InfluĂȘncia tem alguns sinĂŽnimos interessantes que chamariam a atenção de qualquer vendedor de alta performance. Por exemplo, âprestĂgioâ, âautoridade moralâ, âpreponderĂąnciaâ, âpersuasĂŁoâ. Todas palavras importantes no momento de ajudar um cliente a tomar uma decisĂŁo de compra.
Robert Cialdini, autor do livro As Armas da Persuasão (Ed. Sextante) é uma autoridade no assunto e seu trabalho tem sido referenciado hå anos tanto pela praticidade quanto pela eficåcia (tanto é que dedicamos uma matéria sobre o assunto na edição de maio/junho da VendaMais).
Nesse livro, Cialdini cita seis princĂpios chave para vocĂȘ aumentar sua influĂȘncia, assunto que Ă© fundamental para quem quer ter alta performance em vendas (inclusive, as inscriçÔes para meu curso APV estĂŁo abertas. Saiba mais acessando www.institutovendamais.com.br):
1) Fazer as pessoas gostarem de vocĂȘ: Dale Carnegie jĂĄ tinha falado sobre isso no clĂĄssico em Como fazer amigos e influenciar pessoas e todo vendedor sabe disso. Ser percebido como agradĂĄvel e simpĂĄtico facilita muito seus relacionamentos, pois as pessoas preferem comprar de quem elas GOSTAM. Para isso, vocĂȘ precisa entender o perfil do cliente e se adaptar a ele.
2) Reciprocidade: Aqui vale o famoso ditado âĂ dando que se recebeâ ou âUma mĂŁo lava a outraâ. Sempre que vocĂȘ fizer algo por outra pessoa, normalmente ela ficarĂĄ de certa maneira com uma âdĂvidaâ com vocĂȘ. Ă claro que algumas pessoas se aproveitam disso, mas a imensa maioria passa a respeitar e a valorizar fazer negĂłcios com vocĂȘ.
3) Prova social: Testemunhais de outros clientes satisfeitos sĂŁo uma grande arma e, infelizmente, pouquĂssimo utilizada. Na verdade, a maior parte dos vendedores nem faz pĂłs-venda e, por isso, nĂŁo consegue juntar testemunhais de clientes satisfeitos (o que Ă© uma pena e um desperdĂcio). A melhor forma de consertar isso rapidamente Ă© começar a fazer pĂłs-venda de maneira muito consistente, perguntando sempre aos clientes que nota lhe dĂŁo para o atendimento, de 0 a 10. Sempre que alguĂ©m lhe der 9 ou 10, peça um testemunhal escrito (por e-mail, por exemplo). E crie um caderno de testemunhais para mostrar aos clientes e prospects sempre que precisar. Isso Ă© muito bom tambĂ©m por que documenta para o prĂłprio cliente sua satisfação (alguns clientes âesquecemâ o bom atendimento e precisam ser relembrados mais tarde!).
4) ConsistĂȘncia: Outro conceito muito interessante na questĂŁo da influĂȘncia Ă© a consistĂȘncia. E por que ela Ă© importante? Porque diversos estudos mostram que temos uma tendĂȘncia muito grande a fazer aquilo que nos comprometemos a fazer. Por exemplo, imagine que eu pergunte para vocĂȘ: âA que horas prefere que eu passe por aĂ para conversarmos â Ă s 15h ou Ă s 17h?â. VocĂȘ me responde âĂs 17hâ. Nesse momento, o princĂpio da consistĂȘncia começa a funcionar. No momento em que vocĂȘ pensou, escolheu e verbalizou publicamente esse horĂĄrio, as chances de vocĂȘ realmente bloquear sua agenda e me receber aumentam imensamente. Note que Ă© completamente diferente eu perguntar: âPosso passar aĂ Ă s 17h?â. Mesmo que vocĂȘ responda âsimâ, esse sim tem bem menos força (bem menos consistĂȘncia) do que convidar vocĂȘ a escolher entre dois horĂĄrios.
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