As 5 chaves da Liderança Exponencial

Muito se fala a respeito de liderança ultimamente. Mas como se manter atualizado e na vanguarda de um mundo volátil, que se transforma e se reinventa constantemente a uma velocidade cada vez mais rápida e imprevisível? Não existe uma resposta única e concreta para esta pergunta. Porém existem algumas chaves que, se aplicadas no nosso cotidiano, se tornam hábitos poderosos para nos manter líderes atualizados e sempre prontos para os desafios que estão por vir. São eles:

  1. Pare de dizer NÃO e diga simplesmente TALVEZ

Procure segurar o primeiro impulso de dizer “não”. A negativa acaba bloqueando todo um mundo de possibilidades. Entretanto, quando dizemos simplesmente “talvez”, abrimos as portas para novas ideias e a inovação entra pelo mesmo caminho. E, nos dias de hoje, inovar é quase sempre um excelente caminho. Devemos dizer a nós mesmos que se dermos à nova ideia uma atenção construtiva, ela pode mostrar seus méritos e se tornar extremamente valiosa.

  1. Tenha a mente aberta

Os líderes exponenciais não procuram ter razão. Eles buscam sempre o resultado e, para isso, não têm medo de mexer no status quo da empresa. Estão de ouvidos sempre abertos e criam uma cultura onde a comunicação e informação devem transitar de forma transparente e clara para que as melhores oportunidades possam fluir, se tornando projetos promissores e, futuramente, fontes de renda vigorosas para a companhia. Não importa de quem foi a ideia, o importante é não a deixarmos escorregar por entre os dedos.

  1. Amplie sua visão

Nunca se contente com apenas uma alternativa. Procure ampliar seus horizontes de possibilidades. A mente humana é fantástica e muitas vezes acabamos a subestimando quando não aprofundamos mais em determinados assuntos. Quando falamos de mente, não estamos falando apenas da sua como líder, estamos falando de todas as mentes envolvidas em um projeto e que compõem o seu time. Tenha a certeza sempre que há um jeito melhor de executar uma tarefa. Entenda que os líderes do futuro estão sempre um passo à frente, porque se acostumaram a ser incomodados e não acomodados.

  1. Receba os problemas positivamente

Entenda que ninguém procura um incompetente para auxiliar a resolver seus problemas. Se você é procurado pela sua equipe nesses momentos, é um sinal de confiança, entretanto temos que cuidar para não desenvolver um clima de dependência. A melhor forma de tornar a si e sua equipe mais eficaz é estimular as novas ideias e alternativas de soluções. Procure orientar sua equipe a sempre que tiver um problema já trazer alternativas de solução. Dessa forma, você continua sendo a referência de liderança e ganha o comprometimento e interação do time na solução dos problemas.

  1. Foco no crescimento contínuo

A busca pelo desenvolvimento está no DNA do líder exponencial. Ele tem o entendimento que nenhum profissional está plenamente preparado para trilhar toda uma carreira. A riqueza deste profissional está justamente no seu conhecimento adquirido ao longo desta trajetória, não importa se aprendeu em um doutorado, mestrado, MBA, treinamentos, com a diretoria ou com o novo estagiário. O que importa é que aprenda algo novo. Ser profundamente interessado nas atividades da empresa, do mercado e dos negócios é o que os coloca à frente do seu tempo e na maioria das vezes os torna tão exponenciais. Quando acreditamos que não temos mais nada a aprender, nos tornamos facilmente profissionais obsoletos. E convenhamos, ninguém quer ficar para trás.

Jean Oliskovicz liderança exponencialJean Oliskovicz é especialista em desenvolvimento humano e liderança. É terapeuta comportamental e master coach e, ao longo dos últimos 14 anos, suas palestras e treinamentos já impactaram positivamente a vida de mais de 130 mil pessoas. Atualmente ocupa o cargo de presidente do Instituto OLISCORP. Sua missão é auxiliar a todos com quem trabalha a ampliarem seus resultados e a superarem seus desafios. Para saber mais, entre em contato com Jean por:  (48) 99662-1400. Email: presidencia@oliscorp.com.br

Leia também: