Cine Palestra: humor, liderança e network juntos para incentivar a retenção de conhecimento

O estímulo à emoção e à razão pode auxiliar na retenção do conhecimento? Para o palestrante Ricardo Veríssimo, esse é um formato que contribui para aumentar a quantidade de informações aprendidas. Baseado em uma série de pesquisas, Veríssimo deu vida ao Cine Palestra. O projeto une humor, palestra e network em salas de cinema. O primeiro evento acontece no dia 30 de outubro, no Cine Casal Barra Point, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A abertura do evento fica por conta de Léo Ramos, humorista e ator que se destacou pelas analogias que faz sobre o comportamento humano em suas apresentações. Ramos trará nesta edição uma apresentação sobre liderança. Em seguida será a vez de Ricardo Veríssimo, com a Palestra Liderando com os Pinguins, uma analogia para mostrar como os empresários e executivos podem aumentar o poder de influência sobre os colaboradores. E, com isso, aumentar os resultados. Ao final, um momento para networking, com apoio da organizadora do evento, Gravata Amarela Eventos e Editora.

Quer entender mais sobre o projeto? Confira a seguir a entrevista de Ricardo Veríssimo com Raul Candeloro. E aproveite também para assistir ao final o vídeo da entrevista de Ricardo à apresentadora Ana Maria Braga.

Conte-nos um pouquinho sobre o Cine Palestra. O que é e como funciona exatamente?

Cine Palestra é um evento que reúne humor, palestra com tema corporativo e dinâmica de network. Tudo isso em um ambiente diferenciado que é o cinema. A proposta é que você vá ao cinema e assista ao vivo, sempre um stand-up comedy e uma palestra e aproveite para trocar contatos e realizar networking estimulado com uma dinâmica da organizadora do evento para este fim. Nós da Gravata Amarela Eventos e Editora tivemos a coragem e a loucura de lançar esse negócio no cenário carioca. Somos uma empresa séria, feita por gente doida. Temos em nossa diretoria um misto de gente competente e louca que, apesar de ter se encaixado perfeitamente no mercado de trabalho, há muito escolheu empreender.

Com grande experiência em comportamento humano, sabemos que tudo que foi importante em sua vida foi regado por momentos de sorrisos e lágrimas. E, usando este mesmo mindset, criamos o Cine Palestra. Pretendemos abrir com a apresentação de um humorista que usará um humor temático alinhado à palestra com tema corporativo e fecharemos com uma dinâmica para proporcionar networking.

Esse modelo não é aleatório. Existe muita pesquisa sobre aproveitamento de conteúdo neste modelo. Acreditamos, embasados em pesquisas, que quando você sorri, brinca e relaxa, tudo que é comunicado após esse momento é absorvido em maior quantidade do que se o assunto sério, crítica, aula ou sugestão fosse lançado diretamente. Então, se você quer aproveitar uma noite de humor, palestra com tema corporativo e dinâmica de grupo, faça sua inscrição no primeiro lote e garanta sua vaga no evento que vai marcar o cenário carioca com inovação, humor e negócios a preço justo.

De onde saiu a ideia? Por que esse formato?

Essa ideia surgiu após ler uma pesquisa da universidade de Harvard sobre razão e emoção. Eu, que já uso boa dose de humor nas minhas palestras, pensei em um evento que unisse humor e drama. Nele, o humor é representado pelo stand-up e o drama pelas palestras que levam à autorreflexão ou provocam a razão. Um evento que mexe com a emoção e a razão num curto espaço de tempo de duas horas e meia. Acredito, baseado em pesquisas, que esse modelo reforça a excelência da experiência e aumenta a retenção de aprendizado. Buscando espaços diferenciados, onde pudesse realizar um evento neste formato, nós da Gravata Amarela chegamos a ideia de uma sala de cinema em horário normal de exibição.

Qual o público-alvo do Cine Palestra? Quem mais se beneficiaria de participar?

O público-alvo são estudantes e profissionais em geral. Todas as pessoas interessadas em aprender mais sobre os temas variados que cercam o cotidiano da sociedade, provando reflexões através do humor e do drama. Em sua primeira edição o tema é a liderança, com o humor focado neste tema por meio de um stand-up, seguido de duas palestras: uma voltada à liderança de equipes e à autoliderança e outra voltada à liderança feminina.

A ideia é expandir isso depois, para mais salas ou lugares? Como imagina evoluir?

A ideia é expandir inicialmente para o Bairro de Ipanema. Logo depois para vários bairros do Rio de Janeiro, mantendo edições com palestrantes e humoristas diferentes, sempre proporcionando uma exibição mensal em cada cinema. Na Barra da Tijuca, pretende-se fazer uma exibição sempre às primeiras terças-feiras do mês.

Uma empresa pode levar sua equipe para participar? Dá para adaptar o modelo e fazer in company ou para grupos fechados?

Sim. As empresas podem tranquilamente levar seus colaboradores para participar, bem como organizar uma sessão fechada exclusiva para sua empresa, no cinema ou em sua própria empresa.

Você comentou comigo que existem ainda cotas de patrocínio e apoio disponíveis. Como funciona? Quanto custa e o que a empresa patrocinadora ou apoiadora recebe em troca?

A empresa patrocinadora patrocina com uma quota, nesta primeira edição, no valor de R$500,00. Levando como benefícios: inclusão de sua logomarca na apresentação do trailer que ficará em exibição no cinema passado antes dos filmes, durante o mês que antecede ao evento. Além disso, recebe alguns ingressos para o evento e possibilidade de entrega de produtos e/ou panfletos durante o evento, bem como terá seu nome citado durante todo o evento.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Esse evento será sobre liderança. Se você puder, aproveite para unir um conhecimento que lhe fará aumentar e melhorar seus relacionamentos pessoais e profissionais e, de leva, ainda dar boas gargalhadas. O modelo do Cine Palestras que une humor e drama é comprovadamente o potencializador de retenção de conhecimento.

Onde procurar mais informações sobre o Cine Palestra ou onde ir se já quiser participar e se inscrever?

Para saber mais

Confira a entrevista do palestrante Ricardo Veríssimo com a apresentadora Ana Maria Braga:

Leia também: