Case KB!COM: como mudar o posicionamento de forma estratégica

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Verdade seja dita: o mercado como um todo está mudando! Porém, alguns segmentos são mais impactados por essas mudanças do que outros. As empresas da área de comunicação, por exemplo, são algumas das que mais sofrem alterações cada vez mais drásticas, por conta do surgimento constante de novas tecnologias. Por isso mesmo, elas precisam estar continuamente se transformando! A agência KB!COM é uma prova disso. Porém, sua história mostra que não basta apenas mudar, é preciso ser estratégico na forma de se transformar…

KB!COMRecentemente, a empresa mudou seu posicionamento de marca e também mudou para uma nova sede. Isso, segundo Kelly Boscarioli, fundadora e CEO da agência, contribuiu para que a evolução da marca acontecesse de forma ainda mais natural.

Nós já estávamos trabalhando as mudanças com o apoio de uma consultoria há alguns meses, apresentando a evolução da empresa e mostrando aonde estamos e queremos ir. Agora é dar escala também ao conceito proposto no reposicionamento, levando ao mercado de forma efetiva nossa capacidade de atendimento”, destaca.

Aprenda com a mudança estratégica da KB!COM

Para entender como a KB!COM se preparou para essa mudança e inspirar aqueles que também desejam mudar seu posicionamento, Raul Candeloro entrevistou Kelly.

Leia o bate-papo e aprenda mais sobre a importância do planejamento estratégico e da preparação da equipe para que as mudanças na empresa aconteçam de forma efetiva e tragam bons resultados.

Quais foram as principais dificuldades enfrentadas durante o processo de mudança da KB!COM?

Gosto de falar que tivemos desafios, não dificuldades.

O primeiro foi entender que seria uma mudança de dentro para fora, que era o momento de uma disruptura. Durante 15 anos a empresa caminhou com um foco mais abrangente em relação ao perfil de clientes. Mas entendemos que era necessário romper alguns padrões e focar apenas no desenvolvimento de trabalhos de comunicação corporativa. Hoje, temos no nosso portfólio os seguintes serviços: assessoria de imprensa, relacionamento com influenciadores/formadores de opinião, conteúdo e comunicação interna com desenvolvimento de canais e campanhas.

A nova marca e reposicionamento não são as únicas mudanças da KB!COM. A agência acaba de mudar para uma nova sede em um momento em que todo time respira transformação.

Nós já estávamos trabalhando a transição com o apoio de uma consultoria em coaching há alguns meses, apresentando a evolução da empresa e mostrando onde estamos e para onde queremos ir. Agora é dar escala também ao conceito proposto no reposicionamento, levando ao mercado de forma efetiva nossa capacidade de atendimento.

Quais foram os principais sinais de sucesso que começaram a aparecer, mostrando o acerto da nova estratégia?

Sem dúvida foi a conquista de contas nos segmentos em que atuávamos timidamente e que já estavam no planejamento estratégico apresentado para a equipe em janeiro. As mudanças sinalizam um novo caminho que a KB!COM pretende percorrer nos próximos anos, com foco na comunicação corporativa e atendimento de clientes na América Latina.

A agência, que já cuida das contas da in-cosmetic Latin America da Reed Exhibitions, e também da System Latin America & the Caribbean, atua no relacionamento com a imprensa e clientes no México, Chile, Peru, Argentina, Colômbia e Venezuela e soma parcerias para trabalhar com agências locais sempre que necessário. Atuar com duas marcas globais importantes no cenário latino-americano é um desafio enorme para o time da KB!COM e nos dá oportunidade de ampliar cada vez nosso portfólio.

O que vocês fazem que é totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

Não exatamente o que fazemos, mas como fazemos é um importante diferencial. Percebo as agências engessadas com métricas para apresentar os resultados aos clientes. A comunicação não tem uma fórmula e cada cliente tem uma necessidade específica.

A campanha do novo posicionamento tem a assinatura “Completa quando você precisa de resultados”. Para nós, isso significa entregar soluções de comunicação que possibilitem que nossos clientes alcancem seus resultados. É exatamente aí que está a diferença. Não adianta a agência entregar relatórios e KPIs que não estejam alinhados com as estratégias de cada cliente.

