Clientes: 7 idéias práticas para mantê-los

Clientes: 7 idéias práticas para mantê-los

1. Marketing: Dê vida e humanize a marca
2. Clientes: 7 idéias práticas para mantê-los
3. Objeções: 5 formas evitar objeções ao preço
4. Nova edição do portal VendaMais
5. Comentário da semana: Marianne Kellner Haak
6. Frase da semana: Vaidade – La Rochefoucauld

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Fórum Internacional VendaMais 2006 – “Gestão do Relacionamento na Ótica do Cliente”
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Olá,
Toda empresa, por melhor que seja, pode cometer alguns erros básicos que fazem com que a compra de um produto ou serviço seja mais difícil do que o necessário. É preciso que todos os departamentos dentro de uma empresa entendam que é necessário suavizar o ato da compra, deixando que ele flua livremente, sem empecilhos. Ao eliminar estes erros, você terá uma empresa muito mais competitiva e dinâmica:

1. Prometer e não cumprir – Prometa menos e cumpra mais. Muitas empresas, na ânsia de fechar um negócio, acabam dando a impressão enganosa de ter uma varinha mágica que acaba com todos os problemas do comprador. Se você tem de mentir ou exagerar para vender, volte para a prancheta e desenvolva produtos ou serviços que realmente atendam às necessidades do cliente ou procure nichos de mercado que possam ser totalmente satisfeitos com o que você oferece hoje.

2. Cobrar errado – Faturas incompletas, com valores errados e que chegam depois da data de cobrança são detalhes que devem ser tratados com muita atenção. Por um motivo que deveria ser estudado por psicólogos, existe uma tendência do pessoal financeiro de ver o cliente como uma fonte de problemas e incômodos, e não como as pessoas que pagam seus salários.

3. Entregar fora do prazo – Se com pessoas físicas é um desrespeito, com pessoas jurídicas é incompetência completa. Sempre que alguém faz uma compra, começa a fazer planos levando em conta o uso do bem ou serviço adquirido. A entrega dentro do prazo especificado, ou mais cedo, mostra ao cliente que você tem palavra.

4. Efetuar mudanças sem avisar – Existe grande resistência a muitas mudanças, por parte dos consumidores. Os clientes, geralmente, são muito mais conservadores do que aparentam. Acontece que as pessoas gostam de um pouco de estabilidade. Para não perder a sua base de clientes fiéis, implemente as modificações ao longo de um determinado período de tempo.

5. Não aceitar reclamações ou devoluções – A maioria das empresas tenta se proteger de alguns malandros e acaba irritando milhares de consumidores e clientes. O valor de um cliente, na sua empresa, pode ser medido cientificamente em reais. Só quem nunca se deu ao trabalho de fazer essa conta é que maltrata um cliente que reclama. Além disso, perde uma chance excelente de melhorar.

Outros erros que irritam os clientes:

* Vendedores ignorantes
* Vendas de alta pressão
* Não ser atendido imediatamente
* Descaso
* Preço absurdo
* Tamanho único
* Falta de flexibilidade
* Burocracia

Abraço e até a semana que vem,
Raúl Candeloro – Editor
https://www.vendamais.com.br

P.S.: Os artigos do “Gestão em Vendas” e suas ferramentas são exclusivos para assinantes do produto. Se você ainda não tem a assinatura, poderá fazê-la no site: http://www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, já na próxima semana, as edições completas.

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1) Marketing: Dê vida e humanize a marca

Para Jean-Marie Dru, autor do livro “Além da Disrupção – Mudando as Regras do Mercado”, da Editora Cultrix, a marca é uma idéia viva de negócio. “Ela é definida pelo comportamento, não por impressões residuais. Quando pensada assim, a marca fica no coração do negócio.” Ele explica, ainda, que a noção de uma marca é uma idéia viva de negócio, não significa que ela tenha que ser “séria” no sentido convencional. “Ela não precisa usar terno e gravata. Os negócios começam e terminam com pessoa e, portanto, as idéias em que se baseiam têm de ser humanas.”

