Recentemente publicamos dois artigos sobre disciplina em vendas. Os textos, editados a partir da edição de fevereiro de 2016 da VendaMais, falam sobre planejamento e foco, a relação entre disciplina e liderança e como líderes de vendas podem desenvolver o lado disciplinado de seus liderados.
Porém, nada do que foi falado vai surtir efeito se você, o próprio líder, não for uma pessoa disciplinada. Sabendo disso, Marcelo Caetano e Raul Candeloro, diretores da VendaMais, apresentam cinco ótimas dicas para você cuidar da sua disciplina. São elas:
1 – Faça listas
Essa atitude simples pode fazer total diferença na forma como você gerencia as tarefas do seu dia a dia e, consequentemente, pode ajudá-lo a ser mais disciplinado.
Tudo começa, claro, com a disciplina para adquirir o hábito de fazer listas. Raul Candeloro sugere que sempre antes de dormir, você liste as coisas que deve fazer no dia seguinte. Assim, você já consegue organizar sua agenda, priorizando as tarefas, e vai dormir mais tranquilo, sabendo tudo o que vai fazer na manhã seguinte.
Depois, vem o segundo passo, que é o de seguir o que você determinou em sua lista. Candeloro compartilha que esse é um processo que pode demorar a ser assimilado e que ele foi aos poucos treinando a si mesmo para transformar em hábito. “Eu queria ser rápido, eu queria ser ágil, fazer tudo, mas eu entendi que eu estava sendo muito ineficiente e estava começando a ficar infeliz, porque eu não conseguia fazer tudo o que eu queria, o meu tempo estava sendo improdutivo. E no final do dia eu dizia para mim mesmo que tinha feito várias coisas, mas, na verdade, não havia feito nada de concreto. Então, eu comecei a dizer não e a direcionar minhas atividades. E a palavra era essa: disciplina. Não tem como usar outro termo. Eu comecei a aprender a colocar limite em algumas coisas”, conta.
Veja Também
2 – Bloqueie espaços na agenda para imprevistos
Para conseguir seguir à risca a sua lista de tarefas, sem se atrapalhar por conta das interrupções, deixe um espaço bloqueado em sua agenda. Determine, por exemplo, que das 14 às 15 horas você não irá marcar nada. Assim, se surgir alguma emergência ou uma atividade surpresa, você já tem aquele tempo livre – e não prejudica o andamento das outras tarefas. Se não surgir nada, você pode usar aquele tempo para ler mais sobre o seu mercado ou adiantar tarefas que estavam programadas para outros dias, por exemplo. O importante é ter esse espaço bloqueado. Candeloro comenta que isso funciona como um estepe de tempo, uma área de escape dentro do seu dia, caso precise. “O interessante é que as pessoas acham que disciplina é uma coisa de outro mundo, que é uma atitude, uma filosofia, que nem todos conseguem atingir, quando, na verdade, é possível com a ajuda de algumas tarefas simples, que ajudam a melhorar muito a sua rotina – tal como esse bloqueio de tempo”, explica.
3 – Faça primeiro o que você não gosta
Sabe aquela tarefa que você não gosta muito de fazer e que sempre acaba deixando para depois? Que tal fazê-la primeiro? Ao impor essa regra, você pode mudar completamente o seu dia. Quando você faz, antes de tudo, a atividade que não gosta, você passa o resto do dia se sentindo mais leve, pois sabe que já tirou aquele “peso” de suas obrigações.
Nesse sentido, é importante também levar em consideração o nosso biorritmo, que é o ciclo de energia que temos durante o dia. Se você é uma pessoa que tem mais energia de manhã, separe atividades mais difíceis para aquele horário – e deixe as mais fáceis para quando você estiver em um ritmo mais lento. Se você colocar atividades pesadas para aqueles momentos que sua energia está baixa, seu rendimento vai ser prejudicado.
Marcelo Caetano cita o exemplo de uma empresa que realizava reuniões de inovação às 17 horas. Nesse momento, todos já estavam cansados e pensando em ir embora, e a reunião nunca rendia nada. Então, resolveram mudar a hora do encontro para o período da manhã. A evolução foi radical e a reunião passou a ser cheia de criatividade e participação. Só com uma simples mudança de horário, tudo ficou melhor. Então, procure já montar sua agenda pensando no seu biorritmo (e no biorritmo da equipe), isso vai contribuir e muito para que você mantenha a disciplina e melhore a performance.
4 – Comece o dia falando com seus liderados
Comece o dia conversando com as pessoas que você influencia diretamente. Ou seja, pare e pense: quais as principais pessoas que vão ajudá-lo a chegar aos seus objetivos? É fundamental estar próximo desse círculo de profissionais. “Eu preciso acionar meus colaboradores-chave nas primeiras horas do dia. Porque eles vão produzir o dia inteiro de acordo com a conversa que tivermos. Essas pessoas vão trabalhar por mim ou pelas ideias que a gente formulou juntos”, destaca Caetano.
A sugestão de Caetano é que nessas conversas, você e seus liderados alinhem as atividades do dia. Isso funciona porque uma coisa é cobrar o profissional mensalmente, outra, bem diferente, é acompanhar o dia a dia dele. Isso faz com que o líder conheça mais a capacidade do vendedor e saiba se ele está apto ou não para o trabalho. “Quando você começa a ter sistematicamente uma conversa com três ou quatro pessoas que estão no seu raio de influência, isso faz você ser disciplinado, faz com que essa disciplina vá para a sua equipe também. E aí, você, líder, consegue influenciar positivamente o grupo com o qual você trabalha”, explica.
5 – Seja fiel ao planejamento
Estabelecer metas para o seu dia e seguir suas tarefas sempre com elas em foco é um excelente exercício de disciplina. O fato de ser fiel ao planejamento também vai ajudar você a entender melhor as suas atitudes e saber o que tira o seu foco e – por que isso acontece. Se você não segue o planejamento, vai ficar relutante diante das atividades sem saber se faz aquilo ou não, pois você não tem um norte a seguir – aí, fica mais fácil desviar a atenção e esquecer a meta.
Você tem uma dica sobre disciplina em vendas?
O que você faz para ser mais disciplinado em sua rotina? Conte pra nós nos comentários e ajude outras pessoas a se tornarem mais produtivas.
Receba toda semana dicas poderosas para ajudar você, vendedores e empresas do Brasil a venderem mais e melhor! Clique aqui e inscreva-se na e-zine VendaMais.
1 comentários.