Central de Guerra VendaMais Covid-19: informações atualizadas

Informações atualizadas, relevantes e confiáveis sobre a pandemia

Nova pesquisa estima pico no Brasil em 6 de julho

6 de julho será o pico de contaminação pela Covid-19 no Brasil, com 1,78 milhões de pessoas com o coronavírus, aponta a plataforma independente de dados do setor de saúde Funcional Health Tech. Segundo o levantamento, alguns Estados continuarão com elevação no número de contaminados até 2021.

Leia a matéria na Istoé Dinheiro

OMS acredita que Brasil e outros países do continente ainda não atingiram o pico da pandemia

central de guerra vm covid-19A Organização Mundial da Saúde (OMS) está atenta para a situação da pandemia no Brasil e em outros países da América. O diretor do programa de emergências da entidade, Michael Ryan, afirmou que o pico do coronavírus no continente ainda não foi atingido. Ryan ressaltou que é difícil fazer qualquer previsão, mas alertou que países das Américas, como Brasil, Peru, Chile e México, estão entre os que mais registram novos casos da doença em 24 horas.

Leia mais nesta reportagem da editoria de saúde do Estadão

Entenda a divisão por fases de São Paulo

central de guerra vm covid-19Regras para início da flexibilização começam a valer hoje no estado de São Paulo. Estado foi dividido em regiões e em fases, que vão de 1 a 5. De acordo com o governo, 90% do Estado ainda está entre as fases 1 (restrição total, somente com funcionamento de serviços essenciais) e 2 (reabertura com restrições).

Leia mais neta reportagem do Estado de S.Paulo

OMS classifica América do Sul como novo epicentro da pandemia do coronavírus

central de guerra vm covid-19O diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, classificou a América do Sul como “novo epicentro” da pandemia de covid-19. Ryan destacou que o Brasil é o local mais afetado da região, e enfatizou a situação no Amazonas, que registra uma das maiores taxas de incidência do País. Brasil registra novamente mais de 1.000 mortes e se torna o segundo com mais casos no mundo.

Leia mais em: saude.estadao.com.br/noticias

Vídeo da reunião ministerial com Bolsonaro é liberado

central de guerra vm covid-19O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a divulgação do vídeo da reunião do dia 22 de abril no Palácio do Planalto. Foram apresentados 15 trechos e mantidas como sigilosas apenas duas partes consideradas de interesse nacional, onde integrantes do governo abordaram relações com a China e o Paraguai. Vídeo liberado é considerado uma das peças-chave no inquérito que apura as acusações feitas por Moro de que o presidente tentou interferir na PF.

Assista neste link do STF a matéria e o vídeo mencionado

Laboratório diz ter descoberto anticorpo que “inibe completamente” coronavírus

central de guerra vm covid-19A biofarmacêutica americana Sorrento Therapeutics divulgou nesta sexta-feira (15), em comunicado, um estudo preliminar que descreve a ação de um anticorpo que teria “100% de inibição da infecção do vírus SARS-Cov-2 em células saudáveis”. O anticorpo foi testado in vitro, ou seja, em culturas de células em laboratório, e ainda não foi testado em seres humanos. Com a notícia as ações do laboratório Sorrento Therapeutics subiram 158% na Bolsa eletrônica de Nasdaq, em Nova York.

Leia mais em: gazetadopovo.com.br/mundo

Pesquisadores criam teste que detecta coronavírus em um minuto

central de guerra vm covid-19Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveram um teste que detecta em apenas um minuto, na respiração, a presença do novo coronavírus. De acordo com os responsáveis pelo projeto, além da velocidade, o teste tem 90% de precisão — superior à do PCR — e um custo bastante inferior aos outros métodos disponíveis no mercado.

Leia mais em: saude.estadao.com.br/noticias/geral

Vírus reaparece em Wuhan e Seul fecha bares

central de guerra vm covid-19A China revelou, neste domingo (10/05), a descoberta de um caso de Covid-19, depois de mais de um mês sem registros. Um dia antes, a capital sul coreana de Seul decretou o fechamento de todos os clubes e bares depois de uma nova onda de novos casos de contaminações.

Confira neste link da: tv.estadao.com.br/internacional,virus-reaparece-em-wuhan-seul-fecha-bares

Pernambuco decreta lockdown e Rio Grande do Sul apresenta plano de distanciamento controlado

central de guerra vm covid-19Após atingir a marca das mil mortes por COVID-19, o governo de Pernambuco anunciou lockdown no Recife e em outras quatro cidades da região metropolitana: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A medida começa a valer em caráter obrigatório no próximo sábado, 16/05, e vai até o dia 31 de maio.

Já o Rio Grande do Sul deu início nesta segunda-feira (11/05) a um plano de distanciamento controlado. O governo dividiu o Estado em 20 regiões e atribuiu 4 cores — amarela, laranja, vermelha, preta — para determinar diferentes de restrições da atividade econômica.

Fortaleza decreta lockdown, São Paulo adia quarentena e Rio de Janeiro recebe recomendação para endurecer

central de guerra vm covid-19Fortaleza é a terceira capital do país a decretar lockdown. No primeiro dia de confinamento, a Secretaria de Segurança Pública informa que foram quase 150 carros abordados e 15 ocorrências de aglomeração de pessoas. No Rio, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recomenda lockdown em todo o Estado do Rio. Niterói e São Gonçalo já decretaram o confinamento obrigatório. Em São Paulo, a quarentena foi adiada até 31 de maio.

Ao menos 6,8 milhões de brasileiros já vivem em cidades sob lockdown. O bloqueio completo é alvo de estudo em 13 Estados. Confira as movimentações nas cidades:

Leia mais em: saude.estadao.com.br

Copom reduz juros básicos para 3%, o menor patamar da história

novo corte na taxa basica de juros selicO Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira (6/5), por unanimidade, reduzir a taxa básica de juros, em 0,75 ponto porcentual, de 3,75% para 3% ao ano. Com isso, a Selic atingiu o menor patamar da série histórica do Copom, iniciada em junho de 1996.

Leia mais em: economia.estadao.com.br/noticias/geral,copom-reduz-juros-basicos-para-o-menor-patamar-da-historia

Governo federal pode defender lockdown para cidades com maior transmissão do coronavírus

central de guerra vm covid-19O ministro Nelson Teich (Saúde) admitiu nesta quarta-feira (6) que o governo federal deve recomendar o chamado lockdown (confinamento radical) para cidades que estejam enfrentando uma transmissão mais grave do coronavírus e afirmou que o plano do ministério para o isolamento social trará diretrizes regionalizadas.

Leia mais em: folha.uol.com.br/governo-federal-deve-defender-lockdown-para-cidades-com-maior-transmissao-do-coronavirus

Descoberto anticorpo que evita entrada do novo coronavírus na célula

central de guerra vm covid-19Cientistas descobriram um anticorpo monoclonal humano capaz de impedir que o vírus da covid-19 infecte células cultivadas em laboratório. A descoberta, publicada na Nature Communications, é um primeiro passo em direção ao desenvolvimento de anticorpos capazes de prevenir ou tratar a doença causada pelo novo coronavírus.

Leia mais nesta matéria: saude.estadao.com.br

Depois do Maranhão, Pará é o segundo estado a decretar lockdown no Brasil

central de guerra vm covid-19Governado do Pará vai decretar, a partir de quarta-feira (6/5), o bloqueio total (lockdown) em dez municípios do estado, incluindo a capital Belém, por conta da epidemia do novo coronavírus. A previsão inicial é do bloqueio durar até o dia 17 de maio.

Leia mais nesta matéria do: oglobo.globo.com

O enigma da covid-19: por que o vírus assola alguns lugares e poupa outros?

central de guerra vm covid-19Genética? Lockdown? Demografia? Condições pré-existentes? Clima? Por que o vírus devastou alguns lugares e deixou outros relativamente intocados? Eis uma questão que vem gerando uma corrida no mundo todo pela resposta. Entender este motivo pode ter implicações profundas em como os países devem combater o vírus, quem está sob risco e saber quando será seguro sair de casa.

Leia nesta matéria do jornal: estadao.com.br

Veja como foi o 1º dia de flexibilização do confinamento na Itália

central de guerra vm covid-19Pela primeira vez em quase dois meses, os italianos puderam finalmente sair de casa nesta segunda-feira (4/5) sem se preocupar com multas e controles policiais. Clientes de bares e restaurantes, entretanto, tem de comer em pé. Italianos só poderão ser servidos nas mesas em junho. Transporte público tem que funcionar com metade da lotação. Entenda como foi o primeiro dia da flexibilização da quarentena na Itália.

Leia nesta matéria do: oglobo.globo.com

Coronavírus derruba PIB das duas maiores economias do mundo

central de guerra vm covid-19Estados Unidos e China já demonstram em seus indicadores oficiais o impacto da pandemia de coronavírus. O Departamento de Comércio dos EUA divulgou nesta quarta-feira (29) que o Produto Interno Bruto (PIB) americano caiu a uma taxa anualizada de 4,8% no primeiro trimestre. É o pior resultado desde o quarto trimestre de 2008, quando o país foi o epicentro da crise financeira global.

Há duas semanas, a China divulgou queda de 6,8% em sua economia nos três primeiros meses de 2020, primeiro resultado negativo desde 1992.

Leia mais nesta matéria do O Globo

STF libera empresas a adiar recolhimento do FGTS, antecipar férias e fazer acordos individuais

central de guerra covid-19Supremo derruba norma que proibia o trabalhador de reclamar na Justiça que pegou a doença por ter sido obrigado a seguir frequentando o local de trabalho na pandemia. Entre outras regras, a corte manteve a regulamentação do teletrabalho, o adiamento por três meses do recolhimento do FGTS e a autorização da antecipação de feriado.

Leia mais nesta matéria d Folha de S.Paulo

Veja a estrutura de cada estado para contenção do coronavírus

central de guerra vm covid-19Confira nesta série de infográficos da Folha de S.Paulo os principais dados do sistema de saúde e a estratégia de médicos e hospitais em cada estado contra a epidemia do COVID-19.

Acesse esta série de infográficos a Folha

Teste rápido para covid-19 deve chegar às farmácias em até 10 dias

central de guerra VM covid-19A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira, 28/04, a permissão para as farmácias poderem aplicar teste rápido para covid-19. O produto, entretanto, é contraindicado para diagnóstico. Teste deve ser aplicado após o sétimo dia de sintomas, quando o corpo já reagiu ao vírus. A expectativa da Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria (Abrafarma) é de que os testes rápidos cheguem em muitas cidades dentro de 10 dias.

Leia mais nesta matéria do Estadão

Covid-19: estudo aponta risco de contágio ainda maior do que o imaginado

central de guerra vm covid-19Estudo publicado na revista Nature em 27/04/2020 por cientistas chineses alerta que o coronavírus Sars-CoV-2 pode permanecer no ar por tempo indeterminado em ambientes abertos e no interior de prédios. A descoberta mostra que o risco de contágio é substancialmente maior. O próximo passo dos cientistas será avaliar o potencial de infecção do coronavírus em aerossol e por quanto tempo ele pode permanecer infeccioso nessas condições.

Leia mais nesta reportagem do jornal O Globo

Congelamento de salários de servidores pode gerar R$130 bilhões para socorro a estados

central de guerra vm covid-19Socorro a estados poderá ter salário de servidor congelado por 18 meses e economia de R$ 130 bi. Entenda as discordâncias entre Senado, Câmara e Governo Federal para o pacote de apoio a estados e municípios. Votação está prevista para acontecer no Senado excepcionalmente no sábado. 

