10 maneiras de um líder ajudar sua equipe a ter alta performance

Uma das perguntas que mais me fazem em palestras e workshops é sobre como um líder pode ajudar a sua equipe a ter alta performance.

Primeira constatação é que não existe líder de alta performance sem equipe de alta performance, certo?

Na verdade, a ÚNICA (ou pelo menos a MAIS IMPORTANTE) função de um líder é fazer com que sua equipe cresça, se desenvolva e alcance a alta performance.

Nesses momentos, os princípios da alta performance são de extrema valia, pois nos dão um norte muito claro sobre como o líder pode ajudar a equipe:

  1. Na definição correta de METAS (e não pseudo-metas).
  2. Na definição correta do POR QUE dessas metas (e o que acontece se elas não forem atingidas).
  3. Na definição correta do que é um Plano B aceitável (lembrando que as pessoas de baixa performance mudam a meta para baixo quando encontram dificuldades; as pessoas de alta performance mudam o que estão fazendo – a meta continua).
  4. Na definição correta dos hábitos de sucesso – quais são as atividades ou passos que, se a pessoa fizer todos os dias, vão aumentar tremendamente suas chances de alcançar a meta.
  5. No estímulo correto do que chamamos OTIMISMO REALISTA (“Sim, é difícil, mas se você realmente se dedicar 100% com certeza absoluta consegue – confio em você, campeão/campeã. Vamos encarar os obstáculos como desafios e juntos vamos superá-los”).
  6. No estabelecimento correto do MINDSET da equipe, deixando-os abertos e receptivos ao feedback, fundamental para o próximo princípio, do Kaizen.
  7. No estímulo contínuo do Kaizen, na melhoria contínua, em investir no seu crescimento e desenvolvimento. Lembrando que Kai = mudança e Zen = bom. Ou seja, encarar as mudanças de maneira positiva, saindo proativamente da zona de conforto (não existe crescimento nem evolução sem mudança).
  8. Na manutenção da disciplina, de que seja feito o que foi combinado de fazer, de seguir o planejamento, de eliminar distrações e manter o foco no que foi definido como prioridade.
  9. Falando em foco, o nono ponto é justamente sobre foco no POSITIVO. As pessoas têm a tendência de cair no negativismo, de olhar o que está errado ou não funcionando, de se apegar a problemas e não soluções. Foco na solução é uma grande forma do líder ajudar a equipe a ter alta performance.
  10. Praticar a gratidão, comemorar vitórias, mesmo que pequenas; comemorar o crescimento, a dedicação, a persistência, a atitude positiva; elogiar, estimular, motivar, torcer. Tudo isso faz parte do papel ENERGIZADOR do líder. Principalmente no meio da tempestade.

Esses são os dez princípios da alta performance que estudamos no meu curso PAP (Princípios da Alta Performance). Na última turma, vários líderes fizeram o curso para si mesmos e aí descobriram que podiam usar os ensinamentos com as equipes, e transformaram seu jeito de liderar.

Simplesmente aplicando os conceitos do curso, os exercícios que fazemos juntos, as ferramentas, junto com a equipe.

E como eles tinham passado pelo curso e as mudanças eram visíveis, os próprios líderes viraram as referências. O que, aliás, reforça um outro conceito fundamental: o melhor líder lidera pelo…

Conteúdo completo somente para assinantes da E-zine VendaMais (Grátis).

Clique aqui, cadastre seu e-mail para receber semanalmente dicas do Raul Candeloro. Junte-se aos mais de 55 mil assinantes. E receba gratuitamente um e-book com 31 dicas para divulgar seu negócio!