Autoconfiança: acredite tanto em si que ninguém possa duvidar

“Acredite tanto em si até que ninguém, nem você mesmo, possa colocá-lo em dúvida.”

Por Anderson Pereto 

Acreditar que você pode é o primeiro passo para aceitar qualquer desafio em sua vida. Transmitir ao mundo que você acredita nisso é outra coisa!

O primeiro limitante para o equilíbrio de sua autoconfiança é acreditar que ela é o antônimo da humildade, e isso não é verdade. Acreditar muito em você mesmo é positivo e não significa que não seja humilde. 

Humildade não é falar timidamente, é reconhecer que a sua não é a única maneira de resolver as coisas. Questionar-se, ler, ouvir, observar, conhecer novas formas, novos caminhos, aprender a aprender são imprescindíveis para a sua evolução. Mas isso tem hora e com certeza não é na frente de seu cliente. Há uma máxima da liderança que diz: “elogie em público, corrija em particular”. A mesma regra vale para você.

Encontrar a medida certa da autoconfiança não é fácil. Demasiada te levará a uma comunicação impositiva, a indisciplina e, consequentemente, as derrotas. Amena, te manterá estagnado e longe dos bons resultados.

Manter-se autoconfiante na maior parte de seus dias é o segundo grande desafio. Temos que ter consciência de que oscilará. Para os momentos que precise elevar sua autoconfiança, seguem algumas dicas:

1º Inspire-se em você mesmo!

Explore em sua memória as suas vitórias e as forças que teve e utilizou em outros momentos de sua vida.

2º Alimente-se bem!

Além de alimentar seu corpo, alimente diariamente sua mente com conhecimentos, com bons e desafiadores objetivos e com relações agregadoras e positivas.

3º Renove sua paixão!

Como toda relação, precisamos reaviva-la constantemente. Ser um apaixonado por você mesmo, por suas soluções e empresa/marca que representa é que lhe fará convencer os demais.

4º Tá com medo, vai com medo mesmo!

O frio na barriga é a sua coragem esfriando seus medos.

5º Vá e (con)vença!

Ao abrir a boca, mostre ao mundo que você não veio a passeio.

Anderson Pereto é publicitário, pós-graduado em gestão estratégica de marketing, há 15 anos empresário varejista e há 10 trainer de vendedores. Foi trainer assistent do Dale Carnegie Course, gerente nacional de vendas na indústria moveleira, metal mecânica. É professor de ensino superior e pós-graduação em disciplinas de marketing, empreendedorismo, negociação e vendas e coordenador do curso de gestão comercial da FSG Bento Gonçalves (RS).

Leia também: