10 dicas práticas para aumentar sua resiliência agora mesmo

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Como fazer a transição de sobreviver para PROSPERAR num mundo em transformação?

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https://bit.ly/empresasresilientes
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“Resiliência é a capacidade de uma empresa, pessoa ou sistema manter seus propósitos e integridade ao enfrentar circunstâncias novas extremamente desafiadoras”. (Andrew Zolli)

Resiliência é um termo que vem da Física e significa a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

Pense numa esponja: você aperta e ela encolhe, você deixa de apertar e ela volta ao formato anterior.

Ou uma mola: você aperta e ela encolhe, você solta e ela volta ao formato anterior.

Quando falamos de alta performance, resiliência passa a ser uma atitude que está fortemente ligada ao repertório emocional de pessoas e empresas de sucesso.

Por exemplo, de acordo com KM Connor, que fez um estudo sobre Resiliência pós-traumática, são benefícios da Resiliência:

  1. Lócus interno de controle
  2. Autoestima elevada
  3. Revisão e definição de novos objetivos
  4. Senso de propósito, de missão
  5. Aprender a alavancar suas competências e história de vida para superar desafios atuais
  6. Visão do stress como uma força positiva, de desenvolvimento e crescimento
  7. Maior tolerância a contratempos
  8. Maior inteligência emocional para lidar com si mesmo/a e com os/as outros/as
  9. Maior capacidade de adaptação, criatividade para resolver problemas.
  10. Ajudar e aprender a pedir ajuda quando necessário.
  11. Liderar pelo exemplo.
  12. Foco em ação, em iniciativa e pró-atividade.

    Em Vendas, Gestão e Liderança, que são as áreas onde atuo e onde busco ajudar pessoas e empresas a melhorarem resultados, vejo resiliência como cada vez mais necessária.

    Estamos passando por um momento de transição claro na nossa área.

  • Inbound passa a ser ainda mais valorizado.
  • Outbound precisa fazer a transição para um modelo mais digital, menos focado em contato físico.
  • DTC, Direct to Consumer passa a ter que ser um canal estudado por TODAS as empresas (basicamente, uma revisão forte de canais).
  • Empresas precisam claramente repensar como prospectavam novos clientes, como vendiam/efetuavam a transação, como entregavam, como se relacionavam e comunicavam. Ou seja, um grande repensar onde a resiliência é fator fundamental para não apenas sobreviver mas PROSPERAR.

*** Nota rápida do Raul: você sabe que a pessoa tem um problema FORTE de mindset e de adaptação quando ela me escreve para RECLAMAR que não sabe o que é inbound, outbound etc.

Minha resposta: se você digitar no Google “O que são vendas inbound?” já aparecem uns 25 artigos diferentes sobre isso.

Ou seja: seria muito mais produtivo simplesmente procurar a resposta do que escrever reclamando. (#ficaadica)

Quando você estuda resiliência, entende que o que para alguns pode ser uma tragédia para outros pode ser transcendência.

Você pode cair para cima. Superar desafios é um super poder!

Você pode levar um tombo, por mais dolorido que seja, aprender algo com isso e depois voltar mais forte e melhor do que era antes.

Você pode reinterpretar e ressignificar um fato, dar-lhe sentido, revisar e repensar a empresa, seu modelo de negócios… até sua vida se quiser.

Inclusive essa é a melhor forma de HONRAR o que aconteceu.

Como disse Winston Churchill, “nunca desperdice uma boa crise”.

A Resiliência, ao assumir o comando nestes momentos, recruta de maneira coordenada as outras Atitudes para trabalhar a seu lado: foco, iniciativa, persistência, criatividade, inteligência emocional…

Por ser tão importante em momentos de crise, resolvi então escrever um artigo mais longo e aprofundado, embasado nos diversos livros e estudos científicos que encontrei sobre o assunto, para ajudar mais pessoas como você a desenvolverem essa atitude.

Se quiser, poste depois seus comentários e sua própria experiência sobre o assunto pois pode ajudar ainda mais pessoas (e enriquecer com seus próprios conhecimentos e aprendizados).

Como o artigo ficou bastante longo (incluindo as referências aos estudos, livros, autores e especialistas citados, testes, dicas), fiz um resumo aqui para a ezine, só com as dicas sobre como melhorar sua resiliência.

O artigo completo você pode ler no site da VM: https://www.vendamais.com.br/resiliencia-atitude-vendas/

Aqui está um resumo com as dicas para você melhorar sua Resiliência:

1) Alerta e radar ligado para seus pensamentos. Pessoas resilientes patrulham seus pensamentos o tempo inteiro e estão sempre ligadas ao tipo de energia do pensamento (positiva/negativa), sendo experts em reconhecer quando estão indo para o ‘lado negro da Força’ e redirecionando a energia para o positivo (O que posso fazer para melhorar isso?).

2) Cuidado com sistema explanatório: Pessoas resilientes não caem na armadilha do sistema explanatório negativo. Então se você pegar-se pensando que uma situação negativa é permanente, está se disseminando pela sua vida inteira e é uma perseguição pessoal (do destino, do azar, de alguma força maior), pare e reveja isso rapidamente.

3) Escolha sua resposta (mental e física): Lembre-se que todos passamos por maus momentos e todos temos crises. Sucesso acontece não porque não aconteceu nada negativo na nossa vida mas por termos SUPERADO estes momentos difíceis (ou seja, apesar de…). Você pode reagir sempre de duas formas: de maneira negativa, emocional e focar no que não tem controle. Ou pode ter calma, ser mais racional e focar no que tem controle. Pessoas resilientes prestam muita atenção nisto e procuram escolher com mais frequência a 2ª opção.

4) Mantenha a perspectiva: Pessoas resilientes entendem que, embora negativa agora, neste momento, a maior parte das crises raramente dura ou tem grande impacto a longo prazo. Mantenha a perspectiva e não faça um problema ser maior na sua imaginação do que é na realidade.

5) Meditação: A prática frequente da meditação aparece em vários estudos e é citada por vários autores que estudei. Carol Orsborn, autora do livro Resiliência: 100 paths to wisdom and strength in an uncertain world (Resiliência: 100 caminhos para a sabedoria e força num mundo incerto, traduzido no Brasil como A Arte da Flexibilidade) cita especificamente as pausas para meditar durante o dia, mesmo que curtas, como um ‘recarregar das baterias emocionais’ fundamental para aumentar e fortalecer a resiliência.

6) Pensamento questionador: Question Thinking é uma metodologia para resolver problemas criada pela psicoterapeuta e coach Marilee Adams, PhD. O pensamento questionado encoraja as pessoas a encararem problemas e situações complexas como DESAFIOS, fazendo perguntas para avaliar melhor as opções disponíveis.

  • Sobre o que tenho controle?
  • O que posso fazer?
  • Quem pode me ajudar?
  • O que preciso aprender ou pesquisar para lidar melhor com isso?
  • O que preciso desenvolver para lidar melhor com isso?
  • Quem já passou por isso antes e que poderia me aconselhar?

Note que estas perguntas questionadoras são completamente diferentes (e muito mais úteis em termos de resiliência) de perguntas julgadoras, como “De quem é a culpa?”, “Porque isso sempre acontece comigo?”, etc.

Mais perguntas que estimulam a resiliência:

  • Como posso conter esta situação para que não piore?
  • O que posso fazer para limitar a duração ou o impacto desta situação?
  • Como posso reverter e até ganhar alguma coisa com isto?
  • Qual seria a resposta mais inteligente para esta situação?

7) Personagens e referências: No seu livro “Resiliência: a ciência de superar os maiores desafios da vida”, os psiquiatras Steven Southwick e Dennis Charney recomendam um exercício interessante para aumentar a resiliência, que é o de você escolher um personagem forte e colocar-se no papel dele/dela. Pessoas ou personagens, da vida real ou não, que você admira e que tem as características que você precisa naquele momento para superar uma dificuldade. Pense “O que ele/ela faria nesta situação? Como reagiria?”. Usar um modelo forte como referência muitas vezes vai lhe dar força também, uma nova perspectiva e ânimo redobrado.

8) Pratique a gratidão: Frederickson recomenda um trabalho chamado de ‘desadaptação’ para entender melhor a gratidão. Ela explica que o que geralmente acontece é que uma situação negativa ganha muito poder emocional dentro de nós e aí esquecemos que temos uma série de coisas boas acontecendo na nossa vida. As coisas boas ficam em 2º plano, completamente abandonadas – viram paisagem. Praticar a gratidão faz com que você pró-ativamente procure essas coisas boas, mesmo que simples, e dê-lhes o devido valor que merecem.

9) Transforme problemas em DESAFIOS: Chamar um problema de desafio é mais do que uma questão semântica ou um jogo de palavras. Problema significa ameaça e sofrimento. Desafios são oportunidades. Então pergunte para você mesmo como transformar uma situação negativa em algo potencialmente produtivo.

David J. Hellerstein, professor de psiquiatria na Columbia University, explica que existem inclusive diferenças fisiológicas marcantes entre as duas abordagens (problema x desafio).

Quando você encara uma situação como uma ameaça, seu sistema de alerta primitivo entra imediatamente em ação. Isso significa que seu cérebro vai liberar hormônios como cortisol e endorfina que vão aumentar sua pressão sanguínea, o nível de glicose no seu sangue e seu nível de ansiedade.

Em contraste, quando uma situação é encarada como desafio, seu cérebro libera hormônios que promovem a reparação de células, respostas mais relaxadas e estímulo a um uso mais eficiente da sua energia.

10) Desenvolva o mindset de crescimento: De acordo com Carol Dweck, especialista no assunto e autora do livro Mindset, de maneira simplificada existem dois tipos de mindset:

  • Mindset fixo: a pessoa acha que já nasce com talento (não só talent – habilidade natural) para fazer algumas coisas ou não. Você é basicamente bom em algumas coisas e ruim em outras e é isso aí. O segredo do sucesso é encontrar coisas na vida onde você é bom e dedicar-se a isso. Pessoas de mindset fixo não acreditam muito em treinamento (ou você é bom ou não é – não é o treinamento que faz a diferença) e também não reagem muito bem a feedback de melhoria (ou você é bom ou não é – então não adianta dar feedback porque ela não sabe o que fazer com ele, já que não acha que consegue mudar).
     
  • Mindset incremental, ou de crescimento: a pessoa acha que você nasce com facilidade maior para algumas áreas mas que TODAS elas podem ser melhoradas/desenvolvidas, desde que você dedique-se a isso. Pessoas de mindset incremental acreditam em desafiar-se continuamente, como forma de crescimento e aprendizado. Reagem bem ao feedback e treinamentos (tudo que for processo de melhoria, estão dentro). Não é ‘sou ruim nisso’, é ‘ainda não sou bom nisso’.

Pessoas de mindset de crescimento acabam naturalmente sendo mais resilientes, por isso é importante trabalhar este aspecto e desenvolver essa habilidade.

Abraço, boa semana e boa$ venda$,

Raul Candeloro
Diretor

P.S. Você pode ler o artigo completo, incluindo o teste para ver o quanto você é resiliente, clicando aqui: https://www.vendamais.com.br/resiliencia-atitude-vendas/
P.S. 2: Você pode participar da pesquisa sobre Empresas Resilientes clicando aqui: https://bit.ly/empresasresilientes