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Especificamente em relação a Vendas (que é nosso foco na VendaMais), qual foi o trabalho realizado com a equipe/departamento comercial para aproveitar melhor as oportunidades e reforçar os diferenciais da empresa?

Um dos principais canais que estamos explorando são os vídeos. E sentimos realmente uma mudança muito positiva no retorno de clientes, prospects e rede de relacionamento.

Criamos recentemente a unidade KB! Vídeo para oferecer aos nossos clientes soluções audiovisuais como parte das estratégias de comunicação. A equipe é nova e tem ampla experiência em criação e produção de vídeos institucionais e animação, TV Corporativa, pílulas e drops de conteúdo em vídeo, entre outros.

O primeiro case da agência somos nós mesmos e os resultados já são visíveis! Ainda não fizemos divulgação da nova unidade, mas só de apresentar ao mercado o trabalho que estamos desenvolvendo internamente conquistamos mais de dez projetos em menos de 3 meses.

Como os clientes têm reagido? Alguma mudança no perfil de clientes e/ou padrões de compra? Como os clientes foram envolvidos nesta caminhada?

Os clientes têm respondido positivamente. A transição no perfil de clientes aconteceu naturalmente. Atendemos de startups a multinacionais, não temos um padrão de tamanho de empresa.

Às vezes chega uma concorrência para atender um profissional liberal ou artista, mas sempre indico para outros profissionais que têm mais expertise do que nós. O sucesso depende de entender que não dá para abraçar o mundo.

Quais foram as maiores resistências internas (equipe, sócios, diretoria) e como lidaram com elas?

Desde quando iniciamos a caminhada rumo às mudanças, começamos a trabalhar com o apoio das coachs, a psicopedagoga Fernanda Caielli e a psicóloga organizacional Paula Negrão. Todos nós temos resistência a mudanças. Eu mesma tive problemas em aceitar o novo logo, a mudança de sede, a mudança de escopo de serviços.

Mudança gera movimento e faz você sair da zona de conforto. Então, um processo assim precisa ser bem conduzido para que possamos tirar o máximo de proveito.

Com a equipe, foi a mesma coisa. Tivemos pessoas que não se sentiram confortáveis com as mudanças e saíram naturalmente e outras que enxergaram como uma oportunidade de crescimento. Claro que o saldo foi mais positivo do que negativo. Percebemos todos muito engajados e motivamos com os resultados do grupo.

Avaliando o processo hoje, existe algo que você acha que poderia ter sido feito diferente/melhor? Algum erro ou decisão que poderia ter sido mais pensada, mais bem executada ou feito de forma diferente? Que conselhos daria para alguém passando por situação parecida?

Planejamento é a palavra. Caso não saiba fazer, consulte profissionais que possam te dar orientação. Um processo assim mexe com as expectativas de todos, desde sócios a colaboradores, e não alcançar os resultados pode frustrar as pessoas.

Em quais áreas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo? Não só em termos de dinheiro, mas revisão de processos, aumento de eficiência etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?

KB!COMTivemos apoio de duas consultorias, uma profissional e outra financeira. Em desenvolvimento profissional da equipe, contamos com apoio de coaching, palestras e treinamentos. O treinamento com a equipe tem como objetivo criar laços mais fortes e duradouros entre os colaboradores da empresa.

É muito mais que um treinamento. É uma vivência de alto impacto motivacional, para fortalecer a equipe, proporcionar mudanças de atitudes, alinhar a comunicação e concentrar esforços no mesmo foco.

Simultaneamente ao processo com o time, a consultoria financeira nos auxiliou com a precificação, time sheet e estratégia de vendas.

O que estão planejando para o futuro? Qual o próximo grande objetivo?

Um dos objetivos é reforçar a marca, os 15 anos de atuação, o foco em comunicação corporativa e a abertura de uma unidade especializada em atendimento de contas Latin America. Nossa meta é ter um crescimento de 100% em 18 meses. E a expectativa é o que possamos abrir novas frentes de negócios.

Saiba mais sobre a KB!COM: www.kbcomunicacao.com.br facebook.com/comunicakb

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