Como a tecnologia pode melhorar o atendimento aos clientes

mulher observa todos os dados para realizar um atendimento personalizado ao cliente

Por Mateus Portela

A experiência do cliente é um dos principais fatores considerados por uma empresa na hora de vender um produto ou perder o cliente. E essa é uma dificuldade que muitas empresas enfrentam.

De acordo com pesquisa da Reviewr, 68% dos clientes consideram que o atendimento é desqualificado. Porém, 77% das empresas ouvem os feedbacks e avaliações dos clientes, mostrando que há uma preocupação com a qualidade do serviço.

Para isso, a tecnologia pode ser uma aliada no atendimento ao cliente, ajudando nas estratégias de vendas e fidelização da empresa. Nesse conteúdo preparamos algumas dicas de ferramentas para sua empresa melhorar o atendimento ao cliente.

Por que é importante o atendimento ao cliente?

O atendimento é uma forma de aproximar a empresa do cliente diretamente, aumentando a interação entre os dois lados.

Por um lado, essa interação é para o consumidor a oportunidade de dar alguma opinião, reclamação ou sugestão sobre o que a empresa oferece. Já por outro lado, a empresa deve utilizar o atendimento para saber das expectativas dos clientes sobre ela, possibilitando a fidelização e a venda de novas soluções.

Essa atenção das organizações é comprovada pela mesma pesquisa da Reviewr, afirmando que 69% das empresas oferecem um atendimento personalizado.

Como a tecnologia ajuda no atendimento

A tecnologia permite otimizar a qualidade do atendimento. Isso porque ela ajuda a empresa no fornecimento de informações preciosas dos clientes. Essas informações influenciam positivamente na qualidade do serviço, pois isso possibilita uma melhor interação empresa/cliente.

Dentre as principais tecnologias existentes estão:

  1. CRM (Customer Relationship Management)

O CRM é uma ferramenta que armazena, integra e facilita o acesso às informações dos clientes no mesmo software, abastecidas pelas ligações da empresa. Com as informações obtidas dos clientes, é possível implementar ações eficientes para captar os clientes e também auxiliar na gestão empresarial do negócio.

Além da captação, o CRM pode ser útil nas ações de fidelização e pós-venda, realizadas no atendimento próximo ao cliente. 

  1. Cloud Computing (Computação na nuvem)

A tecnologia de computação na nuvem pode ser uma outra aliada no armazenamento de dados dos clientes. Seu principal motivo é a capacidade de ter um acesso fácil e rápido às informações em qualquer lugar, além de ser possível gravar ligações. Com informações e ligações armazenadas facilmente, fica mais fácil os gestores tomarem decisões e darem feedbacks e sugestões para a própria equipe.

  1. Chatbots

Essa ferramenta trata-se de um robô que simula a conversa de um ser humano, podendo ser muito útil nas redes sociais e no site da empresa. Isso porque ela está disponível 24 horas por dia para o cliente enviar opinião. O chatbot faz o atendimento e mantém o consumidor em contato.

Além de manter contato, os chatbots podem ser úteis para resolver dúvidas básicas dos clientes, auxiliar no processo de vendas e no treinamento das equipes.

  1. Big Data

Os softwares Big Data são grandes inovações tecnológicas dos últimos anos. Pois elas ajudam na captação, armazenamento e análise de enormes quantidades de informações. Essas ferramentas permitem o monitoramento em tempo real do cliente, auxiliando a empresa na frequência da interação. Além disso, o Big Data auxilia a empresa a encontrar formas de vender mais e melhor para o cliente, por meio de insights (soluções) que a ferramenta indica.

Use a tecnologia para melhorar o atendimento

O atendimento ao cliente é muito importante para as empresas, pois as interações com os consumidores ajudam na adoção de novas estratégias de vendas e de fidelização.

Para melhorar os resultados da empresa no atendimento, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Com um CRM, é possível ter todas as informações dos clientes, ajudando a equipe na adoção de novas abordagens de venda.

Outro software que auxilia nesse processo é o Big Data. Essa tecnologia permite captar, analisar e dar ideias de soluções para os problemas da empresa, possibilitando feedbacks eficientes e treinamentos da equipe.

Para acessar essas informações com facilidade, a computação na nuvem pode ser a solução. Ela permite que o acesso às informações seja feito em qualquer lugar, agilizando a tomada de decisões dos gestores.

No primeiro contato com a empresa, os chatbots podem ser a solução. Essa tecnologia pode responder dúvidas básicas dos clientes e auxiliar no processo de venda.

Com essas tecnologias, a empresa podem vender mais e melhor para os clientes com atendimento de qualidade.

Mateus Portela é assessor de imprensa do Marketing para Indústria, blog que escreve conteúdos de gestão empresarial, marketing digital e automação industrial.

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