20 características de um GECAP: gestor de equipes comerciais de alta performance

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Atenção líderes comerciais!
Começam em Fevereiro/2020 as aulas do curso Gestão de Equipes Comerciais (GEC)
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Olá campeão, olá campeã!

Hoje quero falar sobre LIDERANÇA (Liderança que é justamente o tema do primeiro módulo do GEC, meu curso de Gestão de Equipes Comerciais cujas aulas começam agora em Fevereiro/2020).

Embora todo mundo esteja na correria normal de final de ano, este assunto da Liderança é super importante porque noto que muitos e muitas líderes não entendem o impacto que sua forma de liderar e de comunicar provocam na equipe.

Se um ou uma líder quer melhores resultados da equipe, então ELE/ELA líder tem que ser o primeiro a dar o exemplo e melhorar.

Não adianta só cobrar mudanças e melhorias da equipe de vendas se o próprio gestor ou gestora está parado/a, acomodado/a ou é resistente a mudanças e melhorias.

Por exemplo, imagine um gerente de vendas normal. Você acha que ele/ela:

  1. Teve a preparação adequada para fazer um bom planejamento estratégico, incluindo o estabelecimento de metas para cada canal de vendas e cada vendedor da sua equipe?

  2. Teve a preparação adequada para fazer um excelente processo de recrutamento e seleção de bons vendedores para montar sua equipe? (Este é o tipo de coisa que todo mundo acha que sabe fazer e quando vai ver está fazendo um monte de coisas erradas…).

  3. Teve a preparação adequada para treinar corretamente a equipe? Como treinar, o que treinar, quando treinar, como medir resultado/ROI de treinamento?

  4. Teve a preparação adequada para montar um bom sistema de remuneração? Um sistema que remunere bem o vendedor mas incentive a rentabilidade e as melhores práticas?

  5. Teve a preparação adequada para se comunicar de forma hábil e eficiente com a equipe, incluindo feedbacks diários, semanais e mensais? (Outra área que todo mundo acha que sabe fazer mais aí descobre que tinha muito para melhorar).

Essas são apenas 5 das 10 áreas da liderança que trabalhamos no GEC.

E não é só no esforço e na raça que se conseguem bons resultados. Um líder tem que ser obviamente engajado e motivado, mas se ele/ela não tiver os conhecimentos e habilidades que precisa ter como líder, vai ser sempre o freio de mão puxado da equipe.

Líder: não seja o freio de mão puxado da sua equipe!!!

A quantidade de vezes que uma equipe de vendas não atinge seus resultados por causa do líder, e não por causa da própria equipe, é enorme.

Um dos feedbacks mais frequentes que recebo no GEC é justamente esse: líderes surpresos por estarem cometendo erros que nem eles/elas enxergavam ou sabiam que estavam fazendo. O que chamamos de ‘pontos cegos’ da liderança.

O que nos leva ao assunto de hoje, que são as 20 características comuns que vejo nos líderes comerciais de equipes de alta performance:

  1. Visão clara sobre o que querem, como querem, quando querem, porque querem.

  2. Desenvolvimento de um perfil mais analítico, focados em resultados, gestão por indicadores.

  3. Focados no cliente e na equipe.

  4. Entendem que só conseguem seus resultados como líderes se a equipe conseguir seus resultados também.

  5. Evitam e resolvem rapidamente conflitos.

  6. Conseguem alinhar e traduzir de maneira simples prática e objetiva planejamento estratégico em planejamento tático em planejamento operacional.

  7. Abertos e adeptos da melhoria contínua (da equipe, de processos mas principalmente de si mesmos).

  8. Fazem perguntas o tempo inteiro, questionadores. Porque? Porque assim e não assado? Porque não? E se…? Sempre procurando entender e desenvolver.

  9. Decidem rápido, não são gargalos.

  10. Constroem relacionamentos baseados na confiança mútua com cada membro da equipe.

  11. Comunicam-se bem, com frequência e de várias formas.

  12. Tem inteligência emocional desenvolvida, para lidar com si mesmos e com os outros. Suportam bem as várias pressões que recebem diariamente.

  13. Tem uma visão positiva e otimista da vida, das metas, da possibilidade de superação, da equipe.

  14. Tem sempre um plano B (e C) caso o plano A não funcione.

  15. Só recrutam gente boa.

  16. Acreditam em treinamento e no desenvolvimento da equipe.

  17. Criam um ambiente positivo e produtivo de trabalho – pressão positiva.

  18. Dão feedback constante para a equipe, de forma individual, para que cada um saiba exatamente como está indo, o que está fazendo bem feito e onde precisa melhorar.

  19. Respeitam e estimulam o equilíbrio saudável entre a vida pessoal e a profissional.

  20. ? Qual outra característica você incluiria aqui?

É justamente sobre estes assuntos que falo no módulo de Liderança do GEC. Precisamos cada vez mais de líderes comerciais preparados!

O mercado exige isso, a sua empresa exige isso, clientes exigem isso e sua equipe de vendas também.

Não adianta só treinar os vendedores… supervisores, gerentes e diretores também precisam de treinamento e de capacitação!

E o GEC é o curso perfeito para isso.

Além do módulo de Liderança, falamos também sobre:

  • Indicadores de performance
  • Recrutamento e seleção de vendedores
  • Treinamento de equipes de vendas
  • Remuneração em vendas (fixo, comissão/variável, bonificações, etc.)
  • Comunicação com a equipe de vendas (reuniões, feedback, eventos)
  • Campanhas de vendas… e muito mais.

Conforme dizem todos meus alunos nos depoimentos, muito mais prático, útil e objetivo do que uma pós ou mestrado. E com resultados imediatos no seu faturamento e rentabilidade (se quiser, veja os testemunhais sobre isso na página do curso).

Mais informações sobre o GEC – Gestão de Equipes Comerciais – você encontra aqui:

www.queroparticipardogec.com

Abraço, obrigado e boas vendas,

Raul Candeloro
Diretor
Grupo VendaMais
“Vendas levado a sério”

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