A melhor dica de vendas

Há pouco mais de um mês, lancei um desafio aqui mesmo na e-zine. Pedi aos leitores que me contassem qual foi a melhor dica de vendas que eles já receberam na vida. E, agora, quero dividir com você, as cinco melhores dicas que recebemos:

“A maior dica de vendas que eu pratico é encontrar clientes, negócios e oportunidades para eles! Assim deixo de ser um mero tirador de pedidos e viro um consultor para cada um”.
André Trigo

“Meu objetivo não é fazer a venda, mas criar uma conversação baseada em como eu posso ajudar a outra pessoa”.
Evandro Carvalho

“Saiba fazer o bom uso de perguntas. Não tente adivinhar o que o cliente quer. Pergunte!”.
André Luiz Cia

“Procure ouvir o cliente, entender a necessidade dele e sugerir o que você tem de melhor para atender a essa necessidade”.
Alexandre Haus

“O vendedor tem que ser um especialista em comportamento humano. Deve ser realmente sincero, visto que o cliente de hoje tem acesso à informação. Ele tem que acreditar naquilo que oferece, pois o risco de insatisfação pessoal é enorme, afinal de contas somos ‘humanos’ e levados pela motivação. O vendedor pode estar dentro de qualquer profissional, mas o verdadeiro vendedor é aquele que, além de ‘executar’ ou ‘fabricar’ o que será oferecido, ainda consegue ganhar dinheiro! Enfim, ele vende ‘sonhos’, ‘desejos’, ‘necessidades’ e por que não se preocupar mais em demonstrar o resultado, em vez de se preocupar em falar só do produto ou serviço?”.
Paula Coelho

Parabéns Alexandre, André Trigo, André Luiz, Evandro e Paula! Enviarei a cada um de vocês um exemplar do meu livro Negócio fechado, para agradecer as excelentes dicas de vocês. Mas o melhor presente é vê-los crescendo na profissão e se tornando vendedores que realmente lutam para ser melhores profissionais e, de fato, atender às necessidades dos clientes. Profissionais como vocês trazem orgulho à nossa área!

P.S.1: Eu Amo Vender – Você ama vender? Então, não pode deixar de participar da pesquisa que estamos fazendo sobre o assunto. Se ainda não participou, acesse: www.euamovender.com.br e conte por que essa profissão é importante para você. Se já participou, parabéns! Você está ajudando a valorizar cada vez mais a nossa profissão! Aproveite e dê uma passada no blog: blogeuamovender.blogspot.com/ e veja por que vendas inspira outras pessoas no Brasil inteiro.

P.S.2: O que é que a baiana, a paulista, a mineira, a carioca, a gaúcha, etc., etc., etc. têm? – Estamos fazendo uma matéria sobre feiras de rua e em breve contaremos para você o que os comerciantes têm feito de diferente para se destacar da concorrência. Você conhece algum feirante que seja criativo e ofereça algo a mais? Envie um e-mail para: [email protected] explicando o que ele faz que o torna um exemplo de diferenciação. Sua sugestão pode estar na próxima reportagem da VendaMais!

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro

 

DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

8 bons conselhos para ser um excelente vendedor

Por Leandro Branquinho

  1. Estude – Conheça os produtos, o mercado e os serviços que vende e entenda o que os seus concorrentes fazem. Conheça e coloque em prática técnicas de vendas e, principalmente, saiba quem são seus clientes.
  2. Conheça pessoas e faça-se conhecido – Conhecer as pessoas que podem te abrir portas é fundamental, mas é importante fazer com que as pessoas conheçam você. Se fizer muito bem aquilo pelo qual você é pago, as pessoas vão comentar e te indicar para outros clientes.
  3. Faça benfeito o seu trabalho, mas saiba também fazer o trabalho do colega – Cada funcionário, colaborador ou colega é um ser humano único, mas os cargos e funções não são eternos. As pessoas adoecem, morrem, são demitidas, etc. Se você fizer o seu trabalho com qualidade e ainda souber fazer o do colega, suas chances de ter sucesso são muito maiores.
  4. Trabalhe com alegria e entusiasmo – Cara feia, ombros caídos e lamentações não levam ninguém a lugar algum.
  5. Afaste-se de pessoas negativas – Mau humor contamina, fofoca se espalha, intrigas destroem e pessoas pessimistas são pragas que corroem a sua alegria e seus sorrisos. Escolha  ter uma vida mais saudável, escolha amigos como escolhe as hortaliças e frutas.
  6. Faça mais com menos – Otimizar processos, evitar desperdícios e cuidar da conservação dos equipamentos de trabalho são obrigações de quem quer continuar a obter bons resultados.
  7.  Faça o possível e o impossível para ajudar – Quando você verdadeiramente mostra que está interessado em ajudar, as pessoas ficam gratas e sentem que precisam retribuir de alguma forma.
  8. Declare seu amor pelo trabalho que faz – Gostar do que faz é básico, mas, se você não gosta, deve mudar de profissão. Caso contrário, diga para as pessoas o tanto que gosta e como se sente realizado fazendo o seu trabalho. Sua vida será ainda mais feliz e as pessoas vão te trazer ou te indicar trabalhos, assim terá mais dinheiro e prosperidade.

Leandro Branquinho é vendedor, publicitário, radialista e instrutor de atendimento e vendas.
Acesse o site: www.radiovendas.com ou converse com o autor pelo e-mail: [email protected]

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Leandro Branquinho, visite o site: www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos. Para conferir este artigo na íntegra, acesse a comunidade e leia o texto 10 bons conselhos para ser um excelente vendedor.

OPINIÃO DO LEITOR

“Quero agradecer a todos pelas dicas! Há quatro meses, trabalho na área de vendas e estou melhorando a cada dia, por isso agradeço a vocês pelo apoio e segurança. Desde que fui promovido para essa área, todos os meses consegui atingir minha meta e, com sucesso na liderança, já ganhei premiação!”
Nilson

PARA PENSAR

“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”
Winston Churchill

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima