas Bahia, Submarino, Americanas.com, Amazon, Extra, entre outras lojas de diversos segmentos.

Além de economizar com o uso dos cupons, os usuários conseguem acumular pontos no programa de fidelidade e trocar por prêmios como ingressos de cinema, recargas de celular, pagamentos de contas e vale compras nas lojas online. O programa de fidelidade incentiva o uso de cupons e é um dos nossos principais diferenciais no mercado.

Na VendaMais somos 100% focados em vendas. Como a Cuponomia pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor? Pode compartilhar com a gente alguns casos de sucesso?

O e-commerce é um ambiente de alta competitividade. Diferente das lojas físicas, nele não é preciso se locomover ou gastar esforços para pesquisar preços em outros players. Quando a loja online disponibiliza um cupom de desconto, ela entra com um forte diferencial competitivo no mercado. Para os consumidores, os cupons são uma forma de barganhar um desconto extra nas compras feitas pela internet e podem ser decisivos no momento de finalizar o pedido.

O site da loja Chico Rei, por exemplo, conhecido pelo comércio de camisetas para o público jovem, já chegou a oferecer dezenas de cupons de descontos diferentes no ano. “As campanhas que envolvem cupons de desconto possuem naturalmente uma taxa de conversão mais alta, em média até 3x mais que as campanhas convencionais. O consumidor se sente mais motivado a comprar quando ele possui um desconto a mais no valor do produto”, explicou Danielle Caldas, coordenadora das ações de marketing da loja.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de serviço?

Os cupons de desconto são estratégias bem democráticas e viáveis para empresas de diversos tamanhos e segmentos que possuam uma loja virtual.

Da mesma forma, que tipo de situação a Cuponomia NÃO se propõe a resolver?

No momento, o Cuponomia não agrega cupons de desconto para as lojas físicas.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação à utilização de cupons para aumentar as vendas?

O cupom de desconto, de fato, é uma das formas mais baratas de gerar vendas no e-commerce. Mas é importante que o empreendedor tenha em mente que o que gera resultado é uma ação conjunta e bem planejada de divulgação, e muitas vezes isso não acontece. É um engano acreditar que os cupons de desconto irão gerar grandes resultados sozinhos. É uma estratégia que irá somar com as demais ações de marketing.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Falta de planejamento é realmente o erro mais grave que se pode cometer ao trabalhar com cupom de desconto. Pois atua diretamente na receita da empresa e pode demandar esforços que no final não gerem os resultados esperados.

Imagine que uma empresa está preocupada em implantar melhorias em relação a este assunto dos cupons. Por onde começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

A principal recomendação, antes de criar um cupom, é dosar a margem de lucro frente ao objetivo da campanha, que pode ser recorrência dos usuários, engajamento ou somente gerar vendas, de forma que o percentual de desconto oferecido seja sustentável para empresa. No planejamento é importante definir também as regras de funcionamento do cupom e comunicá-las com clareza aos usuários para que não gere uma experiência negativa. Pois, uma vez que o cupom é divulgado, é fundamental que ele funcione na finalização do pedido, caso contrário, há grande possibilidade dos consumidores se frustrarem e acabarem desistindo de concluir a compra.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre o assunto do uso de cupons e promoções com as quais claramente não concorda, que acha exageradas ou apenas modismos que passarão?

As divulgações da mídia quanto aos cupons de desconto são bem pontuais e não observamos algo que seja negativo ou que se trate de um modismo em evidência no momento.

Onde uma pessoa que quiser saber mais sobre a Cuponomia pode encontrar informações e tirar dúvidas?

O contato e informações sobre os cupons de descontos oferecidos estão disponíveis em nosso site: www.cuponomia.com.br

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

O uso de cupons no Brasil vem se popularizando muito rápido, um dos principais motivos é o perfil do consumidor brasileiro que, por natureza, já gosta de pechinchar e ganhar descontos. Hoje, por exemplo, a busca por cupons de desconto é 130% maior que há três anos. A tendência é que a cultura de cupons se torne cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro e seja uma estratégia cada vez mais adotada pelo varejo.

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