VocĂȘ faz netwoking?

Se a sua resposta for NĂŁo! Ă© melhor correr, pois vocĂȘ pode ser pego pelo bicho “preguiça” e as suas chances a longo prazo ficarĂŁo menores em todos os aspectos de sua vida. E se vocĂȘ nĂŁo pensou nisso antes, comece a pensar: o que Ă© fazer networking?

NĂŁo hĂĄ nada de complicado, mas parece tĂŁo difĂ­cil! Vamos as definiçÔes: Forma organizada de conectar contatos – montar e manter uma rede de relacionamentos ou simplesmente falar com pessoas, trocar informaçÔes sobre assuntos em comum.

Então por que não fazemos isso constantemente? O vilão desta história é sempre a falta de tempo e, com isso, não expandimos ou até mesmo não mantemos nossa rede de relacionamentos.

Sob o pretexto de falta de tempo, esquecemos do que é essencial: de nós mesmos. Em qualquer relação quando uma pessoa se esquece dela mesma, a chance desta relação ruir é imensa, eu diria que é de quase 100%.

Almoçar com algum contato pelo menos a cada 15 dias, pode ser um começo. NĂŁo Ă© difĂ­cil, todo mundo almoça e, com isso, se vocĂȘ nĂŁo tem o hĂĄbito de manter sua rede ativa, estarĂĄ começando de uma maneira leve, porĂ©m efetiva.

É expandindo o networking que vocĂȘ fica mais a par das novidades do mercado, se torna mais visĂ­vel e, assim, conseguirĂĄ mais indicaçÔes. Lembre-se de que esse nosso mundo atual Ă© o da visibilidade, dos relacionamentos externos e internos.

É importante que vocĂȘ nĂŁo se esqueça que nĂŁo estou falando sĂł da rede de relacionamento fora da empresa, falo do network de uma forma integral: dentro e fora das organizaçÔes.

Cada vez mais as organizaçÔes estĂŁo adotando prĂĄticas de meritocracia, onde vocĂȘ tambĂ©m serĂĄ avaliado por pares do seu chefe, chefe do chefe e por seus pares. EntĂŁo, quem se comunicar melhor com estes “steakholders”, terĂĄ mais chances de ser bem avaliado.

NĂŁo se esqueça, porĂ©m, do mais importante: de ser competente, estar sempre atualizado e entregar os resultados esperados. Sem isso, nĂŁo hĂĄ network que dĂȘ jeito!

Vamos lĂĄ, faça uma lista das pessoas que conhece dentro e fora da organização e comece com quem tem mais intimidade. Depois de praticar um pouco com essas pessoas, vocĂȘ estarĂĄ pronto para fazer com quem nĂŁo conhece tanto.

Não perca tempo, tempo é dinheiro e, neste caso, pode significar um aumento, uma nova oportunidade fora ou dentro da organização!

Irene Azevedo – Diretora de negĂłcios da LLH|DBM e professora de gestĂŁo de pessoas na BBS Business School

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