[Raul Candeloro entrevista] Wesley Barbosa: como alcançar seus objetivos

Autor do livro Para você ir fundo! traz passos para organizar a mente e colocar de fato em prática o que planeja 

Transformar os sonhos em objetivos pode parecer fácil, mas isso não acontece de uma forma simples. É preciso muita motivação e planejamento estratégico para que esses objetivos sejam cumpridos. Wesley Nogueira Barbosa criou 8 passos para te ajudar a organizar e colocar em prática tudo o que você planeja realizar, que estão disponíveis em seu livro “Para você ir fundo! Como sair da superficialidade da vida e ir fundo em seus objetivos!”.

Nogueira Barbos destaca ainda que tanto o seu sucesso quanto o fracasso dependem unicamente de você. Assim como a realização de seus sonhos. E é sobre esse assunto que conversamos em nossa entrevista exclusiva com o autor. Confira a seguir.

Fale sobre o livro Para ir fundo. Sobre o que trata e por que escrevê-lo?

Primeiramente agradeço a oportunidade de compartilhar um pouco da minha experiência com os leitores e amigos da revista e do portal VendaMais. Conhecida como uma referência em termos de conteúdo e publicação aos profissionais de vendas.

Bem, o projeto do livro “Para Você Ir Fundo”, surgiu a partir da minha percepção das dificuldades que as pessoas encontram para conquistar seus objetivos. Todas as pessoas possuem sonhos e desejos, mas poucos conseguem realmente alcançá-los. Então, comecei a buscar respostas, para entender o motivo pelo qual a maioria das pessoas falha.

O resultado dessa busca é apresentado no livro “Para você ir fundo! Como sair da superficialidade da vida e ir fundo em seus objetivos”, escrito com a finalidade de mostrar os ingredientes necessários para você sair de uma vida sem propósito e alcançar aquilo que deseja!

Você provavelmente tem uma palestra sobre o mesmo assunto. Quais as principais dicas que dá sobre esse assunto?

Uma das palestras, intitulada: “O que falta para você ter sucesso?”, apresenta os principais conceitos do livro. Acreditamos que a principal dica que podemos passar ao nosso público, em nossas palestras é: “Você precisa ter um objetivo na sua vida”.

Essa dica soa muito estranha num primeiro momento, porque as pessoas pensam e acreditam que têm um objetivo, quando na verdade não têm. Quando realmente confrontadas, as pessoas demonstram não possuir nenhum objetivo formalmente definido. Muito menos um planejamento para alcançar esses objetivos, já que eles não foram definidos.

Quando muito, vemos que as pessoas possuem desejos ou vontades, muitas vezes vagas e definidas apenas como:

  • Quero alcançar o sucesso.
  • Quero ser bem-sucedido.
  • Quero ser rico.

Na maioria das situações, as pessoas querem na verdade é ter mais dinheiro, comprar mais coisas, ter mais status, ter mais poder, etc.

Quero frisar de que, não há nada de errado em querer ter mais dinheiro. De jeito nenhum! Através dele, garantimos nossa subsistência e por isso ele precisa ser muito bem administrado. Entretanto, ter mais dinheiro não pode ser o objetivo de uma pessoa, e sim uma consequência. A consequência ou o resultado de ter alcançado o sucesso, naquilo que era seu objetivo de vida.

Uma segunda dica é fazer o seu Planejamento. Ter um objetivo é importante, mas ele por si só, não irá garantir o seu sucesso se você não tiver um planejamento.

Você poderia nos dar algum exemplo prático extraído da sua palestra que exemplifique melhor seus principais conceitos, para que nossos leitores conheçam melhor seu trabalho?

Gosto muito de usar exemplos simples em nossas palestras para facilitar o entendimento. Vamos supor que você more em São Paulo, daqui a alguns meses, irá sair de férias e você tem o desejo de fazer uma viagem de carro.

Até este ponto você está na mesma condição da maioria das pessoas. Você possui um desejo de fazer uma viagem. Afinal, quem não tem um desejo desses, não é mesmo? Se você não fizer nada, suas férias vão chegar e provavelmente você vai ficar em casa, já que, seu desejo não passou de uma vontade.

Então, você precisa em primeiro lugar definir seu objetivo: “Nas próximas férias vou fazer uma viagem de carro de 20 dias com a minha família, de São Paulo até Porto Seguro (BA), passando pelo Rio de Janeiro e Vitória”.  A partir deste momento, você possui um objetivo claro e planejado, daquilo que você deseja.

Ter um objetivo é importante, porque agora você sabe para onde vai, como vai, com quem você vai, quando você vai e quanto vai custar (você pode utilizar a ferramenta 5W 1H – 5W 2H), etc.

Bem, ter o objetivo definido foi um passo muito importante, mas na maioria das vezes, só ele não é suficiente. Então vamos imaginar que você não fez nenhum planejamento, então o que pode acontecer? Suas férias chegaram e você pode se dar conta de que não vai ter recursos financeiros para ir, seu filho está de recuperação na escola, etc. Ou seja, sem planejamento, você até pode conseguir, mas suas chances de sucesso são menores.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas e as pessoas cometendo em relação a essas questões de ir fundo?

Acredito que o título do livro resume de uma forma muito importante essa questão. O título do livro diz:  “Para você ir fundo. Como sair da superficialidade da vida e ir fundo em seus objetivos”.  

Você precisa ter um objetivo e ir fundo naquilo que você deseja! E isso não é diferente com as empresas. Um dos livros mais importantes de Administração, intitulado “Feitas para Durar”, mostra que a empresas duradouras são aquelas que se mantêm fiéis a sua Missão e Visão, ou seja, a sua razão de existir, que traduzo aqui como ter objetivos.

Então os erros mais comuns são a falta de objetivos e planejamento. Isso serve para pessoas ou empresas.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Talvez essa seja a pergunta mais difícil de ser respondida. Em meu livro, eu apresento os principais ingredientes para que você alcance aquilo que você deseja. Eu mostro aquilo que você realmente precisa para ir fundo em seus objetivos. Assim como o coração e o cérebro são vitais, e você não pode escolher entre um deles, esses ingredientes também são vitais, pois sem um deles suas chances se reduzem.

Mas em meu livro, eu destaco outro aspecto, que não mencionei até aqui, como um dos mais importantes: a disciplina.

Para conquistar algo é necessário ter muita disciplina, e a falta de disciplina talvez seja o mais grave. Pois é onde a maioria daqueles, que tem um objetivo e um planejamento vem a falhar. Você sabe qual é o desejo número 1 da maioria das pessoas? Se você respondeu emagrecer, você acertou! E porque é tão difícil emagrecer, se você vai ao nutricionista e sabe tudo o que tem que ser feito?

Simples: Porque ter disciplina para mudar de hábito é muito difícil. E isso não se aplica somente ao emagrecimento.

Imagine que um de nossos leitores procurando melhorar seus resultados nessa área. Por onde deve começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

Bem, minha principal recomendação é que você leia o livro! Você provavelmente está dando risada desta recomendação, mas estou sendo sincero. Procurei escrever um livro objetivo, que apresentasse os principais conceitos de forma direta. Então leia o livro, mas não basta apenas ler, você precisa colocar o aprendizado em ação. Esta é outra importante recomendação, coloque seus aprendizados em ação.

Para dar apoio as pessoas, criamos um curso baseado no livro. Para ajudar as pessoas a conquistarem seus objetivos. Ao final deixamos o link para que vocês conheçam mais deste curso que tem apoiado muitas pessoas.

Falando um pouco do seu trabalho como consultor e coach agora: que tipo de empresa geralmente contrata seus serviços? O que busca?

Diferentes empresas nos contratam com diferentes finalidades.  Temos palestras voltadas para o mundo corporativo, como: “Funcionários felizes, empresa lucrativa!”, “Endividamento Pessoal e produtividade no trabalho”, entre outras. Esta última palestra, por exemplo, somos muitas vezes, contratados para ministrar em semanas de prevenção a acidentes de trabalho.

Atuo também como Conselheiro de Administração ou Conselho Fiscal em empresas de capital aberto ou fechado, pois sou Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC.

Por outro lado, que tipo de evento/treinamento/consultoria não é adequado para você? Ou seja, que tipo de problemas/situações/treinamentos você geralmente prefere não aceitar ou indicar para algum colega?

Nós atuamos tanto com pessoas físicas como jurídicas (empresas) em duas linhas de atuação muito bem definidas:

  • Planejamento Estratégico;
  • Planejamento Financeiro.

Nessas duas linhas temos palestras, cursos e consultoria pessoal (coach) ou empresarial. Apesar da atuação com as pessoas físicas ser mais trabalhosa e menos rentável, é onde temos as nossas maiores realizações. Ver a transformação na vida das pessoas! Por este motivo, nosso primeiro livro “Para você ir fundo!”, foi direcionado ao Planejamento Estratégico Pessoal.

Então, respondendo à pergunta, podemos dizer que tudo o que foge do Planejamento Estratégico e Financeiro, acabamos indicamos para outros profissionais.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto com as quais claramente não concorda?

Particularmente não gosto de matérias ou artigos do tipo: “20 atitudes para ter sucesso”, ou algo do gênero. Após a leitura de um artigo assim, que deveria servir de motivação, normalmente eu ficava desanimado e deprimido. Porque concluía que nunca seria possível ter aquelas 20 atitudes.

Então comecei a entender que não importa minha situação, todos somos seres humanos, todos falhamos, todos temos desejos e vontades, todos temos a mesma capacidade, mas cada um é único e especial. Dentre 7 bilhões de pessoas ninguém tem a sua digital, então porque você precisa ser igual a alguém para conquistar o que deseja?

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Meu último recado para os leitores da VendaMais é: Acredite em você e nunca desista dos seus sonhos! Você é o único responsável pelo seu sucesso ou pelo seu fracasso. Espero que a leitura do livro sirva de auxílio na transformação dos seus sonhos em objetivos, e que você conquiste aquilo que deseja.

Gostaria que todos os que tiverem a oportunidade de ler o meu livro me enviem um email contando sua história e como você está transformando sua vida!

Para saber mais

Site: www.objetivospessoais.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/objetivospessoais/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/wesleynogueirabarbosa/

Youtube: https://www.youtube.com/c/OBJETIVOSPESSOAIS

E-mail: objetivospessoais@objetivospessoais.com.br
Link para compra do livro:  https://www.objetivospessoais.com.br/loja/

Link para curso de Planejamento Pessoal baseado no livro: www.objetivospessoais.com.br/planodecarreiras

Leia mais:

https://www.vendamais.com.br/v6-planejamento-estrategico-comercial/

https://www.vendamais.com.br/o-poder-da-automotivacao/

https://www.vendamais.com.br/geracao-mae-proposito-forte/