22 ideias para você ser lembrado constantemente pelos seus clientes

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Um dos assuntos que abordei com um grupo de empresários com os quais faço mentoria em São José do Rio Preto (SP) na semana passada foi sobre como estar presente na frente do cliente o máximo do tempo possível.

A pergunta era: “O que podemos fazer para que o cliente se lembre de nós na hora de comprar de forma a facilitar a venda?”Surgiram mais de vinte ideias que já estão sendo aplicadas e colocadas em prática pelas empresas que participam do grupo de mentoria. Como “lição de casa”, cada empresa na sala escolheu uma ideia da lista que ainda não está colocando em prática para fazer um plano de ação para aplicar.

Tenho sido bastante firme em reforçar que a teoria é fundamental para dar sustentação e opções, mas o que faz a diferença é colocar em prática.

Se você ficou curioso sobre essa lista, não se preocupe: aqui está. Espero que lhe dê boas ideias sobre formas de estar mais presente na frente dos seus clientes – isso ajuda muito nos esforços de lealdade e fidelização.

Organizei a lista de A a V, mas queria completar o alfabeto, e para isso faltam quatro dicas. Pode me ajudar a completar a lista? Que outras sugestões você poderia dar para alguém que quer reforçar sua presença na frente do cliente?

  1. Definir, clarificar e comunicar constantemente quais são seus DIFERENCIAIS, tanto para clientes internos (equipe de vendas, por exemplo) quanto clientes externos.
  2. Padronizar a marca (onde ela é aplicada, como, formatos, cores, etc.). Aliás, subentende-se que você tem um logotipo atraente e chamativo. Se não tem, cuide disso também!
  3. Desenvolver um plano de mídia, mesmo que simples. Um 5W2H de anúncios, locais, investimento, público-alvo, temas de campanhas.
  4. Acompanhar todo o processo de compra do cliente até o final (atendimento diferenciado é uma excelente forma de branding!).
  5. Treinar vendedores com frequência – não só na parte de conhecimento de produto e de vendas, mas em atendimento.
  6. Oferecer treinamentos e palestras para clientes.
  7. Oferecer brindes para o cliente (dois tipos: voltados ao trabalho e/ou voltados ao lazer).
  8. Dar cartões de vale-presente (aniversário do cliente ou da compra do cliente).
  9. Enviar mensagens por mídias sociais (lembre-se da regra do 80/20: 80% das mensagens de relacionamento, 20% com propostas comerciais).
  10. Estimular indicações boca a boca de forma proativa, com ou sem premiações/incentivos.
  11. Participar de feiras e eventos.
  12. Pedir proativamente testemunhais e depoimentos.
  13. Passar a trabalhar marketing de conteúdo, publicando artigos e posts no site da empresa com conteúdo educativo em relação ao mercado, produtos e serviços.
  14. Organizar webinários para responder dúvidas e perguntas de clientes e prospects.
  15. Gravar vídeos técnicos simples, curtos, respondendo as perguntas e dúvidas mais frequentes de clientes e prospects.
  16. Pesquisar constantemente a satisfação de clientes.
  17. Criar um comitê interno para lidar com as respostas e sugestões decorrentes das pesquisas de satisfação de clientes.
  18. Trabalhar mídia indoor (para o varejo, mas de forma mais criativa com qualquer tipo de cliente – como e onde posso fazer ele colar um adesivo ou poster com nossa marca?).
  19. Apostar na boa e velha propaganda em rádio, jornal, televisão, outdoor, de preferência de forma bem dirigida e focada nos seus diferenciais e em atrair o público-alvo correto.
  20. Aumentar a frequência de contatos com clientes (de preferência visitas pessoais ou telefonemas, mas respeitando a preferência de contato do cliente)
  21. Promover encontros presenciais e eventos exclusivos para clientes.
  22. Criar um pacote de boas-vindas para todo cliente que realizar a primeira compra.
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E aí, pode me ajudar a completar a lista?

Que outras sugestões você poderia dar para alguém que quer reforçar sua presença na frente do cliente?

A sua empresa ou você, como vendedor, tem feito algo para ser lembrado constantemente pelos clientes?

Se quiser participar, deixe seu comentário aqui:
www.facebook.com/raul.candeloro/posts/1118598268228576

Abraço e boa$ venda$,

Raul Candeloro
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