4 recados rápidos e um “para pensar”

Olá campeão, olá campeã! Tudo bem com você?

Hoje a e-zine está curta e direta ao ponto: são quatro recados rápidos e um ponto para pensar sobre a preguiça camuflada.

Vamos primeiro aos recados:

Recado 1: Agenda VM
Recado 2: Campanha Semana da SuperAção
Recado 3: Webinário Treinamento em Vendas
Recado 4: Pesquisa Fechamento de Vendas

1) Agenda VM

Como fazemos todos os anos (e o único ano que não fizemos levamos uma bronca!), lançamos novamente a Agenda VendaMais, a única agenda do Brasil 100% focada em vendas.

Além de incorporarmos várias ideias e sugestões que assinantes e clientes nos deram, escolhemos como tema SuperAção – todos os meses tem um artigo para falar das atitudes que levam vendedores e vendedoras à SuperAção.

Se quiser garantir a sua, já em fase de pré-venda (e, portanto, com preço especial), acesse
https://agendavendamais.com.br.

Se você é gestor/a de uma equipe de vendas e quer dar um excelente presente de final de ano para sua equipe, aproveite e peça para o grupo inteiro!

Se quiser receber um orçamento para um pacote de Agendas VM, me avise (raul@vendamais.com.br) que eu peço para alguém da minha equipe falar com você sobre isso.

2) Campanha Semana da SuperAção

Como você deve ter acompanhado, na semana passada fizemos um “intensivo SuperAção”, com textos motivacionais diários e histórias de SuperAção. Foi um sucesso e tivemos muitos comentários, testemunhais e participações.

Esta semana vamos enviar um PDF com todas as histórias. Para receber o seu, acesse https://conteudos.vendamais.com.br/semana-da-superacao.

3) Webinário Treinamento em Vendas

Na semana que vem, vou gravar uma aula sobre Treinamentos de Vendas junto com Karen Jardzwski, nossa diretora de treinamentos na VendaMais e hoje uma das principais especialistas no Brasil em treinamento de vendedores. Estou usando o 5w2h para guiar nossa conversa, mas também gostaria de feedback e sugestões de perguntas (postei isso no meu Facebook e já tenho uma lista de pessoas que mandaram).

Basicamente o que estou pedindo: se você tem alguma pergunta ou dúvida sobre Treinamento de Vendas e gostaria que ela fosse respondida durante a aula/webinário, qual seria essa dúvida ou pergunta?

Se quiser enviar alguma sugestão, por favor faça por e-mail (raul@vendamais.com.br) e coloque “Pergunta Treinamento de Vendas” no assunto, assim já separo e consigo dar prioridade à sua mensagem.

Depois de gravada a aula mando o link para quem quiser assistir. E nas próximas e-zines falo sobre outras aulas que estou preparando com o Marcelo Caetano (sobre como montar uma central de inteligência e também planos de remuneração baseados em cestas de indicadores – o pessoal está fazendo tudo errado!).

4) Pesquisa Fechamento em Vendas

Estamos concluindo a maior pesquisa já realizada no Brasil sobre Fechamento de Vendas.

Fechamento, um dos passos mais importantes da venda, onde as coisas acontecem (ou não!).

Muita técnica para aprender, muitos erros a evitar, muita aprendizagem e experiência – tudo que estamos compartilhando diretamente com os participantes da pesquisa (em breve, o resumo de tudo isso sairá na VendaMais).

Caso tenha interesse em contribuir, colaborar e trocar informações e experiências sobre Fechamento de Vendas, acesse bit.ly/pesquisa-fechamento e participe!

E por falar em fechamento… para fechar, um “para pensar”, conforme prometido.

Algo que venho pensando com frequência e que eu chamo de “preguiça camuflada”.

Camuflagem, de acordo com Wikipédia, é o conjunto de técnicas e métodos que permitem a um dado organismo ou objeto permanecer indistinto do ambiente que o cerca.

A preguiça camuflada, então, pela minha definição, é quando você sabe que tem que fazer alguma coisa importante, mas começa a enrolar com coisinhas menores só para fazer de conta que está fazendo alguma coisa produtiva/útil, quando no fundo sabe que só está enrolando.

Como tenho usado isso no meu dia a dia: sendo sincero e honesto comigo mesmo. Quando vejo algo na minha lista de tarefas do dia e pulo porque é chato/difícil/longo/complicado, na hora paro e me questiono: “Por que fiz isso? Por que pulei essa tarefa?”.

Se a resposta é por preguiça e noto que ela está tentando se camuflar, criei como regra que imediatamente tenho que fazer aquilo e parar de enrolar.

Resultado: chego ao final do dia com as tarefas mais importantes/relevantes/estratégicas todas resolvidas. Parei de empurrar coisas para a frente – o meu eu “amanhã” sempre me agradece e levo uma vida muito melhor e mais equilibrada.

Então, já fica a dica: quando você se pegar evitando alguma tarefa, veja se não é a preguiça tentando se camuflar.

Abraço e boa $emana