Você tem tido sucesso usando mídias sociais para vender mais?

Esse é o tema da e-zine desta semana, mas antes queria agradecer a todos que participaram mandando suas histórias de sucesso para comemorar com champagne.

Até minha mãe leu a e-zine e me ligou pelo Skype, relembrando que um dos motivos para comemorar com champagne é porque é fundamental ter mais alguém para comemorar.

Profundo isso, não? Comemorar sozinho com certeza não é tão gostoso quanto comemorar com mais alguém (ou alguéns). Obrigado pelo alerta e ‘relembrança’, mãe!

E se você quiser, pode mandar sua história de sucesso em 2013, para comemorar com champagne, aqui: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=722334857781522

Voltando às mídias sociais: na semana passada recebi um e-mail de um assinante perguntando como transformar contatos de mídias sociais em vendas.

Facebook, Linkedin e Youtube são os que oferecem, de longe, as melhores oportunidades. Pinterest tem bastante potencial, se bem usado. E Twitter… para mim é uma grande incógnita. Nunca fui grande fã do Twitter como ferramenta comercial, embora entenda que algumas pessoas gostem de usá-lo.

O problema do Twitter é conseguir sobressair-se no dilúvio de mensagens que qualquer pessoa envia… acaba sumindo tudo e fica difícil de ter grandes resultados (que são raros mas existem).

O grande ‘gargalo’ da vida de todo mundo hoje em dia é a gestão do tempo (ou seja, de prioridades), e o Twitter é facilmente esquecido/cortado quando você está com pressa (o que para a maioria das pessoas é ‘sempre!’). Por isso tenho dado preferência às outras opções/mídias.

No fundo, a grande questão, de verdade, não é qual mídia social você vai usar, mas sim entender que você está fazendo MARKETING DIRETO.

99% das pessoas que se dizem ‘experts’ em mídias sociais não entendem absolutamente NADA de Marketing Direto.

Consequência: achar que likes/curtidas valem alguma coisa, que número de compartilhamentos é um indicador fundamental de performance, que número de seguidores é sinônimo de sucesso (existem até ‘consultores’, entre aspas, que vendem seguidores: você paga R$ 50 e consegue 1000 seguidores – fajutos, obviamente – só para dizer que tem 1000 seguidores).

A maior prova de que o pessoal pilotando as mídias sociais não entende nada do que está fazendo é que ninguém testa nada.

Qualquer estagiário de Marketing Direto aprende que, ao fazer um e-mail marketing, por exemplo, você testa no mínimo duas opções diferentes para ver qual a vencedora.

Pergunta rápida: qual destas chamadas daria mais resultado num e-mail marketing?

– Dobre suas vendas em 30 dias
– Como aumentar suas vendas em 100% em um mês

As duas dizem exatamente a mesma coisa, mas com certeza trariam resultados diferentes. E nós não temos que achar nada – tem que testar e ver o que o CLIENTE acha.

Quando você testa, você começa a notar coisas interessantes. Pode ser que uma dessas chamadas tenha mais abertura de e-mails (mensagens lidas), mas venda menos do que a outra. Se você não acompanhar a venda de cada campanha, pode acabar se enganando achando que o e-mail que foi mais aberto/lido foi também o que mais vendeu. Às vezes não é assim…

No Facebook, é a mesma coisa.

O que você prefere: um post no Facebook que tem ZERO curtidas, mas fatura R$ 5.000 ou um que tem 350 curtidas, 48 comentários, 125 compartilhamentos… e nenhum faturamento? Venda zero?

Por que hoje tem um monte de gente se enganando com a segunda opção.

Qualquer foto de bebê bonito, vídeo de gato tocando piano, ou post falando mal do governo e dos políticos consegue curtidas, comentários e compartilhamentos.

A grande pergunta: “E o Kiko???” (Para quem nunca assistiu minha palestra ou um dos vídeos em que falo sobre isso, traduzo: “e o Kiko”:  “E o Ki ko tenho com isso?”

Mais uma pergunta rápida: o que é melhor ter  – 100.000 seguidores com 1.000 ativos que realmente compram quando você faz uma oferta, ou 5.000 seguidores com 1.500 que compram quando você faz uma oferta?

De novo, muita gente se engana com quantidade e esquece da qualidade.

Outro grande erro que vejo é criar uma página do FB e começar só a postar propaganda. (A mesma lógica vale para qualquer mídia social).

Depois não sabem por que a coisa não funciona…

Você tem que imaginar que pelo menos 80% dos seus posts são educativos – ou seja, que agregam valor, conhecimento, conteúdo aos seguidores/clientes. 20% pode ser propaganda/promoções/ofertas comerciais.

Se mantiver essa proporção, vai ter um aumento consistente de seguidores e suas ofertas vão ter muito mais sucesso.

Responder perguntas de clientes, falar de novidades/lançamentos, promover ideias/conceitos interessantes ligados ao seu negócio ou ramo… existem ‘n’ possibilidades interessantes de ter sempre algo interessante acontecendo nas suas mídias sociais.

Mas se só colocar promoções/propaganda, se for só um monólogo de você/sua empresa tentando vender, se você não testar A x B para ver qual dá mais resultado… não vai funcionar mesmo. E não é culpa da mídia social ou do veículo: é barbeiragem de quem está dirigindo.

Na semana que vem vou dar 5 sugestões de ideias simples para você usar nas mídias sociais para vender mais. Uma sugestão de Pinterest, uma de Twitter e três de Facebook (ou Linkedin, para quem trabalha mais com B2B).

Enquanto isso, se você quiser, conte-nos como você tem usado as mídias sociais para vender também.

https://www.facebook.com/VendaMais

Abraço e boas vendas,
Raúl Candeloro

P.S. Só reforçando: muito obrigado a todos que nos mandaram histórias de sucesso e de comemoração com champagne em 2014! Se você também quiser participar: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=722334857781522

Artigo da semana

Venda confiança e credibilidade

Por Eleandro Goulart Gonçalves

As empresas estão a todo momento buscando formas de alcançar seus objetivos, bater suas metas, condicionando seus funcionários num ritmo frenético destinado a vender, vender e vender. Esse mal necessário, se não for bem administrado, pode conduzir a empresa num processo decadente, pois a mecanicidade do processo acaba afastando a curto e médio prazo seus clientes e consequentemente suas vendas.

Assim, no cenário de concorrência globalizada em que as empresas modernas estão inseridas, é preciso ir muito além do treinamento da equipe a fim de criar “máquinas de vendas”. É preciso sim, capacitar todos os colaboradores para aprenderem vender não só o produto em si, mas CONFIANÇA e CREDIBILIDADE. Quando se vende CONFIANÇA, o cliente se abre a novas possibilidades de negociações, as armaduras, normalmente vestidas em um processo de vendas, caem por terra. Quando se vende CREDIBILIDADE, a percepção do preço diminui, e outros valores começam a florescer no cliente. Confiança e credibilidade são partes de uma corrente onde o cliente é o elo principal, assim, se esses elos estiverem intimamente ligados, dificilmente se romperá.

Saber lidar com as objeções, definir prioridades, ter foco, negociar bem, planejar. Essas e tantas outras  técnicas de vendas são sempre bem-vindas nas empresas. Porém, é preciso criar cada dia mais a consciência do valor agregado e saber vendê-lo. Confiança e credibilidade  é isso… são valores que sempre devem ser entregues aos clientes junto com qualquer produto ou serviço que a empresa comercialize.

Pense nisso e mais do que boas vendas… vendas duradouras…

Eleandro Goulart Gonçalves. Administrador, Professor.  Pós-Graduado em Administração Empresarial: Gestão Financeira e Logística. Experiência em administração empresarial no setor de TI, proficiente em informática, setor em que atua a mais de 12 anos.
 

Opinião do leitor

Obrigada equipe VendaMais, realmente vocês fazem parte dessa caminhada. Muito obrigada! Abraços
Ludmilla Paixão

Para pensar

“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.”
Johann Goethe

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