Clube das 5am

Por Fabrício Hoeppers

Você faz parte do grupo de pessoas que acreditam que 24 horas por dia é pouco diante de tantos compromissos e responsabilidades? Quando você olha para sua agenda de visitas, as prospecções que deve realizar e para o número de clientes que precisa atender, você quase enlouquece? Calma, eu acredito que posso te ajudar.

Você sabia que existem diversos estudos que revelam o tempo que nós temos diariamente para realizar nossas metas? E para quem não sabe, todos nós seres humanos detemos de 1.440 minutos de vida por dia para correr atrás dos nossos objetivos e vender nossos produtos e serviços.

Quer dizer, teríamos muito tempo de sobra se, não gastássemos cerca de 20 anos de nossa vida tomando banho, outros 24 anos dormindo, sem contar o tempo de vida que gastamos com mensagens no celular, mídia social, pausa para fumar ou tomar café, fofocar, assistir séries ou manter conversas irrelevantes.

Acredite, pesquisas da Career Builder, site de empregos dos Estados Unidos, aponta que gastamos 41% do nosso dia na internet, 27% com colegas de trabalho que passam para conversar, 26% com e-mails que poderiam esperar, 30% com reuniões demoradas que poderiam ser resolvidas com metade do tempo ou apenas com um e-mail importante.

Além disso, 4% do dia, muitas pessoas desperdiçam com conteúdo pornográfico, 12% no trânsito e por fim, 65% com troca de mensagens pessoais.

É muita perda de tempo, não é mesmo?

A vista disso, você ainda diria que te falta tempo para realizar aquelas atividades que tanto adia? Será que 24 horas por dia realmente não é o suficiente para você atingir as suas metas?

Se após você se conscientizar destes números e ainda optar por dedicar seu tempo em séries, celulares e internet, tudo bem, afinal cada um de nós é livre para levar o tipo de vida que escolhemos. Entretanto, seria bom que ao menos você acordasse mais cedo a fim de dar conta de tudo isso.

Pensando nisso, entrei para o clube das cinco. Você não precisa conhecer ninguém que queira participar para criar este grupo, basta você querer e você pensar que é capaz.

Você não precisa convencer ninguém a acordar às 5 horas da manhã. Basta fazê-lo e, mais pessoas seguirão este ritmo, logo em seguida.

Acordar às 5 da matina, quando o céu ainda está escuro e estamos no melhor momento do sono, pode soar uma infâmia para muitas pessoas. Mas, se sua intenção é se tornar um vendedor de sucesso, talvez esta seja uma ótima opção, além de oferecer inúmeros benefícios e resultados para suas vendas.

Parece loucura. Todavia, cada vez mais as pessoas fazem parte do 5am Club, ou conhecido também como o clube das 5 da manhã. Por que utilizar esta vantagem?

A resposta é bem simples, você sempre sairá na frente dos demais

Como numa corrida em que você pode largar na frente dos outros corredores, assim funcionará a sua rotina. Quando o relógio apontar oito horas da manhã, você já terá realizado inúmeras tarefas que muitos estarão apenas começando.

Claro que você não vai ligar para seus clientes às cinco da manhã, mas você pode adiantar aquela corrida matinal, tomar o seu delicioso café, ler seu jornal, verificar seus e-mails, responder algumas mensagens, se preparar com calma para o trabalho, sair com antecedência para evitar o trânsito, entre outras mil facilidades.

Grandes executivos e homens de sucesso, mesmo com a vida ganha, como Tim Cook (Apple), Richard Branson (Virgin) e Robert Iger (Disney), optam por acordar às 5h com a finalidade de se sentirem em vantagem competitiva.

Não se trata de apenas aumentar suas vendas e produtividade, embora acordar às 5h da manhã trará tais benefícios sem sombra de dúvida, mas em adotar um estilo de vida repleto de realizações em todas as áreas da sua vida.

Que tal encontrar tempo para frequentar aquela academia que tanto você promete ir, mas que não tinha tempo antes?

O que você acha de aumentar as visitas aos clientes por dia, já que agora você terá tempo de sobra? Além disso, você poderá também cuidar mais da sua espiritualidade, da sua saúde e ter mais tempo de qualidade com as pessoas que você ama.

Veja que ter tempo tem ligação direta com os resultados de vendas que você deseja. Acordar mais cedo pode otimizar seu dia de forma que você nunca havia pensado.

“E se você visitar um cliente a mais por mês, por semana ou quem sabe um cliente a mais por dia”? Acordar cedo pode lhe dar uma série de vantagens, até vender e faturar mais.

Mas para isso, aperte o “Play” do seu despertador as 5am, salte da cama para um dia de oportunidades, porque que quem tem tempo tem mais oportunidades.

Finalizo este artigo com uma frase de “Zig”, que gosto muito e é cara deste artigo.

Todos usam relógio, mas ninguém tem tempo”. – Zig ziglar.

Então caro vendedor, até as 5am.

Fabrício Hoeppers é graduado em Direito e Marketing, e certificado pela University of Michigan em Negociação. É palestrante e líder em Marketing e palestrante motivacional, abordando temas como neurovendas, comunicação em vendas, marketing, motivação e atitude, disciplina em metas, postura de vendedor, liderança, proatividade, prospecção, retenção e manutenção de clientes, desenvolvimento pessoal e profissional, excelência em atendimento ao cliente e aumento de vendas (pessoais e empresariais).

Para saber mais, acesse: 

Leia também: