VocĂȘ sabe por que seus clientes abandonam o carrinho antes de concluir a compra?

abandono do carrinho de compras

Veja dicas de como fazer para recuperar ou lembrar seu cliente de concluir a compra que ficou no carrinho e como aumentar as taxas de conversĂŁo do seu e-commerce

O abandono do carrinho antes de concluir a compra Ă© um dos itens que mais impacta a empresas que possuem e-commerce. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Consultoria eBit|Nielsen, a cada dez consumidores que acessam a internet para comprar um produto e selecionam itens no carrinho de compra, sete nĂŁo finalizam suas compras.

Para entender o porquĂȘ isso acontece e como melhorar a taxa de conversĂŁo, conversamos com Augusto Rocha, SĂłcio e Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Pmweb. Confira as dicas a seguir:

Quais sĂŁo os principais motivos de abandono de carrinho de compra no e-commerce por parte de clientes/consumidores?

SĂŁo vĂĄrios os motivos de abandono, mas os principais, segundo a pesquisa da Consultoria eBit|Nielsen, estĂŁo ligados:

  • ao prazo de entrega, pois o perĂ­odo pode nĂŁo atender aquilo que o consumidor deseja;
  • e aos meios de pagamento, em que, muitas vezes, o valor Ă  vista Ă© “mais barato” do que o parcelado, que normalmente engloba juros.

Além disso, hå novos meios de pagamentos que ainda precisam ser incorporados e que ainda não são ofertados por alguns varejistas. O valor do frete, em 27,4% dos casos, é um outro fator importante na hora em que muitos consumidores vão efetuar a compra, jå que, muitas vezes, o valor do produto é praticamente o mesmo valor do frete e, em alguns casos, acaba saindo até mais caro que o produto. 

HĂĄ tambĂ©m os clientes que estĂŁo apenas pesquisando preços e comparando, e por algum motivo colocam no carrinho para facilitar a procura. Outro tĂłpico muito abordado pelos clientes sĂŁo as dĂșvidas, em que algumas nĂŁo sĂŁo respondidas ou nĂŁo estĂŁo tĂŁo claras na divulgação daquele produto. IndecisĂŁo e oportunidades na experiĂȘncia do cliente sĂŁo outro tĂłpico.

O que as empresas podem fazer para evitar que isso aconteça (medidas preventivas, pré-abandono)?

As empresas podem buscar por soluçÔes que variam desde estratĂ©gias de UX e CRO no site, resolvendo essas oportunidades ao longo da navegação, respondendo as dĂșvidas antes da chegada no carrinho e tornando a experiĂȘncia do cliente mais clara e, consequentemente, aumentando a conversĂŁo. AlĂ©m disso, Ă© importante criar estratĂ©gias de lifecycle para reimpactar o cliente que abandonou o carrinho. E esses contatos podem ser nĂŁo sĂł por e-mail, SMS, push mas inclusive por meio do vendedor da loja fĂ­sica, levando os dados de carrinho pra palma da mĂŁo dele por meio de tecnologia e aplicativos, por exemplo. 

Os sites também podem evitar o excesso de propagandas que faz com que o cliente fique irritado e gere uma reação contråria ao que se espera. Caso isso ocorra, provavelmente o cliente ficarå insatisfeito com a marca e buscarå outras empresas concorrentes para concluir sua compra.

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E o que Ă© possĂ­vel fazer para melhorar taxas de conversĂŁo DURANTE o processo de compra?

Com o objetivo de aumentar a taxa de conversĂŁo, as empresas podem buscar alternativas para realizar melhorias em SEO, investir na marca, reavaliar quem sĂŁo seus clientes e o que eles querem, tentando trazĂȘ-los o mais prĂłximo possĂ­vel da marca, analisar as atitudes dos concorrentes para nĂŁo ficar para trĂĄs, utilizar de conteĂșdos persuasivos e uma comunicação personalizada com cada consumidor.

Outro fator importante é o investimento em CRO para otimizar o processo de compra e modificar a jornada do usuårio, fazendo ajustes para melhorar a navegação do usuårio e direcionå-lo para aquilo que ele busca/deseja.

Para um e-commerce, os objetivos de conversão são traduzidos em pontos de contato da empresa com o mercado. Os mais comuns são de fato as vendas que muitas vezes são sinÎnimos de conversão. Porém, o objetivo pode não ser a conversão em venda e sim captação de leads, fazendo com que os usuårios preencham formulårios, entre outros.

HĂĄ outros fatores que precisam ser atualizados para melhoria da conversĂŁo, entre eles os mĂ©todos de pagamento. Com isso, a empresa entrega um leque maior de oportunidades para o cliente nĂŁo desistir da compra, alĂ©m de conseguir atingir um pĂșblico ainda maior. 

Uma vez ocorrido, quais açÔes para recuperar o carrinho abandonado? (açÔes pós-abandonos)

Para recuperar o carrinho abandonado, as varejistas e os e-commerces podem investir em tecnologia de marketing e CRM para fazer com que os clientes finalizem suas compras criando estratégias de lifecycle para reimpactar os clientes. Isso pode ocorrer por meio de email, SMS ou mesmo através de uma ligação ou Whatsapp enviado pelo vendedor da loja física. Outra estratégia muito utilizada é enviar cupons de desconto para que os clientes sejam incentivados a concluir as compras abandonadas. 

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