BenefĂ­cios claros e evidentes

Ofereça benefícios claros e evidentes e aumente suas vendas

Resolvi abordar o preço por uma série de ângulos diferentes. Nesta semana, irei falar sobre oferecer um benefício claro e evidente. Permita-me o trocadilho, mas oferecer um benefício claro e evidente deveria ser claro e evidente para qualquer empresa ou vendedor que se preze. Infelizmente, é justamente o contrário que ocorre.

Na hora de criar seu material promocional ou de treinar sua equipe de vendas existem duas formas simples de lembrar como lidar de maneira produtiva com esse assunto.

A primeira Ă© a do Kiko. Imagine que vocĂŞ tem um amigo chamado Kiko, que sempre pergunta o que ele tem a ver com isso. Sempre que sua empresa for oferecer um produto ou serviço, vocĂŞ dever transformar em benefĂ­cio a caracterĂ­stica que será apresentada. Por exemplo: nosso carro tem motor 1.0. E o Kiko (“kiko tenho a ver com isso”)? VocĂŞ vai economizar gasolina. Nosso atendimento Ă© 24 horas. E o Kiko? VocĂŞ vai estar sempre protegido, pois podemos atendĂŞ-lo a qualquer momento ou em qualquer emergĂŞncia, todos os dias.

A segunda Ă© a do Edair. Comece a perguntar “E daĂ­”? sempre que for dizer ou escrever alguma coisa relacionada Ă s caracterĂ­sticas do seu produto. Por exemplo: nosso carro tem motor 1.0. E daĂ­? DaĂ­ que Ă© mais econĂ´mico.

A questĂŁo Ă© toda de foco. O cliente sĂł quer saber das caracterĂ­sticas e atributos de um produto ou serviço se isso estiver, de alguma forma, diretamente ligado a um benefĂ­cio especĂ­fico que ele busca. SenĂŁo, ele nem quer saber das caracterĂ­sticas – quer saber Ă© dos benefĂ­cios mesmo. Para isso, vocĂŞ tem de mudar o foco e entender completamente a realidade do seu cliente. E a realidade Ă© que uma pequena parcela dos clientes pode atĂ© querer somente o preço mais baixo, mas o que a maioria quer mesmo Ă© algo bem diferente. O desafio Ă© entender o que exatamente esses clientes valorizam.

Da prĂłxima vez que vocĂŞ achar que seus clientes “sĂł querem preço”, pare para pensar que talvez o que eles realmente estejam dizendo Ă© “nĂŁo vejo nenhum benefĂ­cio claro e evidente no que vocĂŞ está me oferecendo – logo, nĂŁo entendo por que tenho de pagar isso que vocĂŞ está me cobrando.”

O texto completo é exclusivo para os assinantes do Gestão em Vendas. Se você ainda não tem a assinatura, poderá fazê-la através do site: www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, na próxima semana, as edições completas.

ConteĂşdos Relacionados

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia sĂŁo escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo jĂşri (no caso, o capitĂŁo do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima