Conheça 18 técnicas de negociação usadas por compradores e prepare-se para lidar melhor com eles
Por Gustavo Augusto Huber
Assim como vendedores fazem uso das técnicas, ciência e das ferramentas da venda, compradores fazem uso de táticas de compras. Pois para muitos segmentos do mercado, saber comprar é até mais importante do que vender. É a lógica:
– Quanto melhor eu compro, mais fácil fica para eu vender com mais lucro.
Com as indústrias que produzem bens de consumo refletem-se as mesmas coisas com relação aos custos. Saber como compradores profissionais pensam e agem facilita a preparação da venda e a antecipação nas argumentações para o fechamento bem sucedido na negociação.
Esteja atento ao que os compradores profissionais podem fazer:
- Nunca demonstram simpatia para o vendedor, mas dizem que são parceiros.
- Consideram o vendedor um inimigo suspeito.
- Ficam o tempo todo pedindo, pedindo, pedindo… até que o vendedor acaba cedendo.
- Compradores jamais aceitam a primeira oferta. Buscam tirar mais vantagens sobre o vendedor.
- Insistem, sempre como lema: “Posso tirar mais vantagens do vendedor sempre”.
- Compradores cadastram no portal sempre o menor preço possível.
- Sempre consideram que o vendedor tem um gerente que pode dar um desconto maior.
- Quando o vendedor dá o desconto facilmente, os compradores consideram que ele pode dar bem mais. E pedem!
- Se fazem de desentendidos para cansar o vendedor e tirar proveitos.
- Não fazem concessões sem uma contrapartida que lhes dê vantagens.
- Quando é o vendedor quem chega pedindo, é dele que tiram o maior proveito.
-
Compradores sabem que o vendedor que não pede é o mais difícil de tirar. Preferem “empurrá-lo com a barriga” até conquistar um desconto.
- Com o vendedor que oferece sugestões, amplas vantagens e benefícios na negociação, os compradores preferem resolver logo. E com os desorganizados e fracos na argumentação, tiram o máximo proveito.
- Não têm emoção na compra, só a razão interessa. A deles, é claro.
- Sempre demonstram dúvidas – mesmos que sejam falsas – e argumentam que o concorrente tem melhores ofertas, prazos e condições.
- Compradores repetem objeções até o vendedor “tirar o último coelho da cartola”.
- Usam de argumentos para deixar o vendedor com medo de perder o pedido.
- Compradores usam de subterfúgios para obter os pontos fracos do vendedor e explorá-los.
-
Acenam com altos volumes para conseguir o máximo desconto e depois pedem o mínimo – com o maior desconto.
- Usam de bonificação, cortesia, brinde, patrocínio, verba, inserção no tabloide, troca, promoção, enxoval, reinauguração, consignação, entre outros, só para conseguir descontos.
- São muito cautelosos para não deixar a negociação chegar ao impasse. Afinal, isso é o que há de pior para um comprador.
- Compradores evitam e fingem não dar atenção aos argumentos do vendedor quanto à “margem de lucro, retorno de rentabilidade e custo real do beneficio”.
- Escondem informações do vendedor. Quanto menos o vendedor souber, mais darão.
- Para o comprador veterano, quanto maior a inexperiência e desinformação do vendedor, mais ele explorará para tirar proveito.
- Compradores pedem para o vendedor trazer o gerente só para pedir mais descontos.
- Estão sempre pensando em como tirar mais desconto e mais prazo do vendedor.
- Sempre que o concorrente oferece um desconto ou vantagem competitiva, chamam o vendedor e pergunta o “que ele vai fazer”.
- Preferem evitar os vendedores profissionais e investem mais tempo com os vendedores despreparados, acuados, os que deixam o medo de perder o pedido transparecer.
As táticas mais comuns que os compradores usam são:
- Deixar o vendedor na sala de espera por muito tempo
- Marcar horário e não cumprir
- Ameaçar tirar o produto/serviço do vendedor de linha
- Ameaçar suspender a negociação
- Dizer que irá diminuir o espaço dos produtos dele
- Fazer cálculos falsos para confundir
- Cancelar a visita do vendedor na última hora
- Pedir para o vendedor mandar a melhor oferta por e-mail e depois dizer que vai fechar com o concorrente na tentativa de espremer o máximo.
Daí a importância do vendedor estar em alta performance na conduta da venda de qualquer coisa a qualquer um, a fim de saber apresentar seu produto e argumentar com esmero sobre o que está vendendo e quais as vantagens, benefícios e soluções que o cliente terá ao adquirir seus produto e serviços. Ele também precisa estar atento em ouvir e escutar a conversa do comprador, pois quem domina as argumentações é quem escuta e não quem fala.
Gustavo Augusto Huber é gestor de negócios há 41 anos. Com experiência em vendas, supervisão e gerenciamento, atuou em empresas nacionais e multinacionais. Tecnólogo em Administração de Empresas pela INT Anhembi Morumbi com MBA pela USP/Provar em Administração de Negócios, é também Certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching e atua como Business Coach desde 1989. Autor do livro: Seja bem-vindo! A arte e ciência da venda.
Leia também:
- 7 dicas de especialistas para vender mais na Black Friday
- Por que os vendedores vendem mais no fim do mês?
- Vídeo: Por que os clientes deixam de comprar