Saccaro: 70 anos de história em mobiliário de alto padrão

De Caxias do Sul para o mundo: conheça a história da empresa brasileira na área de mobiliário de alto padrão e os planos de crescimento para 2018

Com 70 anos de história – 30 deles com design autoral – a Saccaro tornou-se referência nacional em mobiliário de alto padrão. Em 2017, a marca consolidou a abertura de seis novos pontos espalhados pelo Brasil, além da sua primeira loja em Bogotá, Colômbia. Atualmente, a marca está presente em 15 países, com mais de 60 pontos de venda.

Seguindo o plano de expansão, a empresa prevê um crescimento de 10% na rede de lojas para 2018. Durante o primeiro trimestre, duas lojas estão no processo de abertura: em São Paulo, capital, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva e em Joinville, Santa Catarina.

No Brasil, são 23 pontos de franquias e mais 16 galerias. Já no exterior, são seis franquias em importantes cidades, como na Cidade do México, Miami e Santa Cruz de La Sierra, além das 16 galerias sediadas na Angola, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Congo, Costa Rica, Emirados Árabes, Estados Unidos, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Para saber mais sobre a Saccaro e como uma pequena produção artesanal em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, se transformou em uma extensa rede de lojas e galerias distribuídas pelo mundo, conversamos com Fábio Boldo, Diretor de Mercado. Confira a seguir um pouco mais desta história.

Vamos falar primeiro sobre a Saccaro. Quando surgiu? Como foi o começo?

Já faz um pouco mais do que sete décadas que a Saccaro iniciou sua trajetória no setor moveleiro. Partindo de uma pequena produção artesanal em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a empresa se transformou em uma extensa rede de lojas e galerias distribuídas por todo o país e pelo mundo. Sua história é marcada pela criação de móveis e objetos, assinados com muita brasilidade e sofisticação, que fizeram da marca uma das maiores referências nacionais.

Atualmente, a marca está presente em 15 países, com mais de 60 pontos de venda. No Brasil, são 23 franquias e mais 16 galerias. Já no exterior, são 6 franquias em importantes cidades, como na Cidade do México, Miami, Doral, Santa Cruz de La Sierra e Bogotá, além de galerias sediadas em diversos países da América Latina, Europa e Ásia.

Quem é seu público-alvo e como vocês se diferenciam de outras lojas do ramo? O que vocês fazem que é totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

O público-alvo da marca são consumidores de alto padrão, que valorizam design e buscam a diferenciação. Todas as peças da marca são assinadas por designers parceiros ou pela equipe de nosso Studio de criação.

Hoje temos concorrentes com foco de atuação semelhante, alguns mais focados em design, outros em projetos. Porém, o que diferencia nossa marca é a tradição que a mesma carrega e a história que imprimimos em cada produto. Cada peça tem uma inspiração, um conceito que agrega valor ao espaço em que a mesma é utilizada.

Vocês têm Missão, Visão, Valores bem definidos? Se sim, quais são?

Fábio Boldo, Diretor de Mercado da Saccaro

Temos sim. Seguem abaixo:

Missão: Surpreender com produtos diferenciados e serviços de excelência, que satisfaçam o consumidor pela funcionalidade e valorização estética do seu habitat.

Visão: A marca mais desejada e preferida pelos consumidores de alto padrão em design de produtos e ambientes.

Negócio: Design Habitat – Criado com a missão de traduzir, por meio da experiência, os desejos dos consumidores. Percebemos que o design é um dos meios possíveis de revelar desejos, sentimentos e emoções que às vezes nem conseguimos expressar. O conceito de cada criação compõe a filosofia da marca de oferecer um habitat do design.

Valores: 

  • CRESCIMENTO SUSTENTADO– desenvolvimento das pessoas; atualização tecnológica; gestão (qualidade da gestão + gestão da qualidade); produto; equilíbrio financeiro (manter a capacidade de pagar em dia).
  • HONRAR COMPROMISSOS– cumprir o contratado.
  • RELAÇÕES SAUDÁVEIS– lealdade aos nossos valores; cumprir o contratado; respeito mútuo; comunicação clara e transparente.
  • BUSCA CONTINUADA DE EXCELÊNCIA– produtos e serviços; qualidade na gestão; pessoas e processos.
  • NOSSA IMAGEM– percepção interna representativa do que os diversos públicos com os quais nos relacionamos pensam sobre a empresa.
  • INOVAÇÃO– fazer diferente, criar, fazer o melhor para surpreender.
  • PERSEVERANÇA– conservar-se firme e constante, perseguir, prosseguir, continuar.

Quais foram as maiores dificuldades nestes últimos dois anos, com a economia em recessão?

Estes dois últimos anos foram de muita pesquisa e ajustes em produtos e processos. E, também, de um foco maior na preparação das equipes de vendas, para atuar em negociações com maior nível de exigência.

Quais foram os principais sinais de sucesso que começaram a aparecer, mostrando o acerto da estratégia e modelo de negócio da Saccaro nestes últimos meses?

O aumento do número de lojas, a maior assertividade nos lançamentos da marca e, consequentemente, o aproveitamento comercial.

Fachada Saccaro em Miami

Especificamente em relação a Vendas (que é nosso foco na VendaMais), como vocês treinam a equipe comercial para reforçar seus diferenciais e não cair na guerra de preços?

Nossa matriz de treinamento está estruturada na capacitação de toda a equipe da loja, desde gestão, equipes de vendas até as equipes de apoio (montagem e assistência técnica). Trabalhamos com o MÉTODO DE VENDAS SACCARO, que está estruturado levando em consideração todo o processo da venda, desde abordagem, atendimento, venda de benefícios, negociação, contorno das objeções e pós-vendas.

O que vocês têm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?

O atendimento com excelência é o que consideramos uma premissa para atração de clientes. Oferecer não somente o produto, mas uma experiência de compra, que vai desde a visita e experimentação na loja, como o projeto dos espaços do cliente. Visitas pessoais aos escritórios de arquitetura e contatos digitais também fazem parte de nossa estratégia.

E em termos de fidelização de clientes, algo em especial que façam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negócios com vocês?

Não temos um plano específico de fidelização de clientes, mas trabalhamos com diversas ações de relacionamento. Para citar algumas: eventos de lançamento de produtos, contatos pessoais em datas especiais, algumas lojas realizam festa de aniversário para clientes VIPs (no espaço da loja).

Existe algo que era feito antes e que vocês PARARAM de fazer, por mais dura que fosse a decisão, para atualizarem seu modelo de negócios?

Sim, o formato de distribuição, que antes do modelo de negócio “franquias” era a venda para diversas lojas multimarcas. Neste formato, a pulverização do produto era bastante abrangente, porém a qualificação da venda ficava prejudicada.

Em quais áreas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento da Saccaro? Não só em termos de dinheiro/investimentos, mas revisão de processos, aumento de eficiência, etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?

As áreas com maior foco e energia da marca são:

  • Desenvolvimento de novos produtos, uma vez que a inovação é marca impressa em nosso DNA.
  • Comercial, com estruturação e expansão de negócios.
  • E, por fim, Marketing, voltado para toda nossa comunicação.

Quais os próximos passos? Ou seja, o que estão planejando para o futuro? Qual o próximo grande objetivo? Vi que estão abrindo novas franquias, por exemplo…

Nosso plano de expansão é bastante arrojado para os próximos anos, tanto no mercado interno, como nas exportações. O segmento corporativo também é representativo para a marca e tem um foco de crescimento forte nos próximos três anos.

Fachada Concept Store Saccaro

Que conselhos daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal mas ainda relutando se começa (arrisca…) ou não?

Que realize uma avaliação criteriosa de todos os prós e contras do projeto. Defina o planejamento estratégico e metas com muita clareza. E, principalmente, assuma uma atitude protagonista na tomada de decisão!

Existe algum livro, vídeo, filme, pessoa que mais influenciou sua trajetória pessoal/profissional e que você recomendaria para pessoas que querem resultados melhores?

Posso citar alguns que em meu entendimento são referências importantes de estratégia e gestão, como: Gestão estratégica do franchising; Gestão do ponto de venda; A estratégia do Oceano Azul e Empresas feitas para vencer.

Algum comentário final que gostaria de fazer para nossos assinantes e leitores da VendaMais?

Que atuem sempre como protagonistas em suas escolhas. Nós definimos o nosso caminho. E, se algo parece difícil, é porque ainda não estamos preparados para tal. Então, é buscar o conhecimento e transformá-lo em competência!

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