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Em todos os níveis e segmentos do varejo, a situação se repete. Prateleiras cheias! Serviços ociosos! Vendas de menos! Em resumo, os produtos e serviços viraram commodities e, na visão dos lojistas em geral, não há uma boa perspectiva para superar a crise. Foi pensando nisso que a Editora Quantum lançou o kit Loja Show, um poderoso treinamento, para que sua equipe de vendedores transforme sua loja em um sucesso de público e lucratividade. Garanta já o seu ligue para 0300-7892010 ou envie um e-mail para: atendimento@editoraquantum.com.br.
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2) Clientes: 7 idéias práticas para mantê-los

Bruno Krug, consultor empresarial e palestrante, indica sete maneiras de manter clientes:

1. Invista tempo para conhecer e ouvir os seus clientes, buscando descobrir necessidades, reclamações e sugestões.

2. Conheça bem o que vende e que benefícios proporciona. Assegure-se de que seus clientes saibam disso (sua equipe também precisa estar preparada).

3. Busque, em primeiro lugar, servir aos seus clientes e depois buscar vender o que deseja.

4. Pense em como contribuir mais com seus clientes e implemente as idéias que sejam boas e práticas.

5. Invista tempo e dinheiro para reconquistar clientes que estavam afastados da empresa.

6. Concentre maior atenção para manter a fidelidade dos atuais clientes, investindo tempo, dinheiro e energia para satisfazê-los (custa muito reconquistá-los).

7. Delegue poder e condições, para que seus funcionários possam atender com qualidade, competência e rapidez.

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3) Objeções: 5 formas evitar objeções ao preço

1 – Valorize o que você vende
2 – Compare resultados e não preço
3 – Mostre confiança
4 – Facilite o pagamento
5 – Evite o desconto

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4) APROVEITE A NOVA EDIÇÃO DESTA SEMANA,

Esta semana temos nova edição do portal VendaMais entrando no ar. Veja só as novidades:

a) Atendimento: Pontos críticos da gestão do atendimento – Por Armando Correa de Siqueira Neto
*Matéria Golden
https://www.vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40419

b) Carreira: Capacitação profissional e empresarial – Por Sérgio Dal Sasso
https://www.vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40418

c) Empreendedor: É preciso ter tempo para a empresa crescer – Por Christian Barbosa
*Matéria Golden
https://www.vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40417

d) Liderança: Leve o coração para o trabalho – Por Alessandra Assad
*Matéria Golden
https://www.vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40415

e) Marketing: O call center e as marcas – Por Topázio Silveira Neto
*Matéria Golden
https://www.vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40414

f) Motivação: A difícil arte de escutar – Por Louis Burlamaqui
*Matéria Golden
https://www.vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40413

g) Varejo: Excelência no atendimento – Por Moacir Moura
https://www.vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40412

h) Vendas: O pulo do gato – Por Oscar Schild
https://www.vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40411

*Disponível apenas para assinantes dos produtos da Editora Quantum e clientes que adquiriram a revista “VendaMais” nas bancas, com acesso restrito apenas para o mês de vigência da publicação adquirida.

5) COMENTÁRIO DA SEMANA – Marianne Kellner Haak

Há tempos eu não via uma revista que fosse tão proveitosa quanto a “VendaMais”. Trata de maneira muito pragmática os assuntos relacionados a vendas e com dicas bastante interessantes para os profissionais ligados ao mercado competitivo. Na organização onde trabalho, já assinamos a revista e temos buscado disseminar pela empresa os conhecimentos que ela traz. Além de atuar na área de marketing e comunicação, dou aulas em cursos de graduação e pós-graduação e sempre utilizo exemplos da revista em aulas, além de, é claro, sugerir aos alunos que assinem a revista. Praticando o marketing viral!

PARA TERMINAR: Vaidade – La Rochefoucauld

“O que torna insuportável a vaidade alheia é que ela fere a nossa.”

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Gosta de textos de liderança? Assine a “Liderança & Supervisão”: http://www.lideraonline.com.br.

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mande suas idéias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: raul@vendamais.com.br.
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