Atitude proativa faz a diferença e leva ao sucesso

mando segura lampada de ideias

Por Antonio Braga

O conhecimento é muito importante para o desenvolvimento profissional em qualquer ramo de atividade. Mas o conhecimento isoladamente não pode fazer muita coisa. É preciso que esteja aliado a ação. E quando se fala em ação, encontramos três tipos de atitudes:

  • REATIVA: as pessoas desse grupo ficam esperando as coisas acontecerem. Apenas reagem aos acontecimentos. Dessa forma, não progridem.
  • ATIVAS E IMPRODUTIVAS: aqui encontram-se pessoas até bastante trabalhadoras, mas com pouca efetividade. Executam sem pensar, empregando, portanto, mais energia física do que mental. Assim sendo, trabalham muito e produzem pouco.
  • ATIVAS E PRODUTIVAS: Neste grupo estão as pessoas que realmente fazem acontecer. São as proativas. Elas são conscientes de que a energia física é necessária, mas para ser usada com eficácia, é fundamental a energia mental.
>> Quer acesso integral aos vídeos da semana do planejamento, com Raul Candeloro, Marcelo Caetano, Karen Jardzwski, Marlus Jungton e Vinicius Kamei? Assine já a VendaMais premium!

As pessoas proativas são diferenciadas em qualquer situação, ramo de atividade, cargo ou função. Estão sempre se antecipando aos acontecimentos e fazendo coisas diferentes e com alta eficácia, já que usam mais a energia mental do que a física. São planejadas, organizadas, produtivas, estudiosas, fazendo com que se tornem competitivas, destacando-se facilmente das demais pessoas.

Os profissionais ativos e produtivos não vivem preocupados com falta de oportunidades, promoções, perda de emprego, etc., pois estão sempre dando o máximo de si para fazer o melhor e mais do que a obrigação, independentemente de supervisão e recompensas financeiras. Não visam retorno imediato. São adeptos da Lei do Retorno, que é sábia, “não oferecendo grandes recompensas a quem vive de olhos fixos em recompensas imediatas”.

Portanto, no mercado cada vez mais competitivo, a ordem é não atribuir a falta de sucesso a fatores externos, e sim descobrir onde ele se esconde e ir ao seu encontro. O sucesso está à espera de todos que o procurem com competência, persistência e atitude de vencedor.

Antonio Braga é engenheiro agrônomo, especializado em vendas, consultor, escritor, palestrante e instrutor de vendas, atendimento e relações com clientes. Possui mais de 30 anos de experiência em vendas, tendo sempre atuado na área comercial como executivo de empresa multinacional e por conta própria. Saiba mais em: www.sagracv.com.br

Leia também:

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima