As características das empresas pequenas gigantes

Saiba o que uma empresa deve medir no seu site se realmente quiser que ele cumpra sua função estratégica dentro do mix de canais de vendas.

Existe um ponto na vida de qualquer empresa de sucesso que pode ser considerado um autêntico ?momento da verdade?. É um dilema: continuar crescendo ou não?

Muitas empresas brasileiras ficam presas a esse dilema. Algumas crescem, perdem a identidade e acabam desaparecendo. Outras enfrentam problemas sérios, típicos do crescimento desordenado. Outras, ainda, passam por dificuldades financeiras. E poucas resistem a tudo isso e se tornam gigantes, com faturamento de centenas de milhões de reais por ano.

Mas existe um pequeno (mas forte) movimento contrário de empresas que querem permanecer pequenas, de sócios e proprietários que não querem perder o controle, a identidade e o equilíbrio. Principalmente, não querem perder a paixão e o orgulho pelo que fazem. Entendem que empresas de qualquer tamanho podem ser excelentes e querem mantê-las assim ? pequenas e excelentes ? sem perder o espírito empreendedor.

Empresas com características empreendedoras são realmente diferentes das demais. Mas quais são essas características? O especialista norte-americano Bo Burlingham, editor da revista Inc. , e autor do livro Pequenos Gigantes, aponta as características em comum das empresas que ele denominou pequenas gigantes:

1. Ao contrário de muitos empreendedores, os fundadores das pequenas gigantes entenderam todas as opções que tinham e escolheram claramente o caminho que desejavam seguir.

2. Os líderes enfrentaram pressões imensas para mudar de curso. Essas empresas poderiam ser maiores, talvez mais lucrativas, mas seus líderes decidiram focar na sua missão ? em ser os melhores, e não os maiores.

3. Essas empresas têm ligações extraordinariamente fortes com a comunidade local.

4. Essas empresas cultivam fortes relações com clientes e fornecedores, com base em contato pessoal, atendimento e respeito mútuo.

5. O ambiente de trabalho é excelente. Todos se conhecem, existe um forte sentimento de “grupo”, as pessoas realmente vestem a camisa e têm orgulho de trabalhar ali.

6. A maior parte dessas empresas pratica o que se convencionou chamar de administração aberta, na qual todos têm acesso aos números, relatórios financeiros e de vendas, etc. Ao compartilhar informações com todos na empresa, de qualquer nível hierárquico, ensinando a todos o que aqueles relatórios significam e como cada um pode ajudar, assim a vida das pessoas muda para sempre.

Como acredito que temos também pequenas gigantes aqui no Brasil, lancei o concurso www.pequenosgigantesbrasil.com.br justamente para descobrir e divulgar o que essas empresas, que buscam a excelência, têm em comum. Se você acha que sua empresa encaixa-se nesse perfil, faça sua inscrição no site para que possamos avaliá-la.

O texto completo é exclusivo para os assinantes do Gestão em Vendas. Se você ainda não tem a assinatura, poderá fazê-la através do site: www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, na próxima semana, as edições completas.

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