Como blindar a concorrência

Como blindar a concorrência

Olá.

Você gosta quando seu time de futebol passa os 90 minutos apenas se defendendo, sem chutar uma bola sequer em direção ao gol? Então, por que sua empresa tem agido da mesma forma em relação à concorrência? É utilizando a temática do futebol que eu e a equipe da Editora Quantum pretendemos despertar você para um assunto da máxima importância: como blindar a concorrência.

Responda com sinceridade: a sua equipe de vendas está totalmente preparada para enfrentar e superar a concorrência? Muitos líderes e empresários têm vergonha de assumir, mas sentem cada vez mais dificuldade de lidar e, sobretudo, de ensinar sua equipe a lidar com a ameaça da concorrência. Em vez de assumirem o controle do jogo, eles se limitam a agir como peças isoladas, falando mal da concorrência ou, o que é pior, ignorando que ela existe e não procurando obter informações sobre o mercado.

A questão é que, para resolver um problema, não basta empurrar a sujeira para debaixo do tapete e fingir que ela não existe. É preciso expor a situação e realmente varrê-la para fora. Para saber se sua equipe está apta a agir dessa forma, ou se está encobrindo a sujeira, proponho que você faça uma rápida análise de cinco pontos:

  1. Seus vendedores investem tempo na busca de informações a respeito dos concorrentes?
  2. Sua equipe recebe recursos e tem liberdade para melhorar o conhecimento sobre os concorrentes?
  3. Você, como líder, incentiva e ajuda seus vendedores a estarem bem informados a respeito das outras empresas?
  4. Sua empresa tem retido funcionários e clientes, em vez de perdê-los para a concorrência?
  5. Seus vendedores estão oferecendo resultados satisfatórios para a empresa?

Se você respondeu “não” a alguma dessas alternativas, está na hora de arregaçar as mangas e começar a colocar toda a sua equipe para observar o mercado e a concorrência e propor mudanças. Não será tarefa fácil, visto que muitas pessoas resistem a mudanças, mas garanto que o retorno compensará.

Para auxiliá-lo nessa trajetória, acabamos de lançar o Treinamentos VendaMais sobre blindagem contra os concorrentes. Confira algumas das dicas que você terá a oportunidade de ensinar, na prática, à sua equipe de vendas:

  • Transforme o acompanhamento dos movimentos da concorrência em parte do seu dia a dia.
  • Evite apenas reagir. Na hora de planejar, inclua ações para a concorrência.
  • Aprenda com os erros e acertos dos outros.
  • Tenha uma vantagem clara para os clientes preferirem você aos concorrentes e saiba comunicá-la.
  • Evite entrar em guerra de preço com os concorrentes. Procure outros diferenciais.

Além desses tópicos, com esse treinamento, você e sua equipe aprenderão a fazer uma Matriz de Priorização para conhecer os pontos fortes e fracos do que sua empresa vende, bem como os pontos fortes e fracos de seus principais concorrentes. Essa matriz pode servir tanto para sugerir mudanças no desenvolvimento do produto ou serviço que você comercializa, como também para demonstrar ao público consumidor em que pontos sua empresa é superior e que vantagens extras ele estará ganhando ao decidir comprar de você.

Quer colocar esses conceitos de vez na cabeça e no coração da sua equipe aumentando os rendimentos e a satisfação dela? Então adquira agora mesmo a edição deste mês do Treinamentos VendaMais. Acesse: http://www.editoraquantum.com.br ou faça o diagnóstico gratuito para saber como está a eficácia dos treinamentos em sua equipe pelo site: http://www.treinamentosvendamais.com.br.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro

Site VendaMais https://www.vendamais.com.br
Twitter Raúl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro
DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

8 dicas para se diferenciar da concorrência e fidelizar os clientes

Por André Silva

  1. Descubra o que o cliente está querendo e venda conforme as suas necessidades.
  2. Prometa, cumpra e faça algo mais.
  3. Após a conclusão da venda, comprometa-se a fazer a pós-venda e realize-a realmente.
  4. Sete dias após ter concluído a venda, envie uma carta agradecendo a confiança depositada no seu trabalho.
  5. Assuma e resolva os problemas do cliente com agilidade e profissionalismo.
  6. Estabeleça uma relação de confiança para depois “vender o seu peixe”.
  7. Ligue na data de aniversário do seu cliente para parabenizá-lo. Todo mundo sabe que isso é importante, mas poucos realmente fazem.
  8. Pesquise o mercado de atuação do cliente e envie informações sobre o seu negócio via fax, e-mail e cartas. Essa é uma ótima atitude para você demonstrar que não está pensando apenas no bolso de seu cliente.

André Silva é palestrante de motivação e vendas.
Visite o site: http://www.palestranteandresilva.com.br.
E-mail: contato@palestranteandresilva.com.br.

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como André Silva, visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

OPINIÃO DO LEITOR

“É muito gratificante receber as edições das e-zines, elas são ótimas ferramentas para o nosso dia a dia. Muito obrigada e parabéns a toda a sua equipe pela qualidade das publicações.”
Eliane – Empresária da MRS Centro Automotivo

PARA PENSAR

“O vendedor é o único profissional que é mandado embora porque ganha pouco
Jamil Albuquerque

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: raul@vendamais.com.br