Escolher produtos para entrar em oferta, oferecer um bÎnus para compras futuras e ampliar os pontos de contato com os clientes são estratégias para quem tem uma loja virtual
Na semana em que ocorre a Black Friday 2020, alguns empresĂĄrios se perguntam o que ainda Ă© possĂvel fazer para aproveitar a disposição dos consumidores para acelerar as vendas. A data, que vem se tornando uma das mais importantes do ano para o varejo online, serĂĄ a primeira para muitas lojas virtuais â como consequĂȘncia do isolamento social por conta da pandemia de coronavĂrus, o Brasil chegou bateu 1,3 milhĂŁo e-commerces ativos neste ano, segundo pesquisa do PayPal e da BigData Corp.Â
âEmbora reste pouco tempo, ainda Ă© possĂvel traçar estratĂ©gias simples e rĂĄpidas para otimizar os negĂłcios onlineâ, diz Ricardo Melo, gerente de marketing da HostGator, multinacional de hospedagem de sites.
Como assegurar o desempenho das lojas virtuais durante a Black Friday Ă© um dos assuntos que parceiros e instrutores do Collabplay â plataforma de cursos online para empreendedores idealizada pela HostGator â tĂȘm destacado nas Ășltimas semanas. Dois deles – Bruno de Oliveira, fundador e CEO do E-commerce na PrĂĄtica, e Lincon Beraldo, da agĂȘncia Zap4Business – dĂŁo trĂȘs dicas sobre o que ainda Ă© possĂvel fazer. Confira:
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Explore os produtos âencalhadosâ dos seus fornecedores
Um erro comum de recĂ©m-chegados no e-commerce Ă© colocar em promoção, durante a Black Friday, produtos em lançamento. Esses, por terem o apelo da novidade, nĂŁo demandariam um grande esforço de venda. Ao contrĂĄrio disso, a data tradicionalmente Ă© voltada Ă queima de itens âparadosâ no estoque.
Para quem tem um bom relacionamento com seus fornecedores, a dica Ă© buscar no catĂĄlogo produtos das mesmas categorias que mais vendem no site, mas que estejam saindo de linha nos fabricantes. âNegocie lotes com bom preço, de preferĂȘncia em consignação, e ofereça esses produtos com um grande desconto. O objetivo, nesse caso, Ă© ganhar com o volume de vendasâ, indica Bruno de Oliveira, do canal E-commerce na PrĂĄtica.
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Não tem o que liquidar na Black Friday 2020? Ofereça um bÎnus para compras futuras
Se a Black Friday 2020 estĂĄ batendo Ă porta e vocĂȘ nĂŁo tem o que liquidar no seu e-commerce, ainda assim pode aproveitar a data para vender mais. Uma alternativa aos descontos Ă© oferecer um bĂŽnus a quem fizer uma compra, estimulando esses clientes a adquirir algo mais. âĂ uma saĂda simples para entrar rapidamente na onda de promoçÔes. Ă utilizada inclusive por grandes marcas, como a Appleâ, explica Oliveira.
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Amplie os pontos de contato para que os clientes saibam das suas ofertas
NĂŁo basta colocar produtos em promoção â as pessoas precisam saber que vocĂȘ estĂĄ oferecendo ofertas imperdĂveis. Por isso, a dica para os prĂłximos dias Ă© ampliar os pontos de contato com os clientes, que tĂȘm de ser avisados. Uma saĂda rĂĄpida, simples e barata Ă© criar grupos de consumidores no WhatsApp.
âĂ por lĂĄ que vocĂȘ pode avisĂĄ-los sobre as ofertas que estĂŁo sendo gradualmente liberadasâ, diz Lincon Beraldo, da agĂȘncia Zap4Business. Ele destaca tambĂ©m a importĂąncia de expor o contato da empresa via WhatsApp tanto quanto possĂvel â seja na home do site, seja na pĂĄgina de check-out da compra.
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Aposte em anĂșncios direcionados a seu pĂșblico-alvo no Google Ads
Por meio do Google Ads â plataforma de publicidade do Google â Ă© possĂvel criar anĂșncios na rede de pesquisa do Google, no Google Shopping, na Google ADS permite fazer uma variada gama de anĂșncios diferentes por meio de uma mesma ferramenta, tem enorme relevĂąncia no marketing digital.
âComo faltam poucos dias para a Black Friday, o segredo para ser efetivo Ă© segmentar o pĂșblico que visualizarĂĄ os anĂșncios dentro das caracterĂsticas do seu pĂșblico-alvo. TambĂ©m vale a pena fazer um estudo profundo das palavras-chaves mais buscadas por seus potenciais clientes para investir nas que podem gerar mais retornoâ, diz Melo, da HostGator.
Para quem nĂŁo tem familiaridade com a ferramenta, um dos cursos gratuitos do Collaplay ensina o passo a passo para colocar uma campanha no ar.
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Prepare a infraestrutura tecnológica para assegurar velocidade de navegação
Implementando essas estratĂ©gias, a tendĂȘncia Ă© de que o trĂĄfego no site cresça durante a Black Friday â o que significa que a infraestrutura tecnolĂłgica precisarĂĄ estar em ordem para suportar o fluxo adicional de acessos. Uma opção Ă© ampliar a capacidade de hospedagem com um o plano mais robusto. HĂĄ opçÔes, por exemplo, de servidores com armazenamento em SSD, tecnologia que garante maior velocidade e capacidade no processamento dos dados do site.
âA velocidade de navegação assegura que os clientes consigam abrir as pĂĄginas dos produtos com velocidade, o que Ă© importante em um ambiente competitivo como Ă© o caso do e-commerceâ, explica Melo.
Outro item importante a ser analisado Ă© o certificado SSL â que confere maior credibilidade Ă loja virtual na hora da compra. Alguns planos de hospedagem jĂĄ incluem este certificado. Vale conferir em seu plano de hospedagem essa opção.
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