15 perguntas inteligentes de vendas e marketing para vender mais em momentos de crise

Olá Campeão, olá Campeã, tudo bem?

David Newman, autor do livro Do It Marketing, publicou recentemente na sua newsletter exclusiva para clientes uma lista com 33 perguntas que você deveria estar se fazendo para revisar seu marketing, seu processo de vendas e encontrar novas oportunidades neste momento que estamos passando.

Aqui tem uma versão resumida com 15 dessas perguntas para dar-lhe um excelente direcionamento (exercício perfeito para fazer em grupo!).

Mas antes de falar das 15 perguntas para se fazer em momentos de crise e vender mais, dois recados rápidos:

a) Estamos com o congresso online A Empresa Antifrágil a todo vapor. Ontem falaram o professor Vilhena (FGV – Pequeno Manual da Sobrevivência Covid-19), Carol Manciola (Desafios da venda presencial no mundo digital) e o Caetano (O Futuro das Vendas).

Hoje, 3ª feira, falam o Noronha (O Mundo Parou. E agora?) Tathiane Deandhela (especialista em produtividade pessoal) e Karen Jardzwski (nossa diretora de Treinamentos na VM, falando sobre Treinamento de Vendedores via EaD),

Inscrições gratuitas aqui: www.aempresaantifragil.com.br

b) Caetano e sua equipe de consultores na Soluções VendaMais lançaram oficialmente nossa linha de Diagnósticos VM, para você fazer um verdadeiro raio-x do seu modelo comercial e da sua equipe de vendas.

Nós já tínhamos algumas opções desse “raio-x” comercial mas agora, com a ajuda do consultor Fabiano Silva, da nossa equipe de SP, realmente chegamos a um nível de excelência sem comparação no Brasil. Só a VendaMais consegue fazer esse diagnóstico, com essa profundidade, no Brasil.

Em momentos como este, lembro-me de uma frase de Napoleão que minha mãe sempre repetia: “Devagar que tenho pressa”.

Se você quer revisar a forma como vem trabalhando e se adaptar ao novo normal em vendas e nos negócios, comece do jeito certo: fazendo o diagnóstico da sua situação atual e quais os melhores caminhos para evoluir.

São 3 opções disponíveis, com níveis de complexidade/aprofundamento/investimento progressivos, para contemplar empresas pequenas, médias e grandes.

Mais informações: https://materiais.solucoesvendamais.com.br/diagnostico-comercial

Recados dados, vamos para as 15 perguntas inteligentes de vendas e marketing para vender mais em momentos de crise. Lembrando que a ideia é apresentar as perguntas como exercício de brainstorming na sua empresa, principalmente entre a equipe comercial mas possivelmente com outros departamentos da empresa (e, dependendo do grau de relacionamento, até mesmo com clientes) para criar novas oportunidades comerciais.

  1. Como podemos oferecer uma versão gratuita ou com RISCO ZERO do nosso produto/serviço/solução?
  2. Como podemos diferenciar de maneira bem humorada nosso relacionamento com o mercado e comunicação com clientes?
  3. Como podemos mapear o mercado para descobrir quais clientes estão comprando mais?
  4. O que deveríamos estar fazendo MAIS? Onde deveríamos estar ACELERANDO?
  5. O que deveríamos estar fazendo MENOS? Onde deveríamos estar DESACELERANDO?
  6. Além de nosso produto/serviço/solução, que outro tipo de valor podemos criar para os clientes?
  7. Qual foi a decisão mais inteligente que você tomou nos últimos 30 dias? Porque?
  8. Qual foi a pior decisão que você tomou nos últimos 30 dias? Porque?
  9. Aonde estamos tendo resultados excepcionais, internamente ou no mercado?
  10. Aonde estamos falhando ou lentos e precisamos melhorar?
  11. Como sabemos que os relatórios e indicadores de performance que estamos usando são os indicadores certos? Precisamos mudar algo em relação a isso?
  12. Quais são as características dos nossos melhores clientes neste momento?
  13. Quais são as características dos piores clientes? E dos mais complicados?
  14. O que poderíamos adicionar à nossa proposta de valor que permitisse criar uma proposta super premium?
  15. O que poderíamos eliminar/simplificar da nossa proposta de valor que permitisse criar uma proposta mais acessível?

Compartilhe estas perguntas com sua equipe, priorizando uma ou duas que achar mais pertinentes para sua realidade atual e peça que todos contribuam com novas ideias/sugestões, depois votem e criem algo novo.

Com certeza absoluta terão muitas coisas novas para apresentar nas próximas semanas!

Caso alguma delas evolua, depois compartilhe seus resultados – sempre gosto de acompanhar, pois reforça nossa missão de ajudar vendedores e empresas do Brasil a venderem mais e melhor.

Abraço e boa$ venda$, espero ter ajudado,
Raul Candeloro
Diretor

P.S.: Vou compartilhar a lista completa das 33 perguntas com o grupo VIP do NEXT, meu grupo de mentoria online para empresários, em encontros nesta 3ª feira 5/05 às 19:00 (já lotado) e na 4ª feira 6/05, ainda com vagas disponíveis.

São exercícios assim que proponho, apresento e compartilho nessas reuniões online. Sempre bem prático e objetivo, que o momento pede seriedade e agilidade.

Felizmente, existem ferramentas e formas de pensar que levam de maneira consistente a encontrar soluções e saídas. Você só precisa conhecer essas ferramentas e ser direcionado/a na forma correta de usá-las – sozinho/a, com a equipe, com clientes.

São apenas 12 empresários/as ou executivos/as em cargo de alta direção por encontro e os assuntos giram sempre em torno das ideias e iniciativas inteligentes que o próprio grupo está colocando em prática, mais tira-dúvida direto comigo sobre como aproveitar melhor as oportunidades criadas pela situação atual e como enfrentar problemas de gestão comercial e empresarial do dia a dia.

Caso tenha interesse em participar, mande-me um e-mail: [email protected]

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