6 pilares da diferenciação

Fiz recentemente para o Sebrae MG (Uberaba) um seminário para 50 pequenos empresários falando sobre como podem diferenciar-se da concorrência.

Usando meu Decálogo como referência, fizemos uma autoavaliação dos pontos fortes e fracos de cada um e o que precisa ser feito para melhorar.

Nesses seminários tenho defendido também que a empresa tome uma decisão séria em termos de posicionamento. Para ter sucesso hoje em  dia, uma empresa precisa definir:

  1. Uma visão clara: tanto para ter uma conexão muito forte com um segmento específico de clientes (público-alvo) quanto na sua proposta de identidade e comunicação com o mercado.
  2. Uma mentalidade de evolução constante: resolvendo sempre os problemas de clientes (e aprendendo com o processo); experimentando sempre (descartando o que não funciona e investindo no que deu resultado) e sempre refinando o conceito da sua visão (a proposta de diferenciação perante os clientes).
  3. Excelência na execução: entrega da proposta de valor de maneira consistente, eficiente e com lucro; investimento forte no desenvolvimento de pessoas, criando barreiras contra a concorrência.
  4. Cultura e Valores: Atendimento de 1ª classe; ambiente de trabalho com energia positiva e equipe motivada; liderança focada em desenvolver pessoas e processos.
  5. Benefícios emocionais: Indo além das características de produtos ou de benefícios funcionais óbvios; permitindo que os clientes expressem uma parte das suas personalidades através da sua marca e proporcionando experiências diferenciadas para os clientes.
  6. Foco em necessidades não atendidas: oportunidades de mercado, falhas da concorrência, mudanças de hábito do público-alvo, mudanças sociais, frustrações e “irritadores” (coisas que desagradam os clientes).

Com base em tudo isso, desenvolvi uma metodologia que permite às empresas entenderem melhor o que precisam fazer para diferenciar-se se não quiserem brigar apenas por preço. Afinal de contas, do que adianta aumentar o faturamento se no final a lucratividade diminui? Existe um tipo de crescimento que é enganador e não sustentável. Com o Decálogo atacamos isso, analisando as causas e o que os clientes realmente valorizam, procuram e estão dispostos a pagar.

Com estas informações você já tem bastante material para organizar algumas reuniões internas e até mesmo um comitê de diferenciação. Mas se precisar de ajuda e quiser organizar na sua empresa ou associação um workshop sobre o assunto, para desenvolver com sua equipe ou associados estes assuntos, incluindo questionários, avaliações, resultados, discussões e apresentações em grupo e planos de ação, fale com a Luciane Michalski, que é quem cuida da minha agenda de palestras e workshops: luciane@editoraquantum.com.br

Abraços diferenciados,

Raúl Candeloro

P.S.: Semana de ExpoVM! Depois de um ano de planejamento, finalmente chegou… temos já mais de 320 inscritos, vai ser um grande evento, com certeza. Aos que leem agora e já estão inscritos – estamos esperando vocês! Aos que não poderão participar pessoalmente, na semana que vem falo mais sobre como foram as palestras, mas você pode ir acompanhando as novidades na página da VendaMais no Facebook.

ENTREVISTA

“O maior erro, sem dúvida é misturar os conceitos de marketing com estratégias de “bonificação”; seja nos hospitais, nas farmácias ou nos consultórios médicos. Eu sou totalmente contra esta conduta e acredito que o dinheiro não conquista e muito menos fideliza um cliente, mas deixa transparecer a falta de competência da empresa em ações sustentáveis”.

Confira a entrevista com Fernando Italiani.

PENSQUISA

Pesquisa da UCLA (University of California, Los Angeles)

Participe para ganhar um iPod Shuffle ou R$100!

Precisamos do seu feedback em uma nova produção, que permite localizar e gerenciar forças de trabalho usando QUALQUER aparelho celular!

Aumente sua produtividade!!

Gerentes de vendas: Chega de fazerem inúmeras ligações, ou de checarem seus controles de visitas para descobrirem quais clientes já visitou. Aumente seu tempo com os clientes e os resultados!

Vendedores: Chega de check-ins e viagens checando o horário para tudo!

Para mais informações e uma chance de ganhar um Ipod Shuffle, preencha o questionário no link abaixo. É rápido, menos de 5 minutos do seu tempo. São várias chances de ganhar!!

https://www.surveymonkey.com/s/UCLA-Research

OPINIÃO DO LEITOR

Josemar Santos via Facebook – A Revista VendaMais é excelente. Eu tenho a assinatura há anos. Me ajuda muito!!!

PARA PENSAR

“Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho”.
Theodore Roosevelt