5 dicas para quem vai abrir ou já tem o seu próprio negócio

Por Miguel Gomes

Hoje quero falar para as micro e pequenas empresas, muitas delas geradas a partir do empreendedorismo de necessidade. Ou seja, o sujeito é demitido e por diversos fatores se vê forçado a empreender para sobreviver. E devido às necessidades que vão se apresentando uma após a outra, o “new empresário”, vamos chamar assim, sai dando tiro para tudo que é lado, fazendo o que é possível para ganhar o seu rico dinheirinho.

O que acontece em seguida é o que vemos todos os dias. O nascimento de novos negócios e também o enterro de novos negócios, pois tudo que é gerado pela necessidade e não passa por um planejamento mínimo precisa de muita sorte e muita persistência para sobreviver. E, convenhamos, sorte não é uma boa coisa para se contar neste momento crucial.

Então resolvi colocar uma lupa sobre a situação e contribuir com estes valorosos e corajosos empresários. Corajosos, porque empreender no Brasil exige uma dose cavalar de coragem. A luta contra tudo e contra todos é grande. Então vamos as dicas que eu preparei para você:

  1. Defina qual o problema que você quer resolver

Antes de sair dando tiro em todas as árvores para ver qual macaco cai, o ideal é que você encontre um problema que precisa de solução. Quando você vende solução para “o problema”,  você começa a se desgarrar da população mundial que vende produto ou serviço e assim pode praticar preços mais rentáveis para o seu negócio.

>> Exclusivo para assinantes: confira as tendências que precisam entrar em seu planejamento comercial
  1. Conheça o seu cliente ideal

Este é o segundo passo para ter sucesso, trabalhar com um grupo de clientes que tenha o problema que você resolve com o seu produto ou serviço. Desta forma, a prospecção e a abordagem ficam facilitadas e focadas e o resultado é muito mais rápido.

  1. Domine OS 4 c´s de vendas

Cada “C” vem de uma vertente da matriz do conhecimento.  Conhecimento Técnico do produto ou serviço, Conhecimento do Mercado de Atuação, Conhecimento da Concorrência e Conhecimento dos Processos de entrega do seu produto ou serviço.

  1. Aprenda a vender, afinal vender não é apenas um talento, um dom

Vender é uma habilidade que você desenvolve da mesma forma que desenvolve músculos na academia. Aprenda as técnicas e utilize, analise o resultado, corrija o erro, refaça a estratégia e mude a abordagem até conseguir fechar o negócio.

  1. Tenha persistência

Esta, sem dúvida nenhuma, é uma das mais importantes competências de um vendedor de sucesso. Durante o dia você vai receber muitos “nãos” pela frente, mas se desistir nunca vai chegar ao fechamento do pedido e muito menos ao sucesso que busca.

Porém, é importante não confundir a persistência com a teimosia. O persistente não descansa enquanto não obtém o resultado e, durante as tentativas, vai mudando a abordagem, o foco, a forma de trabalhar. Já o teimoso também não desiste, porém ele sempre tenta da mesma forma, mesmo não tendo resultado nenhum.

Bem, são 5 dicas para quem está iniciando no mundo do empreendedorismo e busca conquistar o seu lugar ao sol. É claro que ser um empreendedor de sucesso não se resume somente as essas dicas, mas já é um ponto de partida.

Uma última contribuição? Sim, estude, informe-se, recicle as técnicas e as habilidades que você conhece e as que não conhece! Só assim terá um sucesso permanente. Lembre-se: não existe sucesso no mundo dos negócios sem vendas saudáveis e cíclicas.

Valeu as dicas?

Miguel Gomes é especialista em vendas e liderança, executive & business coach e consultor empresarial sênior. Saiba mais em: www.miguelgomescoach.com.br

Leia também: