Ferramenta automatiza o processo de vendas online

Ter um canal de vendas online não é o suficiente para se destacar na internet! Para conquistar o consumidor virtual é importante que os processos estejam alinhados ao ambiente digital. Um desafio e tanto para as empresas! Afinal, como guiar os cliques dos consumidores na web para garantir que cada visita gere uma venda?

Foi pensando em resolver esse problema que a Wooza criou sua engrenagem de vendas online. A startup de vendas digitais tem revolucionado o mercado de telecom no Brasil e, nos últimos três anos, apresentou um crescimento cresceu de 100%.

Para entender melhor como funciona o sistema de automatização de vendas online desenvolvido pela Wooza e saber como a lógica da ferramenta pode ser replicada em outros segmentos, Raul Candeloro entrevistou Gustavo Falquer, diretor de Marketing da startup. Acompanhe o bate-papo!

Raul Candeloro – O que é exatamente a Wooza? Como funciona a plataforma?

vendas online

Gustavo Falquer – Somos uma engrenagem de vendas. Melhoramos a experiência de fechamento de negócios para o usuário e aumentamos as vendas online para nossos parceiros.

A Wooza foi fundada em 2008, como Celulardireto, e revolucionou o mercado digital de venda online de serviços de Telecom no Brasil ao criar uma tecnologia para permitir que o cliente possa ter acesso instantâneo aos serviços de telefonia do país – tudo de forma online e automatizada, sem necessidade de se dirigir a lojas.

Hoje, a Wooza é responsável por todo o processo de venda e ativação dos planos de celular no site das operadoras Claro, TIM, Vivo e Oi, e comercializa os planos corporativos da Nextel.

A Wooza não é um software, é um conceito de venda com uma visão que não é de plataforma, mas, sim, de integração digital com o parceiro em quatro frentes – atração, conversão, venda e fidelização. Podemos replicar nossas soluções digitais de forma customizada a diversos tipos de negócio.

Como isso pode ajudar uma empresa a melhorar seus resultados?

A Wooza utilizou a tecnologia para permitir uma nova experiência de contratação de serviços de Telecom sem que o cliente precise se dirigir a uma loja física. Esse processo de contratação de serviços permite a máxima conversão do fluxo de visitantes nos sites dos seus parceiros.

Nossa jornada de contratação atrai visitantes virtuais e otimiza as conversões, transformando visitantes em interessados, e, então, interessados em novos clientes.

Também auxiliamos nossos parceiros na conexão entre demanda e oferta, acompanhando o consumidor até a entrega do serviço, inclusive indo buscá-lo, quando necessário, caso ele venha a desistir da aquisição no meio do caminho. Além disso, realizamos a logística de entrega do novo chip na casa do cliente.

Você poderia nos dar um exemplo prático?

Podemos citar, como exemplo, a nossa atuação nos portais da Vivo, TIM e Claro, onde, inicialmente, o conteúdo era estritamente institucional. A Wooza atuou junto às operadoras criando jornadas de contratação dos produtos dentro dos portais.

Hoje, os clientes dessas operadoras podem alterar seus planos, pedir novas linhas ou até solicitar a portabilidade do seu número para outra operadora sem precisar recorrer à uma loja física, pois fazemos todo o processamento dessas solicitações e entregamos o chip do cliente em sua casa.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste produto/serviço?

Atuamos desde 2008 com a área de Telecom e estamos expandindo nossos negócios para as áreas de seguros, planos de saúde e aluguel de carro. Nossa engrenagem de vendas online pode ser replicada em qualquer tipo de negócio.

Da mesma forma, que tipo de situação sua plataforma NÃO se propõe a resolver?

A Wooza não é responsável pelas vendas diretas nas lojas físicas de seus clientes. Nosso foco está na criação e automatização dos processos de e-commerce em prol de uma experiência única e nova para o consumidor. Nossa ferramenta oferece chats virtuais, call center e vendas online.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo nesta área?

Criar jornadas de contratações longas e confusas, não manter o foco no que o cliente realmente deseja e não dar opções de canais de contratação para o cliente.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Criar jornadas de contratações longas e confusas, pois esse é o caminho para se ter um ROI negativo sobre a mídia investida e não maximizar suas conversões.

Baseado na sua experiência, quais seriam suas principais recomendações para quem quer maximizar seus resultados e aproveitar melhor as oportunidades nas vendas online?

Três dicas muito importantes para qualquer negócio online são:

  1. Defina muito claramente o real propósito da sua landing page e monte sua estratégia baseada nesse propósito.
  2. Dê destaque ao caminho que VOCÊ quer que seu visitante trilhe. Não o deixe “solto” em sua página, sem saber qual o caminho ele tem que trilhar.
  3. Use botões de ação com cores que se destacam do restante da landing page. Seu visitante não pode ter dúvidas sobre onde ele tem que clicar.

Qual seu diferencial em relação a outros possíveis concorrentes? Por que vocês são diferentes?

A estratégia adotada pela Wooza permite um maior controle do processo de compra por suas empresas parceiras, além de municiar o cliente potencial com toda informação necessária para efetivação da compra.

Trata-se de uma via de mão dupla: a Wooza desenvolve a relação com o potencial comprador por meio de ofertas personalizadas e, ao mesmo tempo, incrementa a base de dados de suas empresas parceiras. Utilizamos data analytics e automação para promover uma experiência única aos usuários que navegam nas plataformas dos nossos parceiros.

Com tanta experiência na área de vendas online, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto com as quais claramente não concorda?

Vemos muitas vezes informações sobre como determinada mídia não traz o resultado esperado ou até não funciona para determinado segmento. Acreditamos que o uso inteligente das informações coletadas e a disposição das ferramentas adequadas quando se estiver pilotando suas estratégias de mídia podem fazer você ter resultados literalmente surpreendentes.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

É importante destacar que:

  • Atuamos na conversão de empresas tradicionalmente offline para a atmosfera online, acelerando seus processos de digitalização de marketing e vendas. 
  • Encurtamos e facilitamos o processo de compra online para o consumidor, reduzindo o número de cliques totais para fechamento do negócio, com segurança e agilidade.
  • Temos flexibilidade para customizar de serviços e ativar campanhas específicas para nossos parceiros. 
  • Além disso, a experiência do usuário da Wooza é absolutamente segura. Temos a certificação PCI, que é uma certificação internacional que nos chancela e autoriza a armazenar dados de cartões de crédito, por exemplo.

Para saber mais sobre a Wooza, acesse www.wooza.com.br ou envie um e-mail para [email protected]

Leia também:

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima