5 sinais que indicam que é necessário demitir um cliente

quando e como demitir cliente

Por Janaina Manfredini

Confira alguns dos sintomas de que há uma crise entre cliente e fornecedor e veja como reconhecer quando é preciso demitir um cliente

Quando uma empresa materializa a própria ideologia, através da Visão, Missão, Propósito, Cultura e Valores, está documentando não apenas palavras bonitas para exibir no site institucional. Está na verdade, tornando pública a maneira com que atua no dia a dia e como acredita que deveria ser o caminho seguido por todos, colaboradores e clientes.

Mas se no meio desse caminho surgem parceiros com posturas e crenças que não estão de acordo com o que a empresa acredita e defende? E se, para piorar, esse parceiro na verdade é um cliente que representa uma boa fatia da lucratividade do negócio? Quem vence: razão ou faturamento?

Se essa pergunta fosse tão simples de ser respondida, empresários em diferentes segmentos teriam algumas noites de sono bem mais tranquilas. Fato é que essa situação é mais comum do que se imagina.

Nem todo cliente serve para a empresa e isso não é um problema. Existem cenários diferentes para essa relação, de empresas que precisam de proximidade com clientes e de empresas que não requerem nenhum tipo de contato ou conexão.

Vamos analisar o primeiro cenário, onde cliente e fornecedor precisam dar um match. E se essa conexão não acontecer, o perfeito é nem começar essa relação para evitar desgaste futuro desnecessário.

Mas e se o cliente já está na carteira, o que fazer? Neste caso, vale uma avaliação de ônus versus bônus: liste o que está entre prós e contras do cliente na empresa. Confira a seguir 5 sinais rápidos e eficientes para uma análise superficial:

  1. Respeito

O cliente trata a equipe do fornecedor com educação, critica para evolução do trabalho, compreende e aceita prazos e acordos estabelecidos em contrato? Ou a relação chegou a tal ponto que a equipe obedece para não se incomodar?

Atenção: acordar para evitar atritos compromete a qualidade da entrega, o famoso “fazer para não ter que lidar com o problema”.

  1. Espertinho

O cliente pede algo que não está no contrato. A empresa se posiciona. Mas como o cliente reage quando tenta “ganhar” algo que não está em contrato? Age na defensiva e exige uma entrega maior do que o acordado do mesmo jeito? Desconfie dessa postura, pois a ética deve existir de maneira bilateral sempre.

  1. Transparência e confiança

Como é a comunicação? Existe a verdade em toda a relação? Existe confiança de ambos os lados? Caso uma das partes se sinta enganada, essa relação já está com os dias contatos. É como um casamento, a sensação de traição não é saudável, concorda?

  1. Desgaste 

A equipe trabalha muito mais para atender pedidos que surgem fora do escopo e mesmo assim o cliente não está satisfeito com a entrega? Atenção, a equipe pode ficar a tal ponto esgotada e começar a falhar com outros clientes. E trabalhos fora do escopo provavelmente não estão orçados, o que se forem frequentes, compromete a rentabilidade do projeto.

  1. O cliente entendeu o seu papel? 

O cliente entendeu o que está comprando e como vai receber isso? E o fornecedor está maduro para não se deslumbrar com o faturamento e ser superficial nessa checagem?

Se apesar de inúmeras explicações sobre o papel do fornecedor, o cliente parece não entender ou não querer entender e a todo momento faz pedidos cada vez mais fora do escopo, cuidado. Das duas uma: o cliente não entende o papel do fornecedor ou quer usar a artimanha de pedir o máximo até quando o fornecedor aguentar.

>> Exclusivo para assinantes: Saiba como criar um processo efetivo de gestão da carteira de clientes

Este são alguns dos “sintomas” de uma postura em crise entre cliente e fornecedor. Mas lembre-se: geralmente é possível evitar esse tipo de atrito. A começar pela equipe de vendas e prospecção que, quando bem preparada, pode filtrar clientes que realmente façam sentido à empresa.

Claro que tem muita coisa além dessa afinidade ideal como, por exemplo, o equilíbrio financeiro. Mas nesse caso, diante de uma possibilidade de cliente com postura fora da Missão, Visão e Valores, a equipe tem que perceber o quanto valerá atender aquela conta. Quanto vale o esforço?

Como demitir um cliente?

Depois de ter todas as tentativas de ajustes fracassadas, use a verdade e transparência. Deixe claro que se não está bom para o fornecedor, não está bom para o cliente. Pode acreditar nisso.

Coloque os pontos que estão prejudicado a prestação de serviço, cumpra as regras do distrato e deixe claro que para ambos os lados a melhor saída é de fato o “divórcio”. E depois, foco em um novo relacionamento mais de acordo com as próprias crenças.

Janaina Manfredini

Janaina Manfredini é consultora em Gente, Gestão e Estratégia.

 

 

Leia também:

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima