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Atenção líderes comerciais!
Começam em Fevereiro/2020 as aulas do curso Gestão de Equipes Comerciais (GEC)
O único curso 100% prático para gestores e líderes de equipes comerciais do Brasil
Mais informações: [email protected]
Ou pelo site: www.queroparticipardogec.com
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Olá campeão, olá campeã!
Hoje quero falar sobre LIDERANÇA (Liderança que é justamente o tema do primeiro módulo do GEC, meu curso de Gestão de Equipes Comerciais cujas aulas começam agora em Fevereiro/2020).
Embora todo mundo esteja na correria normal de final de ano, este assunto da Liderança é super importante porque noto que muitos e muitas líderes não entendem o impacto que sua forma de liderar e de comunicar provocam na equipe.
Se um ou uma líder quer melhores resultados da equipe, então ELE/ELA líder tem que ser o primeiro a dar o exemplo e melhorar.
Não adianta só cobrar mudanças e melhorias da equipe de vendas se o próprio gestor ou gestora está parado/a, acomodado/a ou é resistente a mudanças e melhorias.
Por exemplo, imagine um gerente de vendas normal. Você acha que ele/ela:
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Teve a preparação adequada para fazer um bom planejamento estratégico, incluindo o estabelecimento de metas para cada canal de vendas e cada vendedor da sua equipe?
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Teve a preparação adequada para fazer um excelente processo de recrutamento e seleção de bons vendedores para montar sua equipe? (Este é o tipo de coisa que todo mundo acha que sabe fazer e quando vai ver está fazendo um monte de coisas erradas…).
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Teve a preparação adequada para treinar corretamente a equipe? Como treinar, o que treinar, quando treinar, como medir resultado/ROI de treinamento?
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Teve a preparação adequada para montar um bom sistema de remuneração? Um sistema que remunere bem o vendedor mas incentive a rentabilidade e as melhores práticas?
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Teve a preparação adequada para se comunicar de forma hábil e eficiente com a equipe, incluindo feedbacks diários, semanais e mensais? (Outra área que todo mundo acha que sabe fazer mais aí descobre que tinha muito para melhorar).
Essas são apenas 5 das 10 áreas da liderança que trabalhamos no GEC.
E não é só no esforço e na raça que se conseguem bons resultados. Um líder tem que ser obviamente engajado e motivado, mas se ele/ela não tiver os conhecimentos e habilidades que precisa ter como líder, vai ser sempre o freio de mão puxado da equipe.
Líder: não seja o freio de mão puxado da sua equipe!!!
A quantidade de vezes que uma equipe de vendas não atinge seus resultados por causa do líder, e não por causa da própria equipe, é enorme.
Um dos feedbacks mais frequentes que recebo no GEC é justamente esse: líderes surpresos por estarem cometendo erros que nem eles/elas enxergavam ou sabiam que estavam fazendo. O que chamamos de ‘pontos cegos’ da liderança.
O que nos leva ao assunto de hoje, que são as 20 características comuns que vejo nos líderes comerciais de equipes de alta performance:
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Visão clara sobre o que querem, como querem, quando querem, porque querem.
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Desenvolvimento de um perfil mais analítico, focados em resultados, gestão por indicadores.
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Focados no cliente e na equipe.
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Entendem que só conseguem seus resultados como líderes se a equipe conseguir seus resultados também.
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Evitam e resolvem rapidamente conflitos.
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Conseguem alinhar e traduzir de maneira simples prática e objetiva planejamento estratégico em planejamento tático em planejamento operacional.
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Abertos e adeptos da melhoria contínua (da equipe, de processos mas principalmente de si mesmos).
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Fazem perguntas o tempo inteiro, questionadores. Porque? Porque assim e não assado? Porque não? E se…? Sempre procurando entender e desenvolver.
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Decidem rápido, não são gargalos.
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Constroem relacionamentos baseados na confiança mútua com cada membro da equipe.
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Comunicam-se bem, com frequência e de várias formas.
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Tem inteligência emocional desenvolvida, para lidar com si mesmos e com os outros. Suportam bem as várias pressões que recebem diariamente.
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Tem uma visão positiva e otimista da vida, das metas, da possibilidade de superação, da equipe.
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Tem sempre um plano B (e C) caso o plano A não funcione.
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Só recrutam gente boa.
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Acreditam em treinamento e no desenvolvimento da equipe.
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Criam um ambiente positivo e produtivo de trabalho – pressão positiva.
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Dão feedback constante para a equipe, de forma individual, para que cada um saiba exatamente como está indo, o que está fazendo bem feito e onde precisa melhorar.
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Respeitam e estimulam o equilíbrio saudável entre a vida pessoal e a profissional.
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? Qual outra característica você incluiria aqui?
É justamente sobre estes assuntos que falo no módulo de Liderança do GEC. Precisamos cada vez mais de líderes comerciais preparados!
O mercado exige isso, a sua empresa exige isso, clientes exigem isso e sua equipe de vendas também.
Não adianta só treinar os vendedores… supervisores, gerentes e diretores também precisam de treinamento e de capacitação!
E o GEC é o curso perfeito para isso.
Além do módulo de Liderança, falamos também sobre:
- Indicadores de performance
- Recrutamento e seleção de vendedores
- Treinamento de equipes de vendas
- Remuneração em vendas (fixo, comissão/variável, bonificações, etc.)
- Comunicação com a equipe de vendas (reuniões, feedback, eventos)
- Campanhas de vendas… e muito mais.
Conforme dizem todos meus alunos nos depoimentos, muito mais prático, útil e objetivo do que uma pós ou mestrado. E com resultados imediatos no seu faturamento e rentabilidade (se quiser, veja os testemunhais sobre isso na página do curso).
Mais informações sobre o GEC – Gestão de Equipes Comerciais – você encontra aqui:
Abraço, obrigado e boas vendas,
Raul Candeloro
Diretor
Grupo VendaMais
“Vendas levado a sério”