20 características da liderança de equipes comerciais de alta performance

indicadores de vendas

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Atenção, líderes comerciais!
Começam em fevereiro as aulas do curso Gestão de Equipes Comerciais (GEC)
O único curso 100% prático para gestores e líderes de equipes comerciais do Brasil
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Olá, campeão. Olá, campeã!

Hoje quero falar sobre liderança mais uma vez (liderança que é justamente o tema do primeiro módulo do GEC, meu curso de Gestão de Equipes Comerciais, cujas aulas começam em fevereiro).

Este assunto é superimportante porque noto que muitos líderes não entendem o impacto de sua forma de liderar e de se comunicar na equipe.

Se um ou uma líder quer melhores resultados do time, então ele/ela tem que ser o primeiro a dar o exemplo e melhorar.

A questão é que 99% dos gestores comerciais no Brasil não estão preparados para isso.

Por exemplo: imagine um gerente de vendas. Você acha que ele:

a) Teve a preparação adequada para fazer um bom planejamento estratégico, incluindo o estabelecimento de metas para cada canal de vendas e cada vendedor da sua equipe?

b) Teve a preparação adequada para fazer um excelente processo de recrutamento e seleção de bons vendedores para montar sua equipe? (Esse é o tipo de coisa que todo mundo acha que sabe fazer e quando vai ver está fazendo um monte de coisas erradas).

c) Teve a preparação adequada para treinar corretamente a equipe? Como treinar, o que treinar, quando treinar, como medir resultado/ROI de treinamento?

d) Teve a preparação adequada para montar um bom sistema de remuneração? Um sistema que remunere bem o vendedor, mas incentive a rentabilidade e as melhores práticas?

e) Teve a preparação adequada para se comunicar de forma hábil e eficiente com a equipe, incluindo feedbacks diários, semanais e mensais? (Outra área que todo mundo acha que sabe fazer, mas aí descobre que tinha muito para melhorar).

Essas são apenas cinco das dez áreas da liderança que trabalhamos no GEC.

A verdade é que gerir uma equipe de vendas é mais ou menos como ser pai ou mãe: todo mundo pode e acha que consegue, mas nem todo mundo é bom pai ou mãe naturalmente.

E não é só no esforço e na raça que se consegue bons resultados. Um líder tem que ser obviamente engajado e motivado, mas se não tiver os conhecimentos e habilidades que precisa ter, vai ser sempre o freio de mão puxado da equipe.

Líder: não seja o freio de mão puxado da sua equipe! A quantidade de vezes que uma equipe de vendas não atinge seus resultados por causa do líder, e não por causa da própria equipe, é enorme.

O que nos leva ao assunto de hoje, que são as 20 características que vejo nos líderes comerciais de equipes de alta performance:

  1. Visão clara sobre o que querem, como querem, quando querem, por que querem.
  2. Desenvolvimento de um perfil mais analítico, focado em resultados, gestão por indicadores.
  3. Focados no cliente e na equipe.
  4. Entendem que só conseguem seus resultados como líderes se a equipe conseguir seus resultados também.
  5. Evitam e resolvem rapidamente conflitos.
  6. Conseguem alinhar e traduzir de maneira simples, prática e objetiva planejamento estratégico em planejamento tático, em planejamento operacional.
  7. Abertos e adeptos da melhoria contínua (da equipe, de processos, mas principalmente de si mesmos).
  8. Fazem perguntas o tempo inteiro, são questionadores. Por quê? Por que assim e não assado? Por que não? E se…? Sempre procurando entender e desenvolver.
  9. Decidem rápido, não são gargalos.
  10. Constroem relacionamentos baseados na confiança mútua com cada membro da equipe.
  11. Comunicam-se bem, com frequência e de várias formas.
  12. Têm inteligência emocional desenvolvida para lidar com si mesmos e com os outros. Suportam bem as várias pressões que recebem diariamente.
  13. Têm uma visão positiva e otimista da vida, das metas, da possibilidade de superação, da equipe.
  14. Têm sempre um plano B (e C), caso o plano A não funcione.
  15. Só recrutam gente boa.
  16. Acreditam em treinamento e no desenvolvimento da equipe.
  17. Criam um ambiente positivo e produtivo de trabalho – pressão positiva.
  18. Dão feedback constante para a equipe, de forma individual, para que cada um saiba exatamente como está indo, o que está fazendo bem feito e onde precisa melhorar.
  19. Respeitam e estimulam o equilíbrio saudável entre a vida pessoal e a profissional.
  20. ? Qual outra característica você incluiria aqui?

É justamente sobre esses assuntos que falo no módulo de Liderança do GEC. Precisamos cada vez mais de líderes comerciais preparados!

O mercado exige isso, a sua empresa exige isso, clientes exigem isso e sua equipe de vendas também.

Não adianta só treinar os vendedores. Supervisores, gerentes e diretores também precisam de treinamento e de capacitação!

E o GEC é o curso perfeito para isso.

Além do módulo de Liderança, falamos também sobre:

  • Indicadores de performance.
  • Recrutamento e seleção de vendedores.
  • Treinamento de equipes de vendas.
  • Remuneração em vendas (fixo, comissão/variável, bonificações etc.).
  • Comunicação com a equipe de vendas (reuniões, feedback, eventos).
  • Campanhas de vendas.
  • E muito mais!

Conforme dizem todos meus alunos nos depoimentos, muito mais prático, útil e objetivo do que uma pós ou mestrado. E com resultados imediatos no seu faturamento e rentabilidade (se quiser, veja os testemunhais sobre isso na página do curso).

Mais informações sobre o GEC – Gestão de Equipes Comerciais – você encontra aqui: www.queroparticipardogec.com

Abraço, obrigado e boas vendas

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