7 momentos para pedir indicações de novos clientes

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Quem trabalha com Vendas sabe a importância de trabalhar com indicações.

Estudos realizados pela Influitive mostram que, em ambientes B2B, contatos de prospecção iniciados com indicações tem uma taxa de conversão 70% mais alta e uma velocidade de fechamento 69% maior.

Do lado do consumidor, a influência de indicações e recomendações é clara. Estudos da Nielsen, por exemplo, mostram que 84% das pessoas comentam que sua principal fonte de confiança para comprar um produto ou serviço são recomendações e comentários de amigos, colegas e pessoas da família.

Baseado nisso, fica claro que pedir para que clientes satisfeitos recomendem e lhe indiquem é muito importante se quiser ter resultados melhores em Vendas.

Mas qual o melhor momento de fazer isso?

De maneira geral, é quando você acaba de entregar VALOR para o/a cliente.

Os 7 momentos de reconhecer isso e pedir indicações são:

  1. Quando o cliente lhe agradece.
  2. Quando o cliente lhe parabeniza.
  3. Quando o cliente comenta como ficou feliz/satisfeito.
  4. Quando o cliente consegue algum resultado significativo através do seu produto/serviço.
  5. Quando você entrega algo a mais do que o combinado (produto/serviço/experiência).
  6. Quando o cliente lhe dá uma nota acima de 9.00 numa pesquisa de satisfação (como NPS por exemplo).
  7. Como ferramenta de negociação quando o cliente pede algum benefício/vantagem (como um desconto, por exemplo).

E você: tem aproveitado estes momentos para pedir mais indicações/recomendações? Algum outro momento que incluiria na lista?

Abraço e boa$ venda$,
Raul Candeloro
Diretor