Cavenaghi: uma empresa com propósito e nicho bem definido

Pioneira no ramo de adaptação veicular para pessoas com mobilidade reduzida, a Cavenaghi é uma das principais empresas de desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos e serviços voltados para pessoas com deficiência física. Trabalha com tecnologia de ponta para proporcionar a melhor experiência para seus clientes.

Há mais de 10 anos, a empresa se tornou a maior loja de tecnologia assistiva da América Latina. Sua loja física, em São Paulo, tem mais de 500 metros quadrados e oferece adaptação veicular, produtos para desenvolvimento próprio com a equipe de engenharia altamente capacitada, oferece ainda assistência técnica e orientação personalizada para seus clientes, através de terapeutas especializados em tecnologia assistiva.

A Cavenaghi acabou de receber o Prêmio Marca Brasil, neste ano a empresa venceu duas categorias: Melhor Marca de Aparelhos para Adequação Postural e Melhor Marca de Empresa de Adaptação de Veículos do setor Reabilitação de Pessoas com Deficiências. A votação foi feita através de pesquisa respondida por leitores de uma revista especializada. Reconhecimento por 49 anos atuando no mercado de forma humana e responsável.

Confira a seguir a entrevista exclusiva com a diretora comercial da empresa, Monica Cavenaghi.

Vamos começar pelo começo: como e quando surgiu a Cavenaghi?

A Cavenaghi é pioneira no mercado brasileiro de adaptação veicular para pessoas com mobilidade reduzida. Em 2017, completa 49 anos de existência. A história da empresa é marcada pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de diversos produtos e serviços voltados às necessidades das pessoas com deficiência. Líder no mercado de adaptação veicular no Brasil, a Cavenaghi sempre colocou a alta tecnologia à disposição desse público tão especial. Desenvolvendo equipamentos inovadores com intuito de oferecer maior independência e qualidade de vida. A empresa distribui várias marcas renomadas, nacionais e importadas como Convaid, Ottobock e Roho. Além de possui parcerias junto às maiores montadoras de veículos, para adaptar os diversos modelos de automóveis e utilitários.

A Cavenaghi sempre se empenhou não apenas em oferecer grandes marcas e produtos, mas também em manter equipes altamente capacitadas e preparadas em suas lojas. Seja nas áreas de engenharia, mecânica ou terapêutica, as equipes especializadas orientam cada cliente em todo o processo de compra.

Para proporcionar ainda mais qualidade no atendimento e oferecer conforto dos seus clientes, a Cavenaghi também criou o canal de atendimento Mais Perto. Nele, terapeutas especializados em Tecnologia Assistida, vão até a casa do cliente para avaliar e indicar as melhores soluções em equipamentos individualmente.

A empresa possui ainda, parcerias importantes com autoescolas especializadas em habilitar pessoas com deficiência física, auditiva, nanismo, entre outras. Além disso, também tem parcerias com despachantes especializados, taxis acessíveis e programa de montadoras.

Linhas e Produtos

Linha Veicular

  • Autonomia

Produtos que facilitam o embarque e o desembarque das pessoas com mobilidade reduzida. Nesta linha o mais comum é o banco giratório, que faz com que o banco gire e desloque-se para fora. Facilitando o embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida, especialmente idosos.

  • Direção

Produtos que permitem a pessoa com mobilidade reduzida dirigir o seu próprio veículo. Nesta linha o mais comum são os aceleradores e freios manuais, que permitem que uma pessoa que tem deficiência em ambos os membros inferiores conduzam seu veículo.

  • Transportes

Visando a acessibilidade no transporte do passageiro com mais praticidade, segurança e conforto. Atende tanto às famílias, quanto empresas de transporte, taxistas, motoristas autônomos e órgãos públicos. Nesta linha o mais comum são os rebaixamentos de assoalho em minivans, que permitem que um cadeirante seja transportado em sua cadeira de rodas.

  • Particular

Atende consumidor final particular, que utilizará seu veiculo adaptado para fins não lucrativos, como por exemplo, famílias.

  • Institucional e Táxis

Atende instituições, taxistas e prefeituras, com utilização dos veículos adaptados para fins lucrativos, como por exemplo: o táxi preto em São Paulo.

Cadeira de rodas e acessórios

Trabalhamos com várias marcas renomadas de cadeiras de rodas, nacionais e importadas. Cadeiras manuais de alta performance, esportivas, infantis, de praia, de banho, motorizadas ou até mesmo feitas sob medida de acordo com a necessidade do cliente.

Adequação Postural

O cliente encontra atendimento exclusivo de uma terapeuta especializada que avalia, prescreve e, em conjunto com uma equipe técnica, desenvolve e confecciona equipamentos personalizados. Atendendo a necessidade de cada caso.

Quem é seu público-alvo e como vocês se diferenciam de outras empresas da área?

Nosso público são as pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Onde encaixam-se pessoas com deficiências leves, severas, temporárias, definitivas, congênitas, adquiridas e pessoas de terceira idade.

Somos diferenciados em primeiro lugar por termos soluções completas, que vão desde a mobilidade pessoal, passando pela acessibilidade residencial ou de ambientes, culminando na acessibilidade veicular.

Além disso, temos uma equipe altamente qualificada, multidisciplinar. Que se ocupa desde o desenvolvimento dos produtos até o atendimento personalizado, e a indicação de soluções específicas para cada caso. Sempre de forma muito pessoal e individualizada.

Vocês têm Missão, Visão, Valores bem definidos? Se sim, quais são?

Missão: Trabalhar no sentido de ser referência no mercado em que atuamos, oferecendo soluções que contribuam para a independência e para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Visão: Ser reconhecida como uma empresa focada nas necessidades do cliente, trazendo inovações que proporcionem a independência e a melhoria da qualidade de vida.

Valores:

  • Ética
  • Valorização humana
  • Inovação
  • Melhoria contínua
  • Sustentabilidade

Política de Gestão: Fomentar condições para garantir a satisfação dos clientes, através do atendimento de requisitos e da melhoria contínua.

Objetivos da Gestão:

  1. Satisfazer em grau máximo as necessidades dos clientes;
  2. Buscar progressivamente a melhoria da qualidade nos produtos e serviços oferecidos;
  3. Pesquisar e desenvolver continuamente novos produtos que atendam a missão da empresa;
  4. Melhorar continuamente a competência dos colaboradores;
  5. Investir em novas tecnologias e imobilizados;
  6. Buscar o bem estar, a saúde e a segurança dos funcionários.

Monica Cavenaghi, diretora comercial da empresa

Quais foram as maiores dificuldades nestes últimos dois anos, com a economia em recessão?

Como a maioria das empresas brasileiras, tivemos de nos adequar par ajustar a empresa a este momento de mercado. Contudo, por se tratar de produtos de primeira necessidade, nossa empresa pouco tem sofrido esse momento econômico ruim em que o país atravessa.

Quais foram os principais sinais de sucesso que começaram a aparecer, mostrando o acerto da estratégia e modelo de negócio da Cavenaghi nestes últimos meses?

O atingimento das metas.

O que vocês fazem que é totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

Temos um amplo portfólio e atendimento personalizado, feito por profissionais especializados em tecnologia assistiva.

Especificamente em relação a Vendas (que é nosso foco na VendaMais), como vocês treinam a equipe comercial para reforçar seus diferenciais e não cair na guerra de preços?

Focamos na qualidade de atendimento e no forte conhecimento dos produtos.

O que vocês têm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?

Temos reforçado os investimentos em Marketing Digital.

E em termos de fidelização de clientes, algo em especial que façam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negócios com vocês?

Temos trabalhado para que o cliente continue confiando em nossa marca, que no próximo ano, completa 50 anos de mercado. Aqui não há mágica. Cliente bem atendido, volta. Cliente mal atendido. não volta. Uma das coisas que nos preocupamos muito, é com o pós-venda. Temos um departamento que só cuida disto.

Existe algo que era feito antes e que vocês PARARAM de fazer, por mais dura que fosse a decisão, para atualizarem seu modelo de negócios?

Tivemos uma experiência de franquia que não deu certo. Partimos para o caminho de lojas próprias que, no nosso caso, dado a complexidade do negócio, foi mais seguro e assertivo.

Em quais áreas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento da Cavenaghi? Não só em termos de dinheiro/investimentos, mas revisão de processos, aumento de eficiência, etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?

Engenharia, área comercial e marketing digital

Quais os próximos passos? Ou seja, o que estão planejando para o futuro? Qual o próximo grande objetivo?

Continuar ampliando nossa presença nacional e internacionalmente.

Que conselhos daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal, mas ainda relutando se começa (arrisca…) ou não?

Ama o que quer fazer? Conhece o que quer fazer? Acredite no que quer fazer? Então faça! Se responder NÃO a qualquer uma dessas três perguntas, repense.

Existe algum livro, vídeo, filme, pessoa que mais influenciou sua trajetória pessoal/profissional e que você recomendaria para pessoas que querem resultados melhores?

Meu professor de TGA (Teoria Geral da Administração) da PUC-SP, Prof. Irani Cavagnoli, através de uma dinâmica, ensinou-me algo que trago até hoje: “Foque na missão e não no lucro”. Vale a pena seguir as palavras desse competente administrador de empresas. Recomendaria também o livro “Paixão por Vencer” de Jack Welch.

Algum comentário final que gostaria de fazer para nossos assinantes e leitores da VendaMais?

Acorde sempre apaixonado pelo que faz, por seu cliente e certo da vitória. Se hoje não deu certo, amanhã certamente dará!

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