5 blogs corporativos inspiradores

Quase duas décadas após seu surgimento, eles já podem ser considerados “velhinhos” no meio on-line. Os blogs desenvolveram-se em paralelo à própria web. Depois de servirem como diários virtuais, chegaram ao mundo corporativo, tornando-se um poderoso canal para as empresas se comunicarem e se relacionarem com seus públicos.

Essa plataforma acompanhou as mudanças do mundo digital e, hoje, mais do que nunca, é uma ferramenta social que serve para criar diálogo com seus clientes, passando informações institucionais e conteúdos úteis para o dia a dia deles e também para o mercado.

Pensando no potencial que esse canal tem para fortalecer a relação entre sua marca e seu público, fizemos uma lista com blogs de empresas que estão utilizando muito bem essa ferramenta – seja informando seus clientes, prestando contas ou oferecendo conteúdo especializado.

São excelentes fontes de inspiração para você começar a pensar na criação do seu próprio canal.

Blog Consultoria Natura

–> Visite: blogconsultoria.natura.net

blogs corporativos - 1Antes mesmo dos consumidores finais, um importante público da Natura são seus consultores e consultoras. Atuando como representante de vendas, eles levam os produtos da empresa aos clientes. O objetivo desse canal é fortalecer o relacionamento com esse grupo e mantê-lo atualizado sobre campanhas, promoções, novidades e informações dos produtos e da empresa.

Para se inspirar: Os consultores Natura estão espalhados pelo Brasil e a proposta do blog é permitir que a empresa se comunique de forma centralizada e interativa com esse público. Centralizada porque os representantes sabem que ali encontrarão as informações de que precisam para vender cada vez mais e melhor. E interativa porque, no campo de comentários, podem tirar suas dúvidas e dar opiniões.

Se você tem uma equipe de vendas que atua em diferentes regiões, esse modelo pode trazer grandes resultados, aproximando (mesmo que virtualmente) sua equipe e levando mais informações a todos.

Blog do Varejo – Gazin Atacado

–> Visite: blog.gazinatacado.com.br

blogs corporativos - 2Um dos grandes desafios das empresas ao se comunicarem com seus públicos é entender o que eles querem saber e qual é a linguagem ideal para transmitir isso. Atuando no atacado e atendendo principalmente lojistas de pequeno e médio porte, a Gazin Atacado mostra que conhece muito bem seus clientes. No blog, são publicados conteúdos relacionados a questões que o varejista vive no dia a dia (como dicas sobre técnicas de venda e sobre manutenção de estoque), utilizando uma linguagem simples, objetiva e didática.

Para se inspirar: O Blog do Varejo atua como complemento a diversas outras atividades educacionais que a Gazin Atacado oferece a seus clientes. A Academia do Varejo (www.gazinatacado.com.br/academia-varejo), com cursos on-line para formação de líderes, é um exemplo disso. Enquanto o blog traz dicas pontuais e para o dia a dia, a Academia apresenta conteúdos mais aprofundados sobre gestão.

Você pode fazer algo parecido em sua empresa. Utilize o blog como observatório para entender quais são os temas que seu público mais gosta e procura e ofereça materiais mais detalhados sobre eles em outros canais – como por e-mail, em videoaulas, em revistas especiais e assim por diante.

Blog Consul

–> Visite: www.consul.com.br/blog

blogs corporativos - 3Se não fosse pelo símbolo da Consul na página, seria difícil perceber que esse blog é da empresa. Isso porque o foco do canal é trazer temas de interesse do público final. Tem receitas, dicas de decoração e utilidades domésticas. Isso tudo relacionado aos produtos que a marca comercializa e às necessidades do seu público, claro. Mas nenhum texto fala dos produtos em si. O foco é mostrar tudo o que o consumidor pode fazer com eles, expondo e explicando seus benefícios na prática.

Para se inspirar: Esse é um belo exemplo de como se comunicar e se relacionar com os clientes sem ficar falando só da empresa o tempo todo. A Consul sabe que seu cliente, quando compra um processador de alimentos, por exemplo, tem uma expectativa sobre o que ele pode fazer. Por isso, no blog, ela dá diversas opções de receitas em que o consumidor pode transformar o produto em algo que trará felicidade e bem-estar.

Quando estiver pensando em temas para o seu blog, amplie sua visão, não foque apenas nas informações institucionais que gostaria que seu público conhecesse. Pense sempre no que o seu consumidor/cliente espera e no que ele precisa. Além disso, revele como ele pode utilizar seus produtos e serviços na prática, mostrando o real valor do que você vende para o dia a dia dessas pessoas.

Blog ContaAzul

–> Visite: contaazul.com/blog

blogs corporativos - 4Esse é outro caso que mostra que utilizar a linguagem e o conteúdo corretos para seu público é o caminho para fazer um blog corporativo de sucesso. O público principal da ContaAzul, sistema de gestão para micro e pequenas empresas, são os empreendedores. O blog traz respostas para as principais dúvidas de quem está começando seu próprio negócio ou de quem pretende empreender no futuro. Se a proposta da ferramenta que eles vendem é ajudar o pequeno empresário no seu dia a dia, faz sentido que o blog tenha o mesmo objetivo.

Para se inspirar: Um dos destaques do blog ContaAzul são os casos de sucesso, com histórias de empreendedores que conseguiram superar dificuldades usando a solução oferecida pela empresa. É importante trazer casos reais para que o público se identifique e se aproxime da marca.

Conte as histórias de sucesso que a sua empresa ajuda a construir. Mais do que uma prova de que seu produto ou serviço funciona, é a confirmação de que sua empresa está cumprindo a missão de ajudar seus consumidores.

Blog Whole Foods

–> Visite: wholefoodsmarket.com/blog

blogs corporativos - 5A Whole Foods é uma rede norte-americana de supermercados que tem como missão ajudar as pessoas a comer de forma mais saudável. Suas lojas oferecem alimentos naturais e orgânicos e o blog da Whole Foods também traz esse conceito. Além de receitas saudáveis, ele apresenta dicas de sustentabilidade para melhor preparar e conservar os alimentos, evitando ao máximo o desperdício, mostra caminhos que as pessoas devem seguir para levar um estilo de vida com cada vez menos produtos químicos e industrializados – trazendo, por exemplo, lições sobre como espantar mosquitos de forma natural – e assim por diante.

Para se inspirar: A proposta da empresa (e do blog) é ajudar seu público a superar um desafio. Com tantas opções de alimentos processados à disposição, é mesmo muito difícil colocar em prática aquilo que já sabemos: que comer de forma mais natural é mais saudável. O blog traz dicas pontuais que ajudam a promover essa missão na prática. A série de posts sobre o que comer durante a semana é um exemplo disso.

Você sabe qual é o principal desafio de seu consumidor e de que forma sua empresa pode ajudá-lo a resolvê-lo? Sim? Deixe isso claro no seu blog! Mostre empatia quanto ao problema e conhecimento para auxiliar seu cliente e conquiste a atenção do público.

Bons exemplos, não é mesmo? Mas essa lista não termina aqui. Em uma das edições mais recentes da VendaMais, apresentamos ainda outros cinco blogs corporativos que são excelentes fontes de inspiração para quem deseja fazer de seu blog para uma ferramenta de vendas.

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