Abordagem: Diminua a ansiedade antes de falar com seus clientes

1. Carreira – Visite seu médico e venda mais
2. Abordagem – Diminua a ansiedade antes de falar com seus clientes
3. Nova edição do portal VendaMais
4. Comentário da semana – Daniel Santos
5. Frase da semana – Diferencial – H. Jackson Brown

Um dos fatores mais importantes e menos compreendidos em qualquer
atividade humana comercial é a forma pela qual medimos o sucesso de uma
atividade. Costuma-se dizer que o que não é medido não é feito, e nada
mais é verdadeiro em vendas.

Indicadores de performance são essenciais não apenas para garantir que
uma determinada atividade seja realizada, mas também para que possamos
aprender com o processo, analisando os resultados de maneira mais
abrangente.

Por exemplo: imagine três vendedores diferentes: João, Maria e Paulo, que
trabalham na empresa XYZ vendendo os produtos A, B, C e D.

 
Vendas no mês
Número de clientes
Mix
entre produtos
Taxa média
de desconto
Novos clientes conquistados
Clientes perdidos
João 300.000 3 100% A 10% 0 0
Maria 300.000 10 50% A, 50% B 12% 3 0
Paulo 300.000 15 25% A, B, C, D 1% 3 4

Note como podemos ter cenários completamente diferentes dependendo
dos números que analisarmos. Se a cobrança das metas for apenas por
volume de vendas, os três vendedores parecem absolutamente iguais.
Entretanto, se começarmos a pedir mais informações, ficará fácil de
entender que cada um deles construiu seu resultado mensal de maneira
completamente diferente. Inclusive, com índices de lucratividade diferentes.

Por isso, temos recomendado que as empresas comecem a estabelecer
critérios de sucesso baseados em índices de performance que sejam
relevantes, possam ser medidos e controlados e que influenciem o resultado
desejado.


Um grande abraço,
Raúl Candeloro

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1) Carreira: Visite seu médico e venda mais

Sintomas e desconfortos, de menor ou nenhuma gravidade, são suficientes
para prejudicar a criatividade, o ânimo, a concentração e a paciência. Veja
três conselhos para cuidar da saúde:

» Organize-se – Não viva em constante correria. Planeje-se, pois isso
acontece por falta de organização e tempo perdido desnecessariamente.
» Faça uma coisa de cada vez – Muito desgaste físico e emocional
acontece em função do equívoco de querer realizar várias coisas ao mesmo
tempo.
» Cuide de você – Mantenha seu organismo bem cuidado, ou seja, atenda
suas necessidades básicas, físicas e emocionais para estar em condições de
suportar as agressões naturais da vida.

Belmiro d’Arce é médico e desenvolve cursos e palestras para promover a
saúde e a qualidade de vida nas empresas.

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2) Abordagem: Diminua a ansiedade antes de falar com seus clientes

Para não se sentir ansioso, em primeiro lugar você deve gostar e se realizar
naquilo que faz. É necessário estar confortável sobre vários aspectos,
como: profissional, moral, material, legal, pessoal, além de acreditar e
confiar na empresa que representa.

O vendedor precisa se sentir seguro com o produto que vende, acreditando
em sua qualidade, tendo total conhecimento técnico e informativo. É
necessário comprar mentalmente o produto ou serviço que você vende.
Também é fundamental conhecer seus clientes, saber quem já comprou ou
não. Esteja ciente dos riscos, pois pode-se ganhar ou perder.

São muitas as dicas, porém, vale lembrar que uma certa dose de ansiedade
é benéfica, é o chamado “eustress”. Esse “eustress” é o aspecto que nos
dá ânimo, vontade, um pouco de adrenalina, de endorfinas, ao contrário do
estresse, que é maléfico à saúde e colabora para o aparecimento de
doenças psicossomáticas.

Armando Ítalo Nardi é palestrante, escritor, estudioso e pesquisador nos
assuntos voltados à qualidade de vida no lar e no trabalho, estresse,
ansiedade e depressão.

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3) APROVEITE A NOVA EDIÇÃO DESTA SEMANA!

Esta semana, temos nova edição do portal VendaMais
entrando no ar. Veja só as novidades:

a) Gestão: Indicadores de performance e o BSV – Por Raúl Candeloro

b) Telemarketing: Adoro reclamações. Repita, repita, repita – Por José Teófilo Neto

c) Varejo: Os novos fenícios – Por Moacir Moura

d) Vendas: Seu cliente é rentável? – Por Wanderley Cintra

*Disponível apenas para assinantes e clientes que adquiriram a revista
VendaMais
nas bancas, com acesso restrito apenas para o mês de
vigência da publicação adquirida.


4) COMENTÁRIO DA SEMANA – Daniel Santos

Sou leitor e assinante da revista VendaMais. Mudei de empresa e
segmento, mas o que quero dizer é que entrei nessa de cabeça, levando
todo conhecimento que obtive com alguns meses de leitura da revista.
O feedback que tenho para passar é que estou muito orgulhoso de mim
mesmo e de ser um leitor da revista, pois tenho conseguido passar
confiança para os meus clientes e principalmente para meu diretor, isso é
muito satisfatório e gratificante. Como é bom se sentir um profissional
respeitado. Obrigado por existirem.

5) PARA TERMINAR: Diferencial – H. Jackson Brown

“Seja mais esperto que os outros, mas não deixe que eles saibam”

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mande suas idéias por e-mail ou contribua com sugestões,
enviando sua mensagem para: raul@vendamais.com.br
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