Storytelling para melhorar engajamento, motivação e vendas nas empresas

A utilização do storytelling tem se tornado uma tendência muito forte em empresas de todos os segmentos como uma ferramenta para engajar, motivar e vender melhor. Isso porque é evidente que contar histórias é uma excelente forma de atrair e engajar não só o público externo, por meio de ações de marketing, como também o público interno, funcionando como uma maneira de fortalecer a conexão entre os profissionais e a empresa.

Algumas pesquisas embasam essa teoria. É o caso, por exemplo, de um levantamento da Universidade Presbiteriana Mackenzie que aponta que apenas 5% das pessoas se lembram de dados apresentados em forma de gráficos e estatísticas. Já quando uma história é contada, 63% do público é capaz de recordá-los.

Da mesma forma, estudos da Universidade de Harvard mostram que histórias ativam partes do cérebro que ajudam as pessoas a transformar os fatos da história em suas próprias ideias e experiências, provocando emoções nos ouvintes e facilitando a lembrança das informações com maior precisão do que a simples apresentação de dados.

André Castilho, CEO e roteirista da produtora La Casa de la Madre, empresa especializada no desenvolvimento de projetos de storytelling, fala sobre a importância da técnicas para as empresas e indica a melhor maneira de utilizá-la para engajar os profissionais. Acompanhe!

O que é o storytelling?

Dentro do mercado corporativo, storytelling é a arte de se apropriar de técnicas e linguagens narrativas para promover um produto, serviço ou empresa através de uma história.

Por que o storytelling tem se tornado uma tendência tão forte, tanto para engajar o público externo quanto interno?

A história é o meio mais poderoso de se passar uma mensagem. Histórias geram empatia, identificação e, principalmente, inspiração. Tem um provérbio indiano que resume bem essa ideia. Ele diz: “Conte-me um fato e vou aprender. Diga-me a verdade e eu vou acreditar. Mas conte-me uma história e ela viverá no meu coração para sempre.

Como e onde o storytelling pode ser explorado pelas empresas?

Histórias acontecem o tempo todo nas empresas, desde a fundação até o dia a dia. Cada funcionário tem sua história, cada cliente se relaciona com um serviço ou produto da empresa dentro de um contexto de vida. As empresas precisam começar a contar suas próprias histórias, pois as ações de marketing em si não refletem necessariamente a cultura das empresas.

Quais são os benefícios da utilização da técnica na comunicação interna?

Toda cultura prospera através da disseminação dos mitos e histórias que remetem aos seus valores. Culturas ancestrais já extintas, como as dos celtas e as dos vikings, ainda se fazem vivas através de suas histórias. Os gregos ganhavam guerras porque acreditavam ser filhos de deuses.

O storytelling ajuda a transformar e modelar a cultura organizacional das empresas. A técnica é importante na consolidação da marca tanto em sua comunicação externa como interna, como, por exemplo, no treinamento de colaboradores, em apresentações de vendas e ações de RH.

Contar a história de um colaborador motiva todos os membros da equipe, que se percebem reconhecidos pelo empregador como indivíduos únicos dentro do coletivo. Se as histórias e personagens que compõem uma empresa passam invisíveis, não existe comissão, meta ou crise que motive as pessoas a lutar por um sonho que não é o delas. Ou elas se sentem parte de um sonho coletivo, ou elas trabalharão só para pagar as contas.

O uso do storytelling internamente pode se transformar em oportunidades externas para as empresas?

Com certeza. Há uns anos fizemos um filme para a então TAM, homenageando um funcionário que fez muito mais do que estava previsto em seu job description. O filme fez sucesso dentro e fora da empresa, a ponto de dar origem a uma série de outros filmes no estilo homenagem.

Os funcionários sentiam fazer parte de uma empresa que olha para as pessoas. Os consumidores impactados pelo filme sentiram que a empresa era feita de pessoas que se importam com os clientes. Empatia e identificação são ferramentas muito poderosas, que as empresas realmente subestimam, porque só olham números.

Como implantar um departamento de storytelling corporativo e como ele funcionaria?

Antes de mais nada, é necessário que se faça uma imersão na cultura da empresa, atrás de personagens e histórias que reflitam o espírito e os valores da companhia. Este é um trabalho que deve ser feito a quatro mãos, pois ninguém conhece melhor as pessoas de uma empresa que seus próprios funcionários.

Para que a história tenha verdade, ela precisa sair da superfície. A vida é cheia de camadas. E a linguagem que melhor expõe essas nuances e profundidades é o cinema. Sendo assim, a empresa precisa contar com o trabalho de um roteirista, um diretor e a estrutura e inteligência de produção, já que o cinema é uma arte coletiva.

Ou seja, a melhor maneira de se ter um departamento de storytelling corporativo é através de uma parceria com uma produtora de filmes especializados neste tipo de linguagem.

Informações: Assessoria de Comunicação La Casa de la Madre 

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