Autodesenvolvimento

Autodesenvolvimento
Olá.

Sempre escuto vendedores e gerentes de vendas reclamando de que a empresa não investe em treinamentos, não se preocupa com a produtividade da equipe e que apenas se limita a cobrar metas. Concordo que essa é uma forma perigosa e que pode levar a empresa à falência.

O mundo tem passado por mudanças a todo momento, e empresas que não treinam nem estimulam treinamentos constantemente acabam ficando limitadas aos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidos por suas equipes no passado.

Por outro lado, os funcionários também deveriam demonstrar interesse em crescer profissionalmente e em se desenvolver cada vez mais. Esse aprimoramento será decisivo para efetuar mais e melhores vendas e almejar futuras promoções.

Para saber se está na hora de você investir em seu desenvolvimento pessoal, sugiro que faça estes questionamentos a si mesmo:

  • Onde está agora? ? Que conhecimentos, habilidades e experiências você tem? De que forma entende o trabalho que a sua empresa realiza?
  • Onde pretende chegar? ? Como se imagina daqui a cinco anos? Que conhecimentos, habilidades e atitudes gostaria de desenvolver até lá?
  • Como alcançar esses objetivos? ? Quais investimentos você precisa fazer em seu aprendizado pessoal e profissional para desenvolver os objetivos citados acima?

Para ajudá-lo a pensar sobre o assunto, faça uma análise SWOT de sua performance atual. Ela é dividida em quatro etapas:

  1. Pontos fortes ? No que você é bom? Não se baseie apenas em suas opiniões próprias, mas aproveite para questionar um colega ou superior sobre quais são os pontos fortes que ele observa em você.
  2. Fraquezas ? Assim como nos pontos fortes, liste e peça para que outros colaboradores revelem quais são seus pontos fracos. Mas atenção: seja honesto ao definir o que é mais importante no trabalho e que você ainda não tem.
  3. Oportunidades ? Quais são as possibilidades que a sua empresa oferece para desenvolvê-lo? Há coaching ou financiamento de cursos que tenham a ver com a profissão? Informe-se sobre as possibilidades dentro de sua empresa ou cursos gratuitos em sua cidade.
  4. Ameaças ? Algumas das oportunidades acima podem deixar de existir em determinado prazo? O que aconteceria com você na empresa caso não se desenvolvesse?

Uma coisa eu posso garantir: se há dois vendedores em pé de igualdade em um processo de promoção, aquele que participa de treinamentos com frequência terá mais oportunidades de receber alguma dica prática que possa diferenciá-lo dos demais.

O profissional que não investe em seu aprimoramento, por sua vez, limita-se a aprender praticando, por tentativas de acerto e erro. Só que esse processo tende a trazer muito mais sofrimento, tanto para a empresa, que pode perder bons negócios e clientes, quanto ao próprio profissional, que, além de se sentir diminuído, corre o risco de perder boas oportunidades de venda.

Quer saber mais sobre autodesenvolvimento ou pretende fazer com que sua equipe também invista em se autodesenvolver? Conheça o Treinamentos VendaMais, que este mês aborda o tema Autodesenvolvimento ? Como se aprimorar continuamente para conquistar melhores resultados.

O Treinamentos VendaMais é uma ferramenta prática para auxiliar líderes na formação de equipes de vendas mais produtivas e completas. A cada mês, confeccionamos um treinamento focado em uma habilidade, atitude ou conhecimento para ser desenvolvido e aprimorado por você junto a sua equipe de vendas. Para saber mais, acesse o site: http://www.treinamentosvendamais.com.br. Aproveite e faça um rápido e divertido teste para saber como andam os treinamentos em sua empresa!

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro

DICAS DO CONSULTOR DA SEMANA

5 dicas de ouro para uma negociação

Por Ramon Barros

  1. Nunca aceite a primeira oferta. Esse princípio vale para todos os setores de nossa vida. Temos de analisar as coisas com critérios racionais e, é claro, com a emoção, pois tudo o que nos provoca prazer, realização pessoal e satisfação aos que nos cercam com toda a certeza será um sucesso.
  2. Negociação não se trata de vencer o outro, mas de encontrarem juntos a solução para um problema ou necessidade. Saber ouvir o cliente e também expor nossas regras com transparência e objetividade são itens indispensáveis para uma boa negociação.
  3. Para que a negociação termine de forma positiva, é preciso começar bem e valorizar cada etapa do processo, mantendo equilíbrio e foco no resultado.
  4. Busque sair do clima de negociação, levando a conversa para um ritmo de amizade, de consultoria da solução dos problemas do cliente e atendendo às expectativas dele.
  5. O fechamento é a hora da decisão. Então, saiba o momento exato de ?parar de vender? e fechar a venda. Às vezes, o cliente já comprou há muito tempo, mas alguns vendedores continuam demonstrando o produto ou serviço. Exercite a percepção.

Ramon Barros é consultor de vendas. Para saber mais sobre ele, visite o site: http://www.ramonbarros.wordpress.com.

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Ramon Barros. Visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos. Para conferir este texto na íntegra, acesse a comunidade e leia o artigo VendaMais no Natal.

OPINIÃO DO LEITOR

?Comecei a assinar a revista VendaMais há dois anos e quero parabenizar a equipe VendaMais pelas excelentes matérias, pois são com elas que monto os treinamentos de vendas para minha equipe comercial. Parabéns pelo sucesso!?
Juliana da Silva ? Supervisora comercial

PARA PENSAR

?Não existe comprometimento sem lealdade aos compromissos assumidos.?
Dalmir Sant?Anna

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: raul@vendamais.com.br