10 sinais de que você não é um bom gerente de vendas

10 sinais de que você não é um bom gerente de vendas

Elo fundamental entre a liderança da empresa e a equipe comercial, o gerente de vendas é responsável por entender e ajudar a definir estratégias, traduzi-las em metas para a equipe e depois recrutar, treinar, remunerar, incentivar e supervisionar a equipe na execução. Quando feito isso corretamente, o líder consegue uma equipe “afinada”, que entrega/supera a meta de maneira consistente e sustentável – sem loucuras, sem matar a equipe, sem se indispor com todo mundo, sem malandragens.

Ocorre que, em muitas empresas, encontramos gerentes que não são bem líderes. Eles, na verdade, são vendedores em posição de supervisão, que “ficaram” gerentes com remuneração mais fixa do que variável e com títulos mais pomposos. Mas têm claramente várias lacunas em termos de liderança.

Lacunas todos temos e precisamos trabalhar sempre para melhorá-las. O problema é que as deficiências de um chefe influenciam toda a equipe, principalmente quando ele não tem a humildade de aceitá-las e trabalhar com a equipe para melhorar. Ao contrário, o mau gerente terceiriza a culpa e a responsabilidade. Num ambiente assim, não dá para culpar os vendedores por não atingirem as metas. Com o passar do tempo, temos uma equipe disfuncional e problemática. Algumas mais, outras menos, mas todas com performances crônicas e consistentemente abaixo do ideal.

Normalmente essas equipes têm alguns destes sintomas (quanto mais sintomas, mais disfuncional e maior a urgência de o líder assumir a responsabilidade pela situação):

Baixa performance – Esse é o sintoma mais evidente. Se uma pessoa na equipe não atinge o resultado, a responsabilidade é dela. Se todos não atingem, a responsabilidade é do gerente.

Turnover alto – Um pouco de turnover é bom, porque oxigena a equipe. Mas turnover alto entre os melhores na equipe é um problema.

Alta liderança atravessando hierarquia – O alto escalão da empresa, normalmente reservado e mais distante, começa a atravessar a hierarquia e falar diretamente com os vendedores, principalmente para cobrar resultados imediatos a qualquer custo.

Isolamento – Um departamento não pode estar isolado ou em constante guerra com todo o restante da empresa. É falha de liderança.

Gritos, berros e ameaças – Quanto maior o volume, maior o problema. Principalmente se vem de uma pessoa que era calma, mas começou a mudar a forma de se comunicar por estresse, fadiga mental e falta de opção.

Desorganização sob pressão – Decisões se transformam em ações e ações em resultados. Se as decisões começam a ser tomadas de maneira desorganizada (o famoso “dar tiros para todos os lados”), com certeza há um problema.

Relacionamentos estremecidos – No trabalho e muitas vezes em casa também. Paga-se um preço alto ao se estressar com todos à sua volta.

Baixo nível de energia na equipe – As pessoas andam olhando para baixo, ombros caídos, cara amarrada. As pessoas postam: “Finalmente é sexta-feiraaaaa!” no seu Orkut ou Facebook. O grupo fica feliz e alegre quando o líder não está.

Feedback inexistente – Só críticas e acusações. O famoso, perdão pela expressão, “fodeback”. Nenhum trabalho de desenvolvimento é levado a sério.

Falta de ética – Mesmo pessoas honestas às vezes sucumbem à pressão prolongada por resultados e fazem coisas das quais depois têm vergonha ou pouco orgulho.

A rotina de vendas não é fácil e há dias nos quais mesmo uma equipe boa passa por esses sintomas. Isso é normal. O que não pode acontecer é confundir sintomas (efeitos/consequências) com causas – e, principalmente, não se pode terceirizar a responsabilidade.

Vendedores têm que chamar para si, sim senhores, a responsabilidade de atingir metas que muitas vezes eles/elas mesmos se propuseram. E de procurarem se desenvolver sempre. Mas o gerente também precisa assumir sua responsabilidade pelos resultados e pelo nível de energia da equipe.

Só assim se consegue a cumplicidade, a confiança e a transparência entre vendedor e gerente: esses, sim, os grandes sintomas de uma equipe saudável.

Abraço e boas vendas!
Raúl Candeloro

Entrevista

“Estamos criando rios de dados digitais, que cada vez mais pintam um retrato de nosso comportamento, nossos gostos e preferências como compradores, pacientes, eleitores, até mesmo como potenciais terroristas e amantes”.

Confira a entrevista com Stephen Baker.

Artigo da semana

Por que perdemos vendas?

Por Professor Paulo Sérgio Buhrer

Há uma série de razões pelas quais não conseguimos vender nossos produtos ou serviços, desde a má qualidade daquilo que oferecemos, ao atendimento insosso que dispensamos aos clientes. 

Contudo, tomando emprestado conceitos do grande Shinyashiki, tenho visto que quatro motivos têm tirado muita grana do bolso das empresas, e, claro, dos vendedores. São eles: 

1. Pessoas desapaixonadas: são pessoas que entraram numa profissão, já sem paixão nenhuma, ou, aos poucos, perderam a vontade, a paixão pelo trabalho que fazem. As pessoas, normalmente, perdem a paixão no trabalho por dois motivos: são mal pagas e mal tratadas como ser humano. O líder de vendas precisa ficar antenado de como as pessoas estão se sentindo na empresa, bem como quanto estão recebendo pelo que fazem. E, para você que se sente desapaixonado pela empresa na qual trabalha, é importante reconhecer que isso não vai melhorar as coisas. Portanto, você precisa decidir se vai se apaixonar de novo por ela, ou se a troca por outra. Não tem outro jeito de ir na direção correta se não resolver essa situação. 

2. Ambiente de trabalho ruim: em todos os sentidos, o ambiente de trabalho deve ser estimulante. Um lugar sujo, onde o banheiro mais parece um de praça pública já demonstra que as pessoas na empresa não são bem tratadas. Há empresas que colocam aquele papel higiênico tipo “papelão” no banheiro dos colaboradores, porém, no dos chefes, o papel é até perfumado. Os colaboradores de cargo menor percebem essas sutis diferenças. Um ambiente ruim também é aquele onde não há progresso, e as pessoas percebem que façam ou não façam, tenham qualidade ou não tenham, sempre ficarão no mesmo lugar. Outro ponto importante para que um ambiente seja considerado ruim é a falta de elogios, reconhecimentos, não apenas financeiros, mas, de um “valeu, você é fera, parabéns”. Madre Tereza já disse que ansiamos mais pela apreciação do que pelo pão. Eu, humildemente, diria a você que não se preocupasse tanto com elogios, afinal, os campeões na vida não dependem de elogios. Mas, diria aos líderes para que elogiem a vontade seus colaboradores, porque isso faz uma grande diferença para a maioria deles. 

3. Quebra da palavra: falta muita honestidade no mundo, ou melhor, nas pessoas. O colaborador entra para trabalhar prometendo dar somente o seu melhor, porém, isso não dura mais que o período do contrato de experiência. Empresas que prometem progresso, bons salários, benefícios, todavia, o colaborador já demonstrou que é bom, que dá resultados, mas a empresa quebra a palavra dada e não lhe concede o que prometeu. Nenhum vendedor aguenta ouvir do chefe “só vou lhe pagar quando receber deste cliente”, mesmo tendo dito que pagaria na hora da venda. Isso desestimula qualquer pessoa. E, empresa alguma também fica contente com o vendedor que não se dedica a estudar vendas e não corre atrás de bater metas há meses, mesmo tendo prometido que daria o seu melhor. 

4. Falta de parcerias poderosas: os vendedores precisam compreender que não é somente a empresa que deve ter parcerias para vender mais. Eles mesmos têm que manter relacionamentos que promovam vendas. A imensa maioria dos vendedores campeões só não entrega cartão ou não fala sobre o que vende em velórios. Nos demais locais, sem serem inconvenientes, eles sempre dão um jeito de contar o que fazem, pedindo indicações. Como vendedor, procure parcerias poderosas. Gaste um tempo pensando em como pode aumentar sua rede de contatos, e, acredite, esses contatos estão em todo o lugar. E, claro, também gaste um pouco do seu dinheiro investindo num cartão personalizado de visitas, em alguns brindes para quem der indicação, para quem visitar a loja na qual trabalha. Se você esperar apenas pelas ações da empresa para que suas vendas aumentem, é possível que entre no processo de retroalimentação das baixas vendas, voltando ao passo de se desapaixonar pelo que faz. 

São quatro pontos cruciais, não só na profissão de vendedor, mas, para qualquer profissional do mercado. Como você está em cada um deles? 

Grande abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre! 

Paulo Sérgio Buhrer
www.professorpaulosergio.com.br

Opinião do leitor

Amo vocês  VendaMais.
Val Tur
(via Facebook)

Para pensar

“Quem conhece os outros é sábio;
quem conhece a si mesmo é iluminado”.
Lao-Tsé

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