Quer aumentar suas vendas no dia dos namorados? As dicas deste artigo podem ajudá-lo nessa missão! Acompanhe!
No Brasil, o Dia dos Namorados é a terceira data comemorativa com maior venda no ano, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Os setores de moda e acessórios, cosméticos e perfumaria, celulares e smartphones figuram na lista dos que mais vendem nesse período. Nessas ocasiões, os consumidores estão dispostos a comprar e, segundo especialistas, este é o momento que o comerciante deve aproveitar para agradar e fidelizar seus clientes e não perdê-los para a concorrência.
Pensando nisso, a Octadesk, plataforma de sistemas voltada para a gestão de relacionamento com cliente, listou cinco dicas para o empresário impulsionar suas vendas no dia dos namorados e fidelizar clientes. Confira!
5 dicas para aumentar as vendas no dia dos namorados
1 – Invista em e-commerce
Se, em 2016, as vendas no varejo físico foram piores em comparação com 2015, o comércio online não presenciou o mesmo cenário. Houve um crescimento de 16% no ano passado em relação ao anterior. Para 2017, o comércio deve aproveitar o embalo do e-commerce e disponibilizar vantagens e ofertas incríveis para os clientes que comprarem nesse canal.
2 – Surpreenda seus clientes
Com a grande variedade de ofertas de produtos e serviços disponíveis no mercado, não é fácil conquistar um consumidor. Assim, para o comerciante ter sucesso junto ao seu cliente, deve esforçar-se para surpreendê-lo. Para aumentar suas vendas no Dia dos Namorados, é importante investir em algo novo que incremente a experiência do cliente. Ofereça flores, vouchers ou amostras dos seus produtos. Pequenas ações como essas fazem toda diferença na hora da decisão de compra do consumidor que, dada a variedade de opções disponíveis, precisa ater-se a detalhes para fazer a melhor escolha.
3 – Planeje
Se os clientes já estão se programando para o Dia dos Namorados, o comércio também precisa se antecipar e começar desde já.
Muitos consumidores planejam-se para comprar não só os presentes que serão entregues no dia 12, mas aquilo que é necessário para fazer os preparativos da comemoração. Dependendo de como cada um irá comemorar a data, a procura por artigos para festas e para um jantar pode aumentar.
Nesse momento, o mercado da moda também é beneficiado, já que é comum que os clientes desejem roupas e acessórios novos para datas que consideram especiais. Por isso, pensar no que oferecer para os clientes é válido: condições especiais de pagamento, promoções, políticas diferentes de troca? Defina seu planejamento e prepare seu estoque para garantir que as vendas no dia dos namorados sejam inesquecíveis!
4 – Invista em atendimento em tempo real
Atualmente, o cliente quer ter seus desejos satisfeitos em qualquer lugar, a qualquer momento. Sabemos que é muito comum os consumidores deixarem para a última hora uma compra que precisam fazer. Nesse cenário, o atendimento em tempo real veio para atingir essas expectativas. Por isso, agora que a demanda vai crescer, é importante garantir que os clientes sejam atendidos também em dispositivos mobile e por chats em tempo real. Essa é uma forma de compra que vem crescendo ano a ano e investir em chat, sites e apps mobile é um diferencial importante nesse caso.
5 – Faça promoções e dê brindes personalizados
Para um empreendimento fidelizar clientes, precisa investir em personalização. Seja para atrair consumidores novos ou reter os antigos, pense no que faz de cada um deles especial para o seu negócio e expresse isso por meio dos produtos e condições únicas para oferecer.
Essa é uma oportunidade para fazer parcerias com empresas de outros setores para criar um produto novo. Além disso, muitos comércios acham que seus clientes querem ganhar uma garrafa de vinho, por exemplo, mas eles estão interessados em receber uma caixa de bombons. Por isso, vale uma pesquisa prévia, que avalie os principais gostos e expectativas do cliente nesse momento. Se eles respondem uma pesquisa e conseguem ver resultados na prática a partir dos dados que geraram, ficam ainda mais satisfeitos!
Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, que tem como missão elevar a qualidade do relacionamento entre empresas e clientes no Brasil. Por meio de um sistema automatizado, empresas têm acesso, em um único local, a todo o histórico de atendimento, feitos por diferentes canais.
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