Leia nesta matéria da Folha de S. Paulo

CEF anuncia que segunda parcela do auxílio de R$ 600 será antecipada

central de guerra vm covid-19Diante do atraso para analisar pedidos de auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal anunciou hoje que antecipará o crédito da segunda parcela.  “Entendemos que esta espera é uma espera frustrante. Mas quando você receber, vai receber duas parcelas”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, sobre o pagamento dos R$ 600,00.

Leia a matéria completa no O Globo: caixa-vai-antecipar-pagamento-da-segunda-parcela-do-auxilio-de-600

Petróleo fecha o dia abaixo de zero pela primeira vez na história em NY

central de guerra vm covid-19O excesso de petróleo em estoque e a forte diminuição da demanda fez o preço do barril de petróleo cair 305% em Nova York, fechando o dia cotado abaixo de zero pela 1ª vez na história. O valor ficou cotado em US$ 37,63 negativos para os contratos para entrega em maio. Isso significa que fornecedores estão sendo pagos para ficar com o produto.

Entenda mais nesta matéria do Estadão: petroleo-tem-queda-historica-e-e-cotado-abaixo-de-us-11-em-nova-york

STF autoriza acordos individuais para reduzir jornada e salário na crise do COVID-19

central de guerra vm covid-19O Supremo Tribunal Federal (STF) assegurou a validade dos acordos individuais entre empregadores e trabalhadores para reduzir jornada e salário ou suspender contratos durante a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Por sete votos a três, a Corte manteve a medida nos mesmos termos da proposta do governo federal.

Leia a matéria completa em: stf-permite-mp-que-reduz-jornada-e-salario

Bilionários do e-commerce e da tecnologia ficam ainda mais ricos com valorização das ações

central de guerra vm covid-19Dono da Amazon vê empresa atingir maior valor de mercado em meio à pandemia. As ações consolidam ainda mais Jeff Bezos como o mais rico do mundo, adicionando US$ 24 bilhões para sua conta no período. Elon Musk também tem motivos para sorrir durante a crise do coronavírus. O CEO da Tesla Inc. adicionou US$ 10,4 bilhões à sua fortuna. Confira mais na reportagem abaixo do jornal O Estado de S. Paulo.

Acesse em: einvestidor.estadao.com.br/investimentos/jeff-bezos-mais-rico-pandemia

Governadores das duas costas nos EUA coordenam reabertura pós-isolamento

central de guerra vm covid-19Entenda o cenário nos Estados Unidos e como os estados estão dialogando para coordenar o plano de reabertura pós-isolamento. EUA já tem mais de 500 mil casos de coronavírus confirmados e mais de 23 mil mortos, de acordo com banco de dados do New York Times.

Leia mais nesta reportagem do Estadão: governadores-das-duas-costas-americanas-coordenam-plano-de-reabertura-pos-isolamento

Infográfico compara COVID-19 com outras epidemias que assolaram humanidade

central de guerra vm covid-19Novo coronavírus já infectou mais de 1 milhão de pessoas e causou 51 mortes em 4 meses. Você sabe medir a proporção da epidemia do Coronavírus (COVID-19)? Confira neste infográfico da Folha de S.Paulo a comparação do COVID-19 com outras epidemias que assolaram a humanidade, como Ebola, H1N1, Cólera, Grande Praga de Londres, Peste de Atenas, Aids, Gripe Espanhola e Peste Negra.

Veja o infográfico da Folha em: compare-a-covid-19-com-outras-epidemias-que-assolaram-a-humanidade

Confira centralizadas todas as medidas econômicas contra o coronavírus no Brasil

central de guerra covid-19Ao todo, pacote do governo prevê ao menos R$ 543,5 bilhões em ações nos próximos seis meses. Saiba mais nesta reportagem do jornal O Estado de S.Paulo.

Acesse em: confira-aqui-todas-as-medidas-economicas-do-governo-contra-o-coronavirus

Veja como acompanhar e receber o auxílio emergencial de R$ 600

central de guerra covid-19Entenda o calendário para saque do coronavoucher, benefício concedido a trabalhadores informais, desempregados, mães chefes de família, microempreendedores individuais (MEIs) e autônomos que estão sem renda devido à pandemia. Confira quem tem direito e onde se cadastrar, calendário e procedimentos nesta reportagem da Folha de S. Paulo:

Acesse em: saiba-acompanhar-e-receber-o-auxilio-emergencial-de-r-600

Turismo e cultura poderão reembolsar ou remarcar serviços até um ano após pandemia

central de guerra vm covid-19O governo federal publicou nesta quinta-feira, 8, uma medida provisória que desobriga as empresas de turismo e cultura de fazer o reembolso imediato de serviços cancelados por causa da pandemia do novo coronavírus. A MP estabelece que a prestação do serviço poderá ser remarcada em até um ano após o fim da situação de calamidade pública.

Leia a matéria completa neste link do Estadão

Vídeo da PAHO testa seu conhecimento sobre novo coronavírus

central de guerra vm covid-19Confira neste vídeo realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (PAHO) o quanto você sabe sobre o coronavírus (CoV) , essa grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV). O novo coronavírus, COVID-19, é uma nova cepa que não foi identificada anteriormente em humanos.

Acesse em: Descubra o quanto você sabe sobre o novo coronavírus

Robô da OMS traz informações sobre o Covid-19 por Whatsapp em português

central de guerra covid-19A Organização Mundial da Saúde acaba de lançar uma versão em português de robô para combater a desinformação, dar dicas de como se proteger, disponibilizar informações sobre viagens, além de atualizar o número de casos do coronavírus (Covid-19) confirmados oficialmente. A ferramenta é gratuita e foi desenvolvida em parceria com o Facebook e o Whatsapp.

Para se cadastrar, basta encaminhar a palavra “Oi” para o número +41 22 501-7735​

China encerra bloqueio de Wuhan, mas vida normal ainda é um sonho distante

central de guerra covid 19 - refomada wuhanMatéria do The New York Times com tradução pelo O Estado de S.Paulo aborda a recuperação lenta da cidade onde teve início a pandemia do coronavírus (Covid-19). E traz lições importantes a todo o mundo sobre como lidar com a dor, a calamidade e as dificuldades para retomada

Confira a matéria em: China encerra bloqueio de Wuhan, mas vida normal ainda é um sonho distante

Montadoras de veículos começam a fabricar máscaras e respiradores no Brasil

central de guerra covid-19 VMA Ford anunciou que usará parte de suas instalações para fazer 50 mil máscaras, além de disponibilizar veículos à Cruz Vermelha para transporte de equipes e suprimentos. A Mercedes vai usar a fábrica de São Bernardo do Campo para o desenvolvimento de respiradores utilizando como matéria-prima peças da indústria automotiva e também produzirá máscaras. E a Volkswagen vai fazer manutenção gratuita nos veículos da marca da Secretaria da Saúde.

Confira mais detalhes nesta reportagem da Folha

Vacina contra Covid-19 pode começar a ser testada em humanos em junho

central de guerra vm covid-19Uma nova vacina oral contra a covid-19 está sendo desenvolvida por um time de cientistas em Israel que estimam produzir um componente ativo para a droga “nos próximos dias”. Em entrevista ao jornal The Jerusalem Post, o chefe da equipe Dr. Chen Katz afirmou que pretende iniciar os testes em humanos em 1º de junho.

Leia a matéria completa em: saude.estadao.com.br/noticias

Mesmo em meio ao coronavírus, empresas seguem contratando

central de guerra covid-19 vmStartups selecionam para 1500 vagas de emprego. As áreas de atuação incluem os setores de agronegócio, tecnologia, consórcios, saúde e finanças. Grupo BIG também segue selecionando e oferece 600 vagas de emprego em todo país. Confira mais opções no link abaixo. 

Para saber mais, acesse: folhadirigida.com.br/empregos/empregos/

Monitor do Coronavírus nos Estados do Brasil

central de guerra vm covid-19Acompanhe a evolução por estado dos casos de COVID-19 no Brasil e os gráficos resultantes dia a dia.

Acesse estadao.com.br/infograficos/saude,monitor-do-novo-coronavirus-nos-estados

 

Pesquisa: 6 em cada 10 brasileiros estão trabalhando home office

central de guerra vm covid-19Estudo da Hibou e Indico aponta a rotina e expectativas dos trabalhadores e empreendedores de pequeno e médio porte do Brasil na quarentena. Confira!

Acesse vendamais.com.br/pesquisa-6-em-cada-10-brasileiros-estao-trabalhando-home-office/

Google cria central de informações sobre o coronavírus

central de guerra vm covid-19O Google lançou página para cobertura especial da pandemia do novo coronavírus (em inglês). Confira informações sobre sintomas, prevenção e tratamento para o caso de infecção por coronavírus, além de dados atualizados e links úteis de serviços oferecidos pelo próprio Google.

Acesse google.com/covid19

Número de pessoas curadas pelo coronavírus já passa de 100 mil

central de guerra vm covid-19Levantamento feito pela Universidade John Hopkins informa que já há 100.443 pacientes curados em todo o mundo. Leia a matéria na íntegra.

Acesse número de curas

USP unifica laboratórios para estudo do combate ao coronavírus

central de guerra vm covid-19Foi criada uma rede colaborativa da USP para auxiliar nos diagnósticos do coronavírus, incluindo laboratórios de 17 unidades da universidade. Mais uma prova de solidariedade.

Leia mais sobre o laboratório da USP

Startup cria plataforma para ajudar vizinhos em quarentena

central de guerra vm covid-19Site “Vizinho do Bem” foi criado para unir voluntários com pessoas em situação de maior risco, para que estes não precisem sair de casa para realizar tarefas básicas.

Saiba mais sobre o site Vizinhos do Bem 

 

Teste virtual aponta se você pode estar com coronavírus

CENTRAL DE GUERRATeste virtual para entender se você pode de fato estar com coronavírus. Faça este teste básico e entenda como proceder, caso esteja apresentando sintomas:

Acesse o teste

 

Ministério da Saúde: o que é coronavírus (COVID-19)?

CENTRAL DE GUERRAO que você precisa saber e fazer para prevenir o contágio? Estas e outras informações estão nesta landing page do Ministério da Saúde. E mais: tratamento, definição de caso, boletim epidemiológico, plano de contingência e fake News.

Acesse o site do Ministério

Província chinesa onde surgiu coronavírus anuncia fim do confinamento

Fonte: Isto é Dinheiro

Em Hubei, habitantes poderão voltar a circular livremente a partir de 25/03/2020 (quarta-feira), após quase dois meses inteiros de confinamento. Wuhan, cidade de origem da pandemia, entretanto, segue com previsão de confinamento até 8 de abril. Saiba o que mais muda nesta reportagem da Isto É Dinheiro.

Acesse a reportagem

Atualização sobre a progressão do coronavírus no Brasil e outras informações importantes

Fonte: Bem Estar – G1

Médicos explicam a origem do vírus, os sintomas e dão dicas de prevenção. Confira perguntas e respostas e atualização dos números. Contágio de vírus n Brasil ainda segue em ritmo alto, mas Itália já começa a demonstrar queda no número de transmissões, duas semanas após  quarentena.

Acesse o Bem Estar