A grande lição da primeira venda

A grande lição da primeira venda
Olá.

Nesta semana, durante a reunião de pauta para a produção de mais uma edição da revista VendaMais, comecei a pensar e debater com minha equipe editorial sobre a grande lição que aprendi com minha primeira venda. Eu era redator de uma agência de propagandas e minha função era confeccionar um anúncio de fogões para um grande veículo impresso local.

O que não foi minha surpresa quando, ao sentar com o cliente para discutir o briefing, descobri que ele tinha apenas seis fogões para comercializar. Mesmo jovem na área, percebi que o anúncio não seria a melhor opção para essa venda e sugeri que o consumidor ligasse para algumas construtoras, oferecendo o produto. Ele, por sua vez, respondeu-me negativamente, dizendo que aquela não era sua forma de trabalhar.

De volta à redação, decidi ousar e fiz três ligações. Em uma delas, consegui vender todos os fogões, justamente para uma construtora. Resultado? O cliente ficou supersatisfeito e eu quase fui despedido. Quiseram me tirar da redação e colocar na área de atendimento. Ali, percebi que a redação publicitária não era minha área. Como grande lição, conclui que é mais importante satisfazer o cliente que o chefe, mas aconselho: esteja preparado para aguentar as consequências.
 
Essa lembrança me deixou curioso para conhecer sua história. Como foi sua primeira venda? Qual foi a grande lição que você aprendeu com ela? Escreva para nós, envie um e-mail para: [email protected] e conte-nos sua primeira experiência em vendas.

Um grande abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro
https://vendamais.com.br

DICAS DO CONSULTOR DA SEMANA

12 formas para atender, conquistar e manter clientes
por Gemir Cassan

  1. Recepcione, identifique-se e deixe o cliente conhecer a empresa.
  2. Sorria. Faça de seu sorriso o melhor cartão de visita.
  3. Quando atender o consumidor, faça isso de corpo e alma. O foco deve ser somente nele.
  4. Olhe nos olhos do cliente e ouça atentamente o que ele disser.
  5. Fale sempre a verdade e exercite o perguntar mais que falar.
  6. Respeite o tempo do consumidor. Com agilidade e concentração todos ganham.
  7. Saiba que os clientes adquirem benefícios em qualquer produto ou serviço.
  8. Faça sugestões de acessórios, mas não ?empurre? o que o consumidor não precisa comprar.
  9. Cadastre seu cliente, acompanhe seus pedidos e fale com eles mensalmente.
  10. Mantenha-se tolerante, paciente e calmo ? além das expectativas, esses são ingredientes infalíveis para um bom atendimento.
  11. Você não é obrigado a prometer prazos, horários, entre outros, mas, se o fizer, cumpra-o.
  12. Seja ético, íntegro e sincero com todos os tipos de clientes e, assim, conquiste para sempre a confiança deles.

Gemir Cassan é consultor de gestão para pequenas e médias empresas e desenvolve produtos organizacionais, programas de qualidade, palestras, cursos e treinamentos.
Visite o site: http://www.gemircassan.com.br.

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Gemir Cassan, visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

OPINIÃO DO LEITOR

?Eu sabia que estava fazendo um ótimo investimento quando assinei a VendaMais, pois tenho certeza de que tudo que agrega valor na profissão e no dia a dia da equipe se reflete em conquistas. Gosto muito dessa revista porque ela traz matérias superinteressantes e sempre apimentadas com um desejo de vitória. A VendaMais é e sempre será a ferramenta dos supercampeões.”
Francione de Oliveira da Silva
Supervisor de filial da Paranaíba Motos Ltda.

PARA PENSAR

?Quando você estiver diante de uma pessoa importante, imagine-a de ceroulas. É assim que dirijo meus negócios?
Joseph Kennedy

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima