6 dicas práticas para encantar e fidelizar clientes

André Silva apresenta seis ações práticas de relacionamento para você surpreender, encantar e fidelizar clientes. Confira!

Há algum tempo, cconheci uma vendedora de consórcios chamada Rita que tinha um diferencial…

Todo fim de ano, Rita comprava cartões de Natal e escrevia à mão uma mensagem de carinho e esperança. Depois, enviava para todos os seus clientes! A sua mão tinha bolhas de sangue, fiquei impressionado com a determinação daquela profissional.

Depois que ministrei a palestra na empresa em que ela trabalhava, chamei-a e perguntei:

“Notei que estava mandando mensagens de final de ano para os seus clientes. Por que você faz isso?”

Ela respondeu:

“André, eu faço porque amo a minha profissão, e reconhecer o maior patrimônio da minha vida é o mínimo que posso fazer”.

Quando ela falou isso, o seu olhar já estava brilhando!

E ela não apenas envia os cartões. Além disso, ela ainda liga para todos os clientes para confirmar que eles tinham recebido o mimo.

Fantástico, concorda?

Ela investia um pouco do seu bolso e fazia o cliente se sentir único! Dessa forma, blindava o ataque de qualquer concorrente que quisesse vender consórcio para o seu cliente.

Entrar em contato para vender é o que a maioria faz, mas como você se torna diferente e exclusivo na percepção do cliente?

Uma pessoa quando recebe um presente surpresa fica emocionada justamente porque não estava esperando. Ou seja, é o fator surpresa que impacta e mexe na sua emoção, tornando-o o único na sua percepção.

Preparei seis dicas poderosas para você mandar “presentes surpresa” aos seus clientes e se diferenciar da concorrência. Acompanhe!

Dica 1 para fidelizar clientes:
Mostre como o seu produto/serviço pode ajudá-lo

Escreva um artigo mostrando os principais benefícios que o seu produto vai oferecer e como ele será beneficiado a curto, médio e longo prazo.

Dica 2 para fidelizar clientes:
Mande um SMS ou WhatsApp

Uma excelente maneira de valorizar o seu cliente é mandando uma mensagem de impacto para o seu celular no início da semana. Afinal, essa é uma atitude diferente, ousada e que estreita a relação com ele. Ele não está esperando e, mais uma vez, você não vendeu nada, apenas fez questão de ser lembrando como alguém que tem uma missão de agregar valor ao seu negócio.

 Dica 3 para fidelizar clientes:
Use as informações sobre o cliente a seu favor

Você pode, por exemplo, descobrir a data em que a empresa do cliente foi inaugurada e mandar fazer uma placa com uma mensagem impactante e que valorize esse momento histórico da sua trajetória empresarial.

Depois que estiver pronto, mande entregar no dia exato do aniversário. Não pense em quanto você vai gastar, mas na felicidade que estará estampada no rosto do cliente quando receber esse prêmio na sua empresa.

Dica 4 para fidelizar clientes:
Dê um mimo inesperado

Fiquei espantado com a loja de conveniência de um posto de gasolina que me ligou para dar uma revisão cortesia e um brinde pela data do meu aniversário. Nunca tinha acontecido isso comigo!

Fui correndo buscar. Era um jogo de miniferramentas para usar em momento de apuro no automóvel ou em casa.

Apesar de pagar um pouco mais, eu não troco esse posto, pois esse mimo pela lembrança do meu aniversário fortaleceu os nossos vínculos.

O que você tem feito de diferente para estreitar a relação com os seus clientes?

Dica 5 para fidelizar clientes:
Conquiste na informalidade

Sabe aquele papo informal que você tem com o cliente na cafeteria ou no restaurante, quando ele fala um pouco das suas preferências pessoais, da sua família e de seu estado emocional atual? É o momento oportuno para conhecê-lo melhor e descobrir informações que podem ajudá-lo a fazer dele um cliente fiel.

Digamos, por exemplo, que nessas conversas você descobriu que ele adora saborear um shushi. Portanto, você pode se programar para, em um dia especial, enviar um prato surpresa para ele com um cartão dentro!

Já se ele gosta de um bom vinho, você pode mandar uma garrafa da sua marca preferida com um cartão escrito à mão e com a sua assinatura pessoal. Com isso, você acaba de personalizar algo muito impactante e valioso na sua percepção. S

erá que o seu concorrente está fazendo algo nesse sentido? O que acha de sair na frente com uma atitude diferenciada e encantadora de fidelização?

Dica 6 para fidelizar clientes:
Agradeça e reconheça o cliente

Sempre que você conseguir um resultado brilhante em vendas, mande um e-mail para todos os seus clientes agradecendo pelo apoio, pela ajuda e pela confiança que depositaram no seu trabalho.

Quando você agradece e compartilha o seu sucesso com eles, a relação fica mais estreita e com menos chance de um concorrente entrar no seu território. Já criou um e-mail de reconhecimento?

Sabe o que diferencia um campeão de um perdedor?

A vontade de ajudar os clientes sem o interesse de receber nada em troca. Com essa atitude proativa, o universo devolve tudo em dobro para você.

Como você vai aplicar as dicas na prática? Quando? Agora? Então, liste as ações num bloco de anotações e comece aplicar no seu negócio de acordo com o seu mercado.

Um forte abraço e ótimos negócios.

andre silva – artigo sobre fidelizar clientesAndré Silva – Palestrante de motivação e vendas. Escreve para a revista VendaMais e já escreveu o livro vendedores de alta performance. Faz parte do projeto gigante das vendas organizado pela Vendamais e ministra palestras para grandes empresas em todo o mercado nacional.

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