WhatsApp: aliado ou vilão?

23 setembro, 2014 6:35 pm Publicado por | 8 Comentários

Desde a chegada dos smartphones, a rotina de trabalho deixou de ser a mesma. As informações chegam com mais rapidez, o fluxo de informações recebidas é enorme, as respostas são quase que imediatas. Enfim, acelerou muito a rotina, antes limitada ao ambiente analógico.

E as redes sociais? Sim, elas vieram para mudar completamente o modo como nos relacionamos no ambiente digital e analógico.

A rede social do momento é o WhatsApp, onde é possível criar grupos para compartilhar, em tempo real, informações, fotos, vídeos, localização, conversas, etc… Muitos me perguntam se podemos utilizar esse aplicativo como ferramenta de trabalho. Minha resposta: Sim! Desde que siga algumas premissas que julgo pertinentes para o bom aproveitamento. Então, vamos lá!

Imagine você, gestor de uma equipe de vendas, em que os vendedores devem reportar a você todas as informações referentes às vendas e ao mercado.

Certifique-se de que todos que estão na sua equipe tenham esse aplicativo instalado no celular. (Importante: se o celular for da empresa, tudo bem. Agora se o celular for do funcionário, evite impor que o mesmo baixe o aplicativo, pois ele não é obrigado. Isso pode evitar audiências trabalhistas no futuro);

Marque uma reunião com todos os integrantes da equipe e informe os benefícios da ferramenta. Ex; rapidez na informação, envio de uma demanda, envio de uma localização, foto da concorrência, etc… Nesta reunião, deixe bem claro quais assuntos podem ser enviados e quais assuntos NÃO podem ser enviados no grupo. Isso evita que conversas paralelas e que assuntos desnecessários tirem o foco do grupo;

Crie um grupo com os integrantes da equipe (Ex: Equipe GV)

Evite cobrar demanda em horários inoportunos, principalmente após o expediente e aos finais de semana. É muito importante respeitar a vida social dos integrantes do grupo. Caso haja necessidade de uma demanda urgente, primeiramente peça desculpas pelo envio no horário, mas informe que a demanda é urgente. Obs: Não deixe que as urgências virem rotina.

Não dê feedback ou chame a atenção via WhatsApp, principalmente no grupo onde todos possa ler. A boa conversa olho no olho ainda é a mais eficaz.

Não fique refém apenas do WhatsApp, ou seja, cobrar retorno, marcar reunião, solicitar resposta imediata, cobrar uma demanda… Lembre-se: caso não haja uma conexão boa, o aplicativo não funcionará e é possível que o membro da equipe leia apenas horas depois. Por isso, se o assunto for urgente, use os métodos tradicionais: ligue e mande e-mail para confirmar.

O gestor pode também utilizar o WhatsApp como uma ferramenta motivacional, enviando uma mensagem todos os dias, no primeiro horário, desejando um dia produtivo e deixar claro as metas do dia. Ao final do dia, agradecer pelo dia e empenho e, o resultado da equipe.
Obs.: jamais exponha algum membro no grupo. Ex; Vendedor X não atingiu a meta e não colaborou com o atingimento da meta da equipe.

Essas dicas são fundamentais para aproveitar ao máximo esta rede social como ferramenta de trabalho. Porém, jamais devemos esquecer dos métodos tradicionais e oficiais de comunicação.

Ótimos negócios!


Rondinelli Maia de Souza – @comeceidozero, Instagram; rondinellimaia, FB:https://www.facebook.com/comeceidozero?ref=hl


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Este artigo foi escrito porRedação VendaMais


8 Comentários

  • Laercio says:

    Hoje com certeza as ferramentas on line podem c uma aliada maravilhosa no mundo das vendas nao somente para criar grupos para interagir com os colaboradores mas tambem e uma otima ferramenta para contacta os clientes e manter uma agenda on line dos clientes e com isso esta enviando proposta de venda de produtos etc..

  • Daniel Góss says:

    Olá,
    Trabalho com o Whatsapp no envio de mensagens em massa para divulgação de empresas em sua região de atuação, fazemos isto para todo o Brasil e os resultados são surpreendentes para os proprietários, que tem observado um crescente número de conversões de vendas em seus estabelecimentos e notado a fidelização de novos clientes.
    O Whatsapp é a melhor ferramenta para propagação de uma marca, sendo que é a rede social que mais cresce no mundo e a empresa que ficar de fora, está perdendo um grande meio de atração de novos e até mesmo retorno dos próprios clientes. Temos uma programação de envios e o software mais avançado no Brasil para este trabalho, sendo que as pessoas não recebem como Spam e tomamos todo o cuidado para que a pessoa nunca receba 2 vezes a mesma mensagem para que a campanha não se torne chata e atraia realmente o prospecto. A não ser que seja de comum acordo com a contratante para fazer uma campanha específica.
    Se me permitem, deixarei meu contato para trocarmos informações sobre este APP fabuloso que as grandes empresas adotaram como multiplicador de vendas, deixarei a baixo.
    Sucesso!!
    Contato: agenciawhatsappmkt@gmail.com

  • Ótimo artigo! Realmente esta ferramente, quando usada de forma inteligente, é de grande valia para aqueles que desejam obter resultados positivos. Meu chefe de vendas criou um grupo só da nossa equipe de vendas e o resultado tem sido bastante proveitoso.

    Abraço à todos!

  • Olá pessoal!

    Eu trabalho com o Whatsapp desde que ele foi criado e posso falar que, apenas na empresa que trabalho hj, já gerei mais de meio milhão em receitas usando esse app! Fiz até um post em meu site sobre o assunto.
    Sempre entraremos naquele mérito de que se você não sabe utilizar a ferramenta, ela é uma vilã! Para contato com o cliente é ainda melhor do que o telefone pois o cliente vê a hora que quer e responde se quiser. Para empresa, os cuidados citados no post são perfeitos!

    Um grande abraço,

    Thiago C. Compan

  • EMILLE GOMES says:

    Preciso de ajuda para utilização do whats app como ferramenta pois no momento não estou dando conta, muita informação recebida algum especialista para me ajudar?

  • Rafael Silva says:

    Olá gostei dos artigos como é do meu interesse até guardei sua pagina em favoritos para ler os novos depois, esse assunto é do meu interesse para aumentar meu conhecimento, valeu um abraço.

    Rafael Silva

  • Gil Soares says:

    Uso muito o Whatshapp com atendimento direto ao cliente, esta ferramenta é bastante útil no envio de imagens e informações sobre o meu produto.
    Possui vários grupos por diversos ramos de atividade por exemplo: consumidor final, arquiteto, engenheiro e etc, logo eu também atendo uma rede de clientes do tipo A aos quais não tem tempo de ficar conversando comigo nestes casos trocamos mensagens de Whatshapp e consigo fechar muitas vendas, mais precisa ter cuidado com o tipo da mensagem, ortografia, emoticons e etc, como agora estou sem secretaria no momento em que estou em reunião que eles me ligam mando uma mensagem dando satisfação e isso passa segurança ao cliente.
    Não falo com amigos pelo Whatshapp durante meu horário de expediente, nem tão pouco olho outros grupos que não esteja ligados ao meu trabalho porque isso pode tirar o meu foco do dia a dia.

  • Angela Rodrigues says:

    Gostaria de colocar um assunto em discussão, o Whatsapp é uma das melhores ferramentas, concordo, mas acredito que algumas empresas estão fazendo uso exagerado da mesma. Trabalhei em duas empresas que pedem que os números de vendas sejam lançados assim que a venda seja efetivada, ou seja, vendeu 30 peças, manda a mensagem com esse numero, vendeu 1.000 peças idem, e assim por diante, e a orientação é que a equipe dê os parabéns ao colega após o envio. Apenas para esclarecimentos, essa orientação é verbal. Com essa orientação chega a ser registrada uma sequência de umas 100 mensagens, não vejo motivação nessa atitude, uma vez que quem vende bem está no céu, e quem vende pouco, apesar das palminhas, está no inferno e quem não vendeu fica desmotivado. O fato é que vendendo pouco ou muito, somos profissionais de vendas e a exposição dos números dessa maneira tão fracionada não ajuda em nada o grupo. Temos que nos concentrar em vendas e dessa maneira perdermos a concentração a cada mensagem de parabéns por fazermos aquilo que é nossa obrigação.

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