Case Brasil Gourmet: produtos de qualidade e foco no cliente é a receita do sucesso

Brasil GourmetA Brasil Gourmet é uma indústria especializada no processamento de alimentos com alta tecnologia. Com foco no investimento em inovação, treinamento e matéria-prima excelente, a empresa busca se destacar no mercado oferecendo pratos práticos, saudáveis e de altíssima qualidade. “Nossa meta é mostrar que comida congelada pode, sim, ser sinônimo de comida boa e saudável, já que não utilizamos conservantes“, destaca Alexandre Flit, CEO da Brasil Gourmet.

Recentemente, a organização passou por uma reestruturação na maneira de oferecer os produtos, focando em atender necessidades específicas do seu público. Raul Candeloro conversou com Alexandre para entender melhor como a empresa vem se posicionando no mercado, qual é o estilo de vendas que eles vêm adotando e quais os resultados eles têm tido.

A história da Brasil Gourmet prova que produtos de alta qualidade, aliados à uma visão estratégica com foco nas necessidades do cliente sempre traz resultados – seja qual for o seu segmento. Acompanhe a entrevista e entenda por quê.

A Brasil Gourmet é claramente uma empresa com uma proposta diferenciada trabalhando num segmento que briga sempre por preço. Qual foi o “momento X”, que fez vocês pensarem: “Precisamos repensar as coisas e fazer diferente?”. Como foi isso?

A Brasil Gourmet já nasceu com uma proposta de ser diferente e apostou na alta tecnologia para criar um produto de qualidade e com muito sabor. Em um dado momento, buscamos um cliente estratégico para nos ajudar a aumentar nosso poder de compras e melhorar nosso custo.

Quais foram as maiores dificuldades iniciais desse processo de mudança?

A mudança aconteceu de forma gradual e conservadora, preservando sempre o produto como nosso principal foco.

Quais foram os principais sinais de sucesso que começaram a aparecer, mostrando o acerto da nova estratégia?

A redução de custos e o aumento da produção nos trouxe mais processos e mais profissionalismo. Com isso, conseguimos atingir mais produção com menos custos.

O que vocês fazem que é totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

Nossa técnica de cozimento agregado ao nitrogênio para o congelamento traz ao usuário uma experiência gastronômica com gosto de comida fresca, mesmo depois de ter sido congelada.

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Especificamente em relação a vendas (que é nosso foco na VendaMais), qual foi o trabalho realizado com a equipe comercial para aproveitar melhor as oportunidades e reforçar os diferenciais da empresa?

  • Montamos uma equipe não somente de vendedores, mas sim uma equipe de pessoas capacitadas a oferecer aos potenciais clientes uma experiência de degustação dos nossos produtos.
  • Nossos vendedores têm treinamento no preparo de nossos produtos e também sobre a melhor forma de apresentá-los.
  • Nosso processo de vendas se torna consultivo, ajudando os clientes na elaboração de cardápios ou sugerindo novas propostas.
  • Também contamos com o apoio de uma equipe de chefs-vendedores, que dão suporte aos key accounts.

Como os clientes têm reagido? Alguma mudança no perfil de clientes e/ou padrões de compra? Como os clientes foram envolvidos nesta caminhada?

Os clientes têm percebido que nosso produto agrega muito mais que um congelado – ele ajuda a diminuir gastos com pessoal, treinamento, gestão, utilidades e locação. Os clientes têm usado nosso time como parceiros de negócios.

Quais foram as maiores resistências internas (equipe, sócios, diretoria) e como lidaram com elas?

Acabamos desenvolvendo um time completamente novo para não ter resistências.

Avaliando o processo hoje, existe algo que você acha que poderia ter sido feito diferente/melhor? Que conselhos daria para alguém passando por situação parecida?

No começo achávamos que o número de amostras enviadas era um absurdo. Hoje, incentivamos cada vez mais os clientes a provarem nossos produtos. Isso demonstra que confiamos muito no que produzimos e o cliente percebe rapidamente que ele atinge um resultado sem know-how.

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Em quais áreas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo? Não só em termos de dinheiro, mas revisão de processos, aumento de eficiência etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?

Investimos em tecnologia, treinamento e gestão.

O que estão planejando para o futuro? Qual o próximo grande objetivo para a Brasil Gourmet?

Quando perguntamos às pessoas sobre suas referências de comidas congeladas, 95% respondem “lasanha”. Nossa meta é mostrar que comida congelada pode ser sinônimo de comida boa e saudável, já que não utilizamos conservantes.

Algum comentário final que gostaria de fazer para nossos assinantes e leitores da VendaMais?

Acreditamos em uma venda consultiva. Sempre. A proposta de valor tem que ser rapidamente percebida pelo cliente, com números claros, produtos de qualidade e consistência.

Para saber mais sobre a Brasil Gourmet, acesse: www.brasilgourmet.ind.br

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