Atitude: seja um solucionador de problemas

Caro Leitor, quero compartilhar com você uma atitude chave, que com toda a certeza fará do seu 2020 um ano diferenciado, com foco e alcance de RESULTADOS.

Durante minha trajetória profissional tive grandes aprendizados. Um deles, especificamente, muito especial. Certa vez um líder de uma das empresas em que trabalhei nos orientou a ter uma postura diferenciada no ambiente de trabalho. Ele solicitou que nós, membros do time, elencássemos a partir daquele momento, três soluções para cada problema que surgisse em nossa área.

A ideia dele era que precisávamos nos tornar SOLUCIONADORES DE PROBLEMAS.

De primeiro momento, isso gerou certo impacto, do tipo sair da nossa zona de conforto e melhorar essa dependência em cima de uma única pessoa. Só depois fui perceber que até então éramos causadores e não solucionadores de problemas.

A reflexão que quero fazer com você, caro amigo leitor, é que na vida enfrentamos diversas questões e muitas delas nos deixam incomodados e até mesmo frustrados. Nossa tendência cerebral é pensar no caminho mais rápido e fácil, o que acaba por deixar as coisas no automático e sem necessariamente com uma resolução efetiva.

>> Exclusivo para assinantes: sua empresa tem um planejamento comercial realmente eficiente?

Essa atitude deste líder ficou gravada em minha memória, e somente alguns anos depois eu, de fato, entendi a aplicabilidade desta atitude, tanto em minha vida pessoal, quanto em minha vida profissional.

Ao nos tornamos solucionadores de problemas, eles passam a não nos abalar mais, pois mudamos nossas lentes para encarar o que nos acontece. Uma postura solucionadora de problemas é uma postura campeã, que te coloca em um estado de otimismo e mentalidade de crescimento. Alguém que realmente está disposto a encarar os desafios diários e solucioná-los, não da forma mais rápida e fácil, mas sim da forma mais efetiva, que vá de encontro com os próprios sonhos e objetivos.

A dica para que você incorpore esta atitude em sua vida é:

para cada problema, elenque três possíveis soluções.

A partir daí se torna mais simples o fato de você encarar os problemas que aparecerão em seu caminho. Isso ajudará você a se manter positivo e com foco na ação! Como eu costumo dizer, vamos juntos, rumo ao topo!

Mikarla Freitas é mentora empresarial/profissional, analista de perfil comportamental, palestrante e trainer. Saiba mais em: Instagram: @mikarla_freitas. Linkedin: mikarlafreitas. Site: mikarlafreitas.com.br

Leia também: