Grandes ideias para vender mais em 2016

Quase 200 pessoas participaram da pesquisa que fizemos para nos ajudar a planejar a matéria de capa da edição de janeiro de 2016 da VendaMais. Uma das perguntas que elas responderam foi referente ao que têm feito, em vendas, para serem mais criativas – e quais resultados essas ações têm trazido.

Os comentários que recebemos nos deixaram muito felizes, pois mostram que há muita gente Brasil afora que prefere arregaçar as mangas, pensar fora da caixa e fazer acontecer, ao invés de reclamar da crise.

Compilamos algumas das respostas mais interessantes na revista impressa. Infelizmente, porém, não couberam todas lá. Por isso, a lista completa está a seguir. Inspire-se e venda mais!

Como lidar com clientes inativos

“A cada seis meses, nós revisamos todos os clientes da carteira, vemos quem gastou mais e, depois, os visitamos, levando sempre um brinde – nem que seja apenas um bloco de rascunho. Em 70% dos casos, os clientes voltam a comprar.”

Luciano Muller

“Na área em que atuo, nada é mais importante do que a pré-abordagem e a visita. É necessário estudar o chamado Curriculum Lattes de cada cliente para ser eficaz na entrevista. Trabalho com instrumentação para pesquisa científica avançada, que é uma área muito específica e concorrida. Vale a pena vocês conhecerem!”

Wylder Machado

Prospecção de clientes

“Uma regra em nossa empresa é prospectar diariamente.

  • Não tem o que fazer? Vá prospectar!
  • Chegou na empresa? Vá prospectar!
  • Acabou o plantão? Vá prospectar!
  • Tem feriado? Vá prospectar!
  • Prospectou? Vá prospectar!
  • Sim, prospecção, prospecção, prospecção, mas ainda assim dá tempo de atender bem os clientes!

Só tem tempo quem não tem tempo!

Estamos melhorando gradativamente os números de nossas vendas dessa forma.”

Leonir Welter Caetano

“Prospectamos clientes enviando nossa força de campo (assessores comerciais) para regiões novas e novos mercados. Resultado: incremento de 10% na carteira de clientes e de 25% no volume de vendas!”

Maurício Romão Sanches

“Trabalhamos com sistema de gestão (ERP) e estamos segmentando nosso produto para diversos ramos de negócio (mercearia, prestação de serviço, vestuário e outros). Essa ação tem nos dado foco para fazer prospecção, além de estarmos apresentando novidades para nossos clientes atuais. Estamos lançando também outro produto: Site Expresso. Com preço acessível e estamos ligando para os nossos clientes atuais e oferecendo.

Daniela Lima

Pós-venda

“Todos da equipe concordaram que nosso pós-venda deveria ser algo perene e surpreendente, aquilo que o cliente não espera. Ou seja, um passo a mais. Então, criamos o kit pós-venda, que consiste em brindes não apenas ligados ao produto que ele comprou, mas também em mimos para a família (bolas de futebol, ingressos para o cinema, vouchers para almoço, etc.). O resultado é muito legal. Vem em forma de indicação. É impressionante esse compromisso moral que o cliente sente em retribuir nossa gentileza indicando outros possíveis compradores.”

Isaías Carvalho

 

 

 

Prospecção/pós-venda

“Trabalho bem com todas as redes sociais, acompanhando os projetos dos meus clientes e concorrentes. Envio e-mails marketing com lançamentos, promoções, tendências e trocas de showroom – o que sempre acaba gerando novas ligações à procura de algum dos itens enviados. Sou muito proativa, leio várias revistas, inclusive a VendaMais. Utilizo várias matérias com a equipe comercial.”

Suzi Boleta

Fidelização de clientes

“Uma ação de fidelização que considero primordial é o envio de e-mails personalizados. Quando tenho alguma novidade, envio para os clientes mais atuantes e eles sempre retornam. Sei que parece algo pequeno, mas querendo ou não, temos também a crise pessoal e emocional de cada pessoa.”

Vanilza Schmidt

“Desenvolvemos a confiança de nossos alunos e pais com a realização de serviços personalizados, com qualidade e sempre ouvindo o que eles têm a nos dizer e solicitar. Trabalhamos sério, sempre cumprindo o que nos propusemos a fazer. Estamos no mercado há 30 anos e somos conhecidos como uma escola séria e de ensino forte. Temos, também, uma política de descontos por indicação de novos clientes.”

Luiza Tereza Bolognesi

“Nós resumimos todas as nossas ações em busca da fidelização de clientes em uma palavra: QUALIDADE!

QUALIDADE de pessoas.

QUALIDADE do produto.

QUALIDADE dos processos.”

Dionas Cavalheiro

Gestão da carteira de clientes

“Percebo que a maioria dos clientes não possui controle da gestão da carteira. Ter esse controle, visualizando o que há de fato, entre ativos, inativos e ex-clientes, já é um grande salto para bons resultados. Então, em primeiro lugar, faço uma gestão efetiva da carteira de clientes. Depois, penso em campanhas efetivas de ativação de clientes. O fato é que alguns clientes reclamam que não estão sendo atendidos, estão esquecidos, então a simples ação de aumentar a quantidade de contatos com eles resulta em vendas. Simples assim.”

Marcio Torres

“Ao invés de buscar dez clientes de R$ 1 milhão, busco um de R$10 milhões. Dessa forma, consigo dar mais atenção a ele, que paga mais para ter um atendimento de qualidade e soluções para problemas reais de sua empresa.”

Juliane Fenner

“Tenho usado um trabalho mais agressivo, ideal para o momento de crise que estamos vivendo: o porta a porta. Em minhas visitas, sempre carrego uma ficha de visita simples, porém eficiente, para registrar todas as visitas realizadas, criar uma carteira de retornos e levantar indicações.”

Jesy Kennedy de Paula Santos

 

Relacionamento com os clientes

“Para mim, o segredo está em surpreender o cliente positivamente. Em todos os pedidos que faço mando uma carta de agradecimento assinada a próprio punho.”

Alex Copetti

Venda de mix

“Faço o acompanhamento sistêmico de cada cliente da minha carteira, avaliando o mix, o giro de cada item, o crescimento financeiro, a participação no negócio e fazendo um comparativo com a concorrência. Depois, uso esses dados para vender mais.”

André Luiz Cardozo

“Em algumas visitas, tenho identificado que os clientes não vêm o produto que estou oferecendo como prioridade, principalmente em tempos de recessão, mas é comum que relacionem outros produtos e serviços de que estejam precisando e que se tornaram mais prioritários. As ações têm sido realizadas com o objetivo de definir de que forma eu poderia atendê-los, buscando parcerias com fabricantes e fornecedores de outros tipos de produtos, o que o cliente enxerga como investimento, principalmente porque consegue visualizar seu retorno em curto e médio prazos.”

Sérgio Possidônio

Prospecção de clientes/diferenciação

“Estamos fazendo ações com abordagem via WhatsApp com os devidos cuidados e um script bem minucioso. As primeiras reuniões vêm dando sinais de que, se trabalhado em grande escala, com a devida dedicação, esse app se mostra mais uma ferramenta interessante de captação de clientes e de diferenciação.”

Humberto Thompson de Oliveira

 

Estratégia

 

 

“Padronizamos nosso departamento e isso ajudou muito, porque atuamos em cinco micro regiões com equipes distintas e culturas diferentes.

Outra importante ação é o trabalho com indicadores de performance. Além disso, implantamos a Roda das Vendas que foi um diferencial na evolução qualitativa dos vendedores. Diminuímos os excessos (custos) e aumentamos significativamente os resultados (lucros).”

Ítalo Diógenes Holanda Bezerra

 

Precificação

“Venho trabalhando o uso estratégico de precificação, de modo a passar para o consumidor final os descontos obtidos pelos meus clientes, assim aumentando o giro do meu produto dentro do PDV, enfatizando a rentabilização do meu cliente e aumentando a competitividade com relação aos meus concorrentes diretos e indiretos.”

Itamar Augusto N. de Lima

